Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/86519
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Norberto Nuno Pinto dos-
dc.contributor.authorGomes, Laura Viveiros-
dc.date.accessioned2019-04-17T22:25:58Z-
dc.date.available2019-04-17T22:25:58Z-
dc.date.issued2019-02-05-
dc.date.submitted2019-04-17-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/86519-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Turismo, Território e Patrimónios apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractO Turismo de Negócios e Eventos ou a Meetings Industry é um nicho de mercado que está a ganhar visibilidade em todo o mundo, principalmente no espaço urbano dos países desenvolvidos tendo em conta o seu grande contributo para o destino onde atua. A eleição do tema em questão surgiu de um estágio curricular realizado no Cluster comercial dos três hotéis Meliá situados na cidade de Palma, em Maiorca.Visto que o desempenho profissional da mestranda tinha uma forte vertente MI, sigla que faz referência ao segmento turístico de eventos, sejam eles encontros, incentivos, conferências e exibições ou feiras, decidiu-se estudar o segmento nos hotéis Meliá de Palma onde a estudante estagiou, através da realização de uma entrevista aos gestores/organizadores de eventos da Meetings Industry. A presente produção escrita inicia-se com um capítulo concetual acerca do fenómeno turístico, seguido de uma contextualização ao nível do turismo internacional, uma análise turística em Espanha e posteriormente ao nível regional, isto é, no arquipélago das Baleares com incidência na cidade de Palma.Segue-se uma apreciação global da Meetings Industry ao nível internacional, nacional e regional, dando a conhecer os principais destinos emissores e recetores desta indústria, as suas principais características e as diferentes componentes que a integram.Por último, as respostas da entrevista são analisadas e estudadas, proporcionando uma ideia geral da presença deste segmento na cidade de Palma, oferecendo a possibilidade de identificar as potencialidades e os pontos débeis da oferta turística do destino insular enquanto destino de MI.por
dc.description.abstractThe Business Tourism or the Meetings Industry is a market niche which is increasingly gaining global visibility, especially in the urban spaces of the developed countries due to its massive contribution. The choice of this work’s theme has came up from a traineeship carried out by the student in the Group Sales department of three Meliá hotels located in Palma, in Mallorca island. Bearing in mind that the student professional performance had a strong MI component, an acronym which makes reference to the events tourism segment such as meetings, incentives, conferences and exhibitions, the decision of analysing this segment seemed the most coherent one. Thus, the Melia hotels in Palma were object of study by making an interview to the Meetings Industry hotel managers.The present writing production introduction chapter talks about tourism concepts, forward by an international tourism context, an analysis of the tourism phenomenon in Spain and also in the Balearic archipelago, more precisely in the city of Palma.Afterwards a Meetings Industry global, national and regional appreciation is made, reporting the main outbound and inbound tourism destinations, its main characteristics and the different integrating components.Lastly but certainly not least, the interview data is analysed, providing a general idea about this tourist segment presence in Palma and giving the oportunitty to identify the strengths and the weaknesses of the tourism supply in the island destination as a MI destination.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsclosedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectMeetings Industrypor
dc.subjectsegmento turísticopor
dc.subjectentrevistapor
dc.subjectdestinos recetorespor
dc.subjectdestinos emissorespor
dc.subjectMeetings Industryeng
dc.subjectmarket nicheeng
dc.subjectintervieweng
dc.subjectinbound tourismeng
dc.subjectoutbound tourismeng
dc.titleTurismo de Negócios e Eventos: Estudo de Caso do Segmento MI nos hotéis Meliá de Palmapor
dc.title.alternativeMeetings Industry: Case Study of the MI segment in Meliá hotels in Palma.eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDepartamento Comercial de Meliá em Palma-
degois.publication.titleTurismo de Negócios e Eventos: Estudo de Caso do Segmento MI nos hotéis Meliá de Palmapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202222403-
thesis.degree.disciplineGeografia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Turismo, Território e Patrimónios-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorGomes, Laura Viveiros::0000-0002-8262-8736-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriTomás, Paulo Manuel de Carvalho-
uc.degree.elementojuriSilveira, Luís Eduardo Ávila da-
uc.degree.elementojuriSantos, Norberto Nuno Pinto dos-
uc.contributor.advisorSantos, Norberto Nuno Pinto dos::0000-0003-1752-9990-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextreserved-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCEGOT – Centre of Studies on Geography and Spatial Planning-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-1752-9990-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat Existing users please
LauraGomes_versaofinal.pdf4.83 MBAdobe PDF    Request a copy
Show simple item record

Page view(s) 50

545
checked on Nov 6, 2024

Download(s) 50

269
checked on Nov 6, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons