Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/86561
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Elsa Maria Ferro Ribeiro-
dc.contributor.authorSantos, Carolina Silva-
dc.date.accessioned2019-04-17T22:28:33Z-
dc.date.available2019-04-17T22:28:33Z-
dc.date.issued2018-06-26-
dc.date.submitted2019-04-17-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/86561-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractO Estágio Pedagógico é uma ferramenta fulcral e decisiva na conclusão do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O mesmo foi desenvolvido junto da turma B2 – Operador de Jardinagem do Centro Educativo dos Olivais, em Coimbra. No Estágio Pedagógico, os estagiários aplicam os conhecimentos adquiridos durante a licenciatura e o primeiro ano de Mestrado, numa situação pedagógica real através do acompanhamento de uma turma ao longo do ano letivo.Este relatório pretende relatar essa prática pedagógica realizada, através da descrição da mesma e da reflexão crítica e detalhada de todas as decisões tomadas ao longo do Estágio. O objetivo primordial deste relatório é formar professores capazes de refletir acerca da sua pedagogia e auto superarem-se encontrando formas cada vez mais eficazes de transmitir a sua mensagem, o conhecimento. Desta forma, o presente relatório apresenta conteúdos relacionados com a contextualização da prática desenvolvida em que são apresentados os diferentes contextos de ensino e as expectativas iniciais; a análise reflexiva da prática pedagógica em que o estagiário reflete acerca de todas as suas decisões seja em relação ao planeamento, realização, avaliação, como, em relação a atitudes ético-profissionais e questões dilemáticas vividas ao longo do percurso. É também realizada a apresentação de um pequeno estudo realizado junto da turma acompanhada. Nesta investigação foi avaliada a visão sobre a Educação Física de jovens em processo tutelar educativo e se existe evolução comparando essa visão antes e depois de serem internados.por
dc.description.abstractThe Teacher Training is a crucial and decisive tool in the conclusion of Master’ Degree in Teaching Physical Education in Elementary and Secondary Education by the Faculty of Sports Science and Physical Education of University of Coimbra. This internship was developed with the class of B2 – Gardening Operator of Educational Centre of Olivais, Coimbra.The trainees must apply all the knowledge acquired at the Bachelor Degree and the first year of this Master Degree in a pedagogical practice with a class through the school year. This document intends to relate that pedagogical practice through a description of all the decisions made and through a reflection about them. The main objective of this report is to form teachers who can reflect about their pedagogy and their practice and to find new ways and different ways to succeed and be effective. So, this report presents contents about contextualization of developed practice with different contexts like School, Class and the initial expectations of the trainee for this internship; the reflexive analyzation of the pedagogic practice where the trainee must reflect about all the decisions about planning, classes, evaluation and ethic and professional issues and dilemmatic questions lived through the year.It is also presented an investigational study realized during the year with this class. This investigation is about the vision this students in Educational tutelary process have about Physical Education and if there was an evolution compared their opinion before and after being in this Educational Centre.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectReflexãopor
dc.subjectProcesso Tutelar Educativopor
dc.subjectTeacher Trainingeng
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectReflectioneng
dc.subjectEducational Tutelary Processeng
dc.titleRelatório de Estágio Pedagógico desenvolvido no Centro Educativo dos Olivais junto da turma B2 - Operador de Jardinagem no Ano Letivo 2017/2018por
dc.title.alternativeTeacher Training' Report developed at Centro Educativo dos Olivais with the class B2 - Gardening Operator in the 2017/2018 school yeareng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
degois.publication.titleRelatório de Estágio Pedagógico desenvolvido no Centro Educativo dos Olivais junto da turma B2 - Operador de Jardinagem no Ano Letivo 2017/2018por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202219097-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSantos, Carolina Silva::0000-0003-3197-7298-
uc.degree.classification16-
uc.degree.presidentejuriCoelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues-
uc.degree.elementojuriSilva, Elsa Maria Ferro Ribeiro-
uc.degree.elementojuriPereira, Maria de Lurdes Barreto Ceia Casqueiro-
uc.contributor.advisorSilva, Elsa Maria Ferro Ribeiro-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.deptFaculty of Sports Sciences and Physical Education-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1718_Carolina_Santos.pdf3.07 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

400
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 50

352
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons