Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/86497
Title: Análise da performance de diferentes skills técnicos no guarda-redes de futebol
Other Titles: Performance analysis of different technical skills in the soccer goalkeeper
Authors: Pardal, João Gonçalo Ribeiro 
Orientador: Gonçalves, Ricardo Rebelo
Vaz, Vasco Parreiral Simões
Keywords: Futebol; Guarda-Redes; Habilidades Técnicas; Lateralidade; Soccer; Goalkeeper; Technical Skills; Laterality
Issue Date: 2-May-2018
Serial title, monograph or event: Análise da performance de diferentes skills técnicos no guarda-redes de futebol
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
Abstract: Objetivo: Este estudo teve como objetivo principal analisar a performance de diferentes skills técnicos no guarda-redes de futebol, através da aplicação de uma bateria de testes baseada em ações típicas do momento ofensivo e ações características do momento defensivo do jogo. De forma mais concreta, o presente estudo examinou a reproducibilidade/fiabilidade de dois testes de campo com uma base ecológica: Target Test e LS-Keeper Test 2.0. Todas as ações técnicas envolveram o lado direito e o esquerdo, pelo que a lateralidade no guarda-redes foi também alvo de interesse.Metodologia: A amostra abrangeu um total de vinte guarda-redes de futebol (22,26±5,03). Para análise da fiabilidade dos testes propostos, os participantes foram sujeitos a um teste re-teste, com uma semana de intervalo. O estudo envolveu a análise por escalão competitivo (nacional versus distrital) em dez atletas seniores (26,59 ± 3,39 anos), e por escalão etário, comparando os atletas seniores com dez atletas do escalão Juniores “A” (sub 19) (17,94 ± 0,64 anos), todos a competir em campeonatos distritais do referido escalão.Procedimentos: Os skills técnicos foram avaliados através de dois testes tendo por base uma grande validade ecológica: um primeiro teste, denominado de Target Test, que se focou nas ações de distribuição de bola com o pé e com a mão do guarda-redes num jogo de futebol, a diferentes distâncias; e um segundo teste, LS-Keeper Test 2.0, com base no estudo de Rebelo-Gonçalves et al. (2016), que serviu para mensurar a performance temporal de diferentes skills técnicos do guarda-redes, ao nível do deslocamento e da queda. Os resultados foram analisados através das plataformas Microsoft Office Excel 2007 e IBM® SPSS®.Resultados: Os resultados relativos ao estudo da reproducibilidade do Target Test revelaram uma baixa fiabilidade para os protocolos propostos, particularmente na distribuição curta (%CV > 6.93). Por outro lado, o LS-Keeper Test 2.0 é um teste fiável, como já foi demonstrado no estudo de Rebelo-Gonçalves et al. (2016).Conclusão: O Target Test é um teste com baixa fiabilidade e com elevados coeficientes de variação, apesar de ser um teste válido que aborda o que se propõe a abordar dentro de um contexto ecológico. O teste LS-Keeper Test 2.0, foi capaz de discriminar os guarda-redes por escalão etário e por nível competitivo, tendo os atletas seniores e os atletas a competir no escalão nacional, respetivamente, obtido os melhores desempenhos na ação de queda sobre uma bola estacionária. Quanto à lateralidade, nos testes de queda lateral as simetrias não excederam os 2,3%.
Purpose: This study had the main goal of analysing the performance of several technical skills in the soccer goalkeeper, through the application of a test battery based on typical actions of the offensive moment and defensive moment of the game. The present study examined the reproducibility/reliability of two field tests within an ecological basis. Target Test & LS-Keeper Test 2.0. All the technical actions implicated the right and left side, whereby the laterality of the goalkeeper was also a point of interest.Methodology: The study population was composed by a total of twenty soccer goalkeepers (22,26±5,03). To analyse tests reliability, the participants were subjected to a test re-test, one week interval. It was analysed the competitive level (national versus distrital) in ten main squad athletes (26,59 ± 3,39 years), and it was analysed the age groups, comparing these ten main squad athletes with ten youth team athletes (under 19) (17,94 ± 0,64 years), all competing in the under 19 distrital championships.Procedures: The technical skills were evaluated by the results of two field tests within an ecological basis: a first one, denominated Target Test, which aimed the main ball distribution actions of a goalkeeper in a soccer game: and a second test, LS-Keeper Test 2.0, with basis in the study of Rebelo-Gonçalves et al. (2016), in order to measure the temporal performance of different technical skills of the soccer goalkeeper, such as displacement and diving performances. The results were subsequently analysed through the platforms Microsoft Office Excel 2007 and IBM® SPSS®.Results: The relative results of the study of the reproducibility of the Target Test showed a low reliability for the chosen protocols, particularly in the Short Distribution (%CV > 6.93). On the other hand, the LS-Keeper Test 2.0 is a reliable test, as demonstrated in Rebelo-Gonçalves et al. (2016).Conclusion: The Target Test is a low reliability test with high coefficients of variation despite being a valid test that studies what it proposes to study, within an ecological context. The LS-Keeper Test 2.0, was able to discriminate goalkeepers by competitive level and group ages, where all the national level athletes and all the main squad athletes, respectively, got the best results in the performance of a diving save towards a stationary ball. Concerning to laterality, the lateral diving saves asymmetries weren’t bigger than 2,3%.
Description: Dissertação de Mestrado em Treino Desportivo para Crianças e Jovens apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/86497
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação de Mestrado - João Pardal.pdf3.17 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons