Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/86508
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlcoforado, Joaquim Luis Medeiros-
dc.contributor.authorPaiva, Tatiana Rachel Andrade de-
dc.date.accessioned2019-04-17T22:25:02Z-
dc.date.available2019-04-17T22:25:02Z-
dc.date.issued2019-02-28-
dc.date.submitted2019-04-17-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/86508-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educaçãopt
dc.description.abstractEsta investigação tem como objetivo geral conhecer as perspectivas dos professores que atuam EJA acerca das especificidades desta modalidade de ensino no intuito de contribuir com a elucidação de lacunas no campo da docência face aos atuais desafios para esta modalidade de ensino. Trata-se de um estudo descritivo simples, na medida em que procura descrever o fenômeno da EJA junto de uma amostra 100 professores que atuam nesta modalidade de ensino. Quanto aos participantes o estudo foi circunscrito a professores que atuam na EJA nas redes públicas municipais e/ou na rede estadual no Estado do Rio Grande do Norte, RN, Brasil. A seleção dos participantes obedeceu aos critérios de amostragem não probabilística por conveniência. Como técnica de recolha de dados optou-se pela análise documental e aplicação de um questionário com 27 questões abertas e fechadas, que foi disponibilizado através da plataforma eletrônica Google Forms. A escolha da utilização do questionário teve intuito de reunir uma quantidade expressiva de informações e proceder, posteriormente, à análise das mesmas. O questionário esteve disponível por quatro meses. Quanto ao tratamento das informações recolhidas, foi utilizada a análise de conteúdo, com o auxílio do programa MAXQDA. No concernente à análise e interpretação das informações, para este efeito, após a etapa de recolha, foi aplicada a análise de conteúdo às informações recolhidas no questionário e os resultados obtidos conduziram ao delineamento das principais conclusões desta investigação. Os principais resultados evidenciaram os professores participantes deste estudo corresponde, maioritariamente, a professores com Ensino Superior completo, mas sem formação específica na área da EJA e além de EJA, atuam, também, no Ensino Fundamental regular, compreendem a EJA como uma modalidade de ensino diferenciada, que atende a alunos com determinadas características e requer professores com conhecimentos específicos. Tendo em conta as especificidades da modalidade de ensino EJA e as percepções apresentadas pelos professores inquiridos acerca destas especificidades, salienta-se o reconhecimento da desvalorização da EJA, tanto no que tange as políticas educativas e investimentos públicos, como no terreno, ou seja, nas escolas que a ofertam.pt
dc.description.abstractThe objective of this research is to know the perspectives of teachers who work with EJA on the specificities of this teaching modality in order to contribute to the elucidation of gaps in the field of teaching in face of the current challenges for this type of teaching. This is a simple descriptive study, in that it seeks to describe the EJA phenomenon with a sample of 100 teachers who work in this teaching modality. Regarding the participants, the study was limited to teachers who work in the EJA in public municipal networks and / or the state network in the State of Rio Grande do Norte, RN, Brazil. The selection of the participants obeyed the criteria of non-probabilistic sampling for convenience. As a data collection technique, we opted for documentary analysis and application of a questionnaire with 27 open and closed questions, which was made available through the Google Forms electronic platform. The choice of the use of the questionnaire was intended to gather an expressive amount of information and then to analyze them. The questionnaire was available for four months. Regarding the treatment of the collected information, the content analysis was used, with the aid of the MAXQDA program. For this purpose, after the collection phase, the content analysis was applied to the information collected in the questionnaire and the results obtained led to the outline of the main conclusions of this investigation. The main results evidenced that the teachers participating in this study correspond, mostly, to teachers with complete higher education, but without specific training in the area of ​​the EJA and in addition to EJA, also work in regular primary education, understand the EJA as a teaching modality differentiated, that attends students with certain characteristics and requires teachers with specific knowledge. Taking into account the specificities of the EJA teaching modality and the teachers' perceptions about these specificities, it is worth noting the recognition of the devaluation of the EJA, both in terms of educational policies and public investments, as well as in the field, that is, in the schools that offer it.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt
dc.subjectEspecificidadespt
dc.subjectPerfil docentept
dc.subjectPolíticas Públicas Educativaspt
dc.subjectSpecificities of EJApt
dc.subjectTeaching profilept
dc.subjectPublic Educational Policiespt
dc.titleEspecificidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na perspectiva de professores do Estado Rio Grande Norte, Brasilpt
dc.title.alternativeSpecificities of Youth and Adult Education (EJA) from the perspective of teachers from the State of Rio Grande do Norte, Brazilpt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
degois.publication.titleEspecificidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na perspectiva de professores do Estado Rio Grande Norte, Brasilpor
dc.peerreviewedyespt
dc.date.embargo2019-02-28*
dc.identifier.tid202223108pt
thesis.degree.disciplineCiências da Educação-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorPaiva, Tatiana Rachel Andrade de::0000-0001-8411-9102-
uc.degree.classification18-
uc.date.periodoEmbargo0pt
uc.degree.presidentejuriOliveira, Albertina Lima-
uc.degree.elementojuriAlcoforado, Joaquim Luis Medeiros-
uc.degree.elementojuriBarbosa, Márcia Regina-
uc.contributor.advisorAlcoforado, Joaquim Luis Medeiros-
uc.controloAutoridadeSim-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-4425-7011-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
Show simple item record

Page view(s) 50

602
checked on May 14, 2024

Download(s) 50

597
checked on May 14, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons