Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/86532
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dc.contributor.advisorSilva, Elsa Maria Ferro Ribeiro-
dc.contributor.advisorCampos, Maria João Carvalheiro-
dc.contributor.authorMagano, Mariana Rocha-
dc.date.accessioned2019-04-17T22:26:10Z-
dc.date.available2019-04-17T22:26:10Z-
dc.date.issued2018-10-19-
dc.date.submitted2019-04-17-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/86532-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Exercício e Saúde em Populações Especiais apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractThe development of inclusive practices has been increasingly debated among institutions, parents, professionals and people with disabilities. There has been a growing need to develop inclusive policies that promote capacity development and social integration, recognizing people with disabilities as active citizens and rights. In this way, self-efficacy is one of the most important indicators of teachers' attitudes in the context of inclusion, which helps us to perceive how teachers feel, what they think, how they motivate themselves and behave in relation to their thoughts (Bandura,1986). Thus, the present study becomes very pertinent in order to verify the situational self-efficacy of Physical Education teachers and of the trainees of the Masters in Physical Education Teaching in Primary and Secondary Education (MEEFEBS) of the Faculty of Sports Sciences and Physical Education of University of Coimbra in the face of the inclusion of students with disabilities in their regular teaching groups, in order to perceive that factors influence their attitudes, being they favorable or unfavorable in the teaching-learning process. The participants were 64 subjects, of whom 34 were female (53.1%) and the remaining male subjects (46.9%), aged between 21 and 60 years of age (M = 36.39; DP = 13.15). In terms of professional / academic status, of the respondents, 32 are trainees of MEEFEBS of the Faculty of Sciences of Sport and Physical Education of the University of Coimbra and the rest are Physical Education teachers.eng
dc.description.abstractO desenvolvimento de práticas inclusivas tem vindo a ser cada vez mais debatido entre instituições, pais, profissionais e pessoas com deficiência. Tem-se verificado uma crescente necessidade de se desenvolver políticas inclusivas que promovam o desenvolvimento das capacidades e da integração social, reconhecendo as pessoas com deficiência como cidadãos ativos e de direitos. Desta forma, a autoeficácia é um dos indicadores mais importantes das atitudes dos professores no contexto da inclusão, sendo esta que nos ajuda a perceber como os professores se sentem, o que pensam, como se auto motivam e se comportam em relação aos seus pensamentos (Bandura,1986). Assim, o presente estudo torna-se bastante pertinente a fim de verificar a autoeficácia situacional dos professores de Educação Física e dos estagiários do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário (MEEFEBS) da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra face à inclusão de alunos com deficiência nas suas turmas do ensino regular, no sentido de perceber que fatores influenciam as atitudes dos mesmos, podendo ser elas favoráveis ou desfavoráveis no processo de ensino-aprendizagem. Os participantes foram 64 indivíduos, dos quais 34 são do sexo feminino (53,1%) e os restantes do sexo masculino (46,9%), com idades compreendidas entre os 21 e os 60 anos de idade (M=36,39; DP=13,15). Em termos de condição profissional/académica, de entre os respondentes, 32 são estagiários do MEEFEBS da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra e os restantes são professores de Educação Física.por
dc.language.isopor-
dc.rightsclosedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/-
dc.subjectautoeficáciapor
dc.subjectprofessores e estagiários de educação físicapor
dc.subjectinclusãopor
dc.subjectdeficiênciapor
dc.subjectself-efficacyeng
dc.subjectteachers and physical education traineeseng
dc.subjectinclusioneng
dc.subjectdisabilityeng
dc.titleEstudo exploratório da autoeficácia situacional na inclusão de alunos com deficiência- análise comparativa entre professores e estagiários de Educação Físicapor
dc.title.alternativeExploratory study of situational self-efficacy in the inclusion of students with disabilities- comparative analysis between teachers and physical education traineeseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleEstudo exploratório da autoeficácia situacional na inclusão de alunos com deficiência- análise comparativa entre professores e estagiários de Educação Físicapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202220206-
thesis.degree.disciplineNecessidades Educativas Especiais-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Exercício e Saúde em Populações Especiais-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorMagano, Mariana Rocha::0000-0003-2406-3738-
uc.degree.classification14-
uc.degree.presidentejuriFerreira, José Pedro Leitão-
uc.degree.elementojuriSilva, Elsa Maria Ferro Ribeiro-
uc.degree.elementojuriCoelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues-
uc.degree.elementojuriMorais, Milena-
uc.contributor.advisorSilva, Elsa Maria Ferro Ribeiro-
uc.contributor.advisorCampos, Maria João Carvalheiro-
item.grantfulltextreserved-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.deptFaculty of Sports Sciences and Physical Education-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-2148-3534-
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