Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/86500
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dc.contributor.advisorSeco, Álvaro Jorge da Maia-
dc.contributor.advisorSilva, Ana Maria César Bastos-
dc.contributor.authorBidarra, Raquel Sofia dos Santos-
dc.date.accessioned2019-04-17T22:24:11Z-
dc.date.available2019-04-17T22:24:11Z-
dc.date.issued2019-02-21-
dc.date.submitted2019-04-17-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/86500-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractEsta dissertação centra-se sobre o estudo de soluções alternativas aplicadas a pontos de atravessamento da rede viária. É possível recorrer a diversas soluções para apoiar o atravessamento dos peões, tendo de se pesar diferentes variáveis para decidir qual a melhor solução a adoptar. Estas variáveis vão desde o débito de veículos ao de peões, às velocidades praticadas por ambos, às dimensões da via, ou a existência de pontos de grande geração de tráfego, por vezes alvo de atenção especial. De entre todas as tipologias aplicáveis para assegurar a segurança e o conforto nas travessias este estudo incide na avaliação do potencial de desempenho de diferentes possíveis estratégias de regulação semafórica. São testadas uma estratégia de tempos fixos com fase exclusiva de peões, bem como duas soluções atuadas que, por meio de sensor, reconhecem a intenção do peão atravessar a corrente de tráfego, sendo que uma delas prioriza o movimento pedonal em certa medida.Este estudo procura avaliar as potenciais vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de estratégias, traduzidas em diferentes níveis de conflitos peão-veículo e de tempos de espera ou de atraso, resultando em diferentes níveis de serviço. Os trabalhos foram suportados pelo desenvolvimento de um modelo de microssimulação, o qual reproduziu um caso real situado em Coimbra, e para o qual se combinaram uma pluraridade de cenários baseada na variação da afluência de veículos, de peões, e do comportamento dos peões em relação à sinalização semaforizada. Foram ainda estudados os dados de tráfego e o comportamento pedonal referentes ao mesmo local que foi objeto deste estudo.Dos trabalhos de modelação, pode afirmar-se que a abordagem que introduz um suporte ao tráfego pedonal se mostrou bastante satisfatória no seu propósito, custando aos veículos um aumento no tempo de atraso quase sempre suportável, relativamente às demais estratégias em estudo.por
dc.description.abstractThis dissertation focuses on the study of alternative solutions applied to pedestrian crossings. It’s possible to appeal to diverse solutions in order to support pedestrian crossings, by weighting different variables in order to find the best solution to adopt. These variables go from vehicle and pedestrian output, and the velocities practiced by both, to the dimensions of the road or the existence of heavy traffic creation points, sometimes the subject of special attention. Among all the applicable typologies to ensure safety and comfort in pedestrian crossings, this study concerns itself with the evaluation of the potential performance of different possible strategies of traffic signal control. This study tests a strategy of fixed times with a pedestrian phase as well as two actuated solutions that, by means of a sensor, recognize the pedestrians intention to cross the traffic flow, one of which prioritizes, in a sense, pedestrian movement.This study pursues the evaluation of potential advantages and disadvantages of different types of strategies, translated into different levels of pedestrian-vehicle conflicts and waiting or delay times, resulting in distinct levels of service. The work is supported by the development of a microsimulation model, reproducing our case study made in Coimbra, which combined a plurality of scenarios based on the variation of vehicular and pedestrian flows, as well as different pedestrians behaviours in relation to traffic lights. Additionally, traffic data and pedestrian behaviours, referring to the same place that was object of this dissertation, were studied.From the modulation work, we can claim that the approach which introduces a support to pedestrian traffic revealed itself quite satisfactory for its purpose, increasing the delay time for vehicles by a negligible margin, in relation to the other strategies studied.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
dc.subjectAtravessamento pedonalpor
dc.subjectTravessia semaforizadapor
dc.subjectMicrossimulaçãopor
dc.subjectAIMSUNpor
dc.subjectLEGIONpor
dc.subjectPedestrian Crossing; ; ; ;eng
dc.subjectSignalized Crosswalkeng
dc.subjectMicrosimulationeng
dc.subjectAIMSUNeng
dc.subjectLEGIONeng
dc.titleAvaliação de Estratégias de Controlo dos Atravessamentos Pedonais em Soluções Semaforizadaspor
dc.title.alternativeEvaluation of Strategies of Controll of Pedestrian Crossings in Traffic Light Solutionseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDEC - FCTUC-
degois.publication.titleAvaliação de Estratégias de Controlo dos Atravessamentos Pedonais em Soluções Semaforizadaspor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202222918-
thesis.degree.disciplineEngenharia Civil-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Engenharia Civil-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Civil-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorBidarra, Raquel Sofia dos Santos::0000-0001-9707-8776-
uc.degree.classification16-
uc.degree.presidentejuriSimões, Rui António Duarte-
uc.degree.elementojuriSeco, Álvaro Jorge da Maia-
uc.degree.elementojuriZeferino, João António Duarte-
uc.contributor.advisorSeco, Álvaro Jorge da Maia-
uc.contributor.advisorSilva, Ana Maria César Bastos-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCITTA - Research Centre for Territory, Transports and Environment-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-8696-5705-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
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