Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/86390
Title: Crescimento de uma empresa através da promoção de aplicações móveis
Other Titles: Company's Growth through mobile applications promotion
Authors: Ventura, Beatriz Navarro da Rosa Moura 
Orientador: Costa, João Pedro Dias Fontes da
Keywords: Marketing Digital; Marketing Móvel; Promoção de Aplicações; Loja de Aplicações; Publicador; Digital Marketing; Mobile Marketing; App Promotion; App Store; Publisher
Issue Date: 22-Feb-2019
Serial title, monograph or event: Crescimento de uma empresa através da promoção de aplicações móveis
Place of publication or event: Headway Digital
Abstract: O presente relatório surge no âmbito do estágio curricular realizado na entidade Headway Digital, como forma de conclusão do Mestrado em Gestão da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. No estágio curricular que tive oportunidade de realizar na Headway Digital, geri um diverso portfólio de publishers. Diariamente, cultivei uma parceria positiva com fornecedores de tráfego, localizados em todos os cantos do mundo, ao lançar as melhores campanhas de publicidade, otimizando-as e agindo preventivamente contra a fraude. O Marketing Digital, mais propriamente o Marketing Móvel é um setor que movimenta biliões de euros. Desde 2017 que a publicidade móvel responde por mais de 70% do total de gastos com publicidade digital e, até 2019 deverá atingir mais de US $ 195 biliões por ano (Pearson, 2017).Após bastante reflexão e conversas com alguns dos melhores profissionais na área com quem tive a oportunidade de trabalhar, surgiu a curiosidade de dar resposta a uma questão: Uma empresa pode angariar milhares de euros num curto período de tempo através do Marketing Digital?Um tema bastante atual, interessante e ainda pouco conhecido e, foi justamente por esse motivo que decidi abordar esta temática no meu relatório de estágio.Num momento inicial, através de uma pesquisa bibliográfica, procurou-se perceber em que consiste o Marketing Digital, Marketing Móvel e a Promoção de Aplicações.Concluiu-se que os três conceitos se encontram relacionados mas, com definições bastante distintas. De seguida, tentou-se conhecer os principais obstáculos que uma empresa enfrenta no seu processo de desenvolvimento e crescimento. Concluiu-se que os obstáculos passam pela obtenção de financiamento, questões de recursos humanos, falta de competências e questões relacionadas com as instalações.No ponto seguinte, apresentei o investimento/solução que é a criação de uma aplicação móvel. Nos dias de hoje, as pequenas/médias empresas devem seguir os passos de grandes empresas como a Amazon e a Inditex que já desenvolveram estratégias de marketing móvel que melhoram a experiência do usuário e facilitam a compra através de dispositivos móveis.Nos dias de hoje se uma empresa tenciona crescer no seu mercado, crescer digitalmente é uma das soluções para o sucesso. Em 2018 a população móvel global chegou aos 3.7 biliões e, estima-se que em 2020, ultrapasse os 4 biliões (Lockwood, 2018).O mercado das aplicações móveis está em crescimento exponencial derrobando a antiga concorrência, o desktop. Como todo este crescimento é recente, muitas empresas ainda não sabem se o melhor é investir em plataformas de desktop/ páginas web ou em aplicações móveis. Esta decisão depende da suficiência de custos, recursos desejados e público-alvo. Neste relatório, centro-me na promoção de aplicações móveis pois foi justamente nessa área que trabalhei durante o estágio curricular. E, por esse motivo, há muito boas razões para a empresa escolher as aplicações como a sua plataforma de eleição.Em 2017, o número total de descarregamentos de aplicações móveis chegou aos 197 biliões. Além disso, os usuários modernos usam em média 9 aplicações no seu dia-a-dia e gastam, em média, 90% do seu tempo móvel em aplicações (Lockwood, 2018).Estes números falam por si e explicam o imenso potencial das aplicações móveis como canal para adquirir clientes e aumentar a receita.De seguida, é importante que a empresa contacte com agências de publicidade como a Headway Digital e, mostre a sua disponibilidade para vender os espaços publicitários da sua aplicação móvel para que outras empresas possam aí ser promovidas.Na agência de publicidade onde executei o estágio curricular, como Mobile Publisher Manager geri um portfolio de publishers (Aplicações Diretas, AdNetworks, Afilliate Networks e MediaBuyers) que disponibilizam os espaços publicitários da sua aplicação móvel para que os anúncios dos clientes da Headway Digital possam aí ser exibidos.Após o publisher concordar em exibir um dado anúncio na sua plataforma, é necessário assegurar que a campanha se encontra bem configurada e manter a mesma monitorizada, otimizando-a sempre que alguma conversão pareça falsa, ou seja, fraudulenta.É de extrema importância fazer uma constante monitorização das campanhas e cultivar uma parceria saudável com o publisher uma vez que este é a fonte do tráfego enviado para as campanhas publicitárias dos clientes que confiaram na Headway Digital para gerir a publicidade da aplicação. Nos casos em que o publisher envia tráfego fraudulento para uma determinada campanha publicitária, este não será pago pelas conversões daí geradas. No entanto, não é por esse motivo que deixam de haver custos. Nestes casos, não é só a relação Publisher-Headway Digital que é afetada. O cliente deixa de confiar a 100% na Headway Digital e a sua relação com a mesma pode ter consequências que, em casos extremos, levem ao cessamento da parceria.
The present report was developed in the context of my internship at Headway Digital, as a way of conclusion of my Master studies in Management at the Faculty of Economics of University of Coimbra. During the internship I had the chance to make, I managed a huge portfolio of publishers. In a daily basis, I developed a positive partnership with the different traffic providers located all over the world, by launching campaigns, optimizing and preventing fraud. Digital Marketing, in particular Mobile Marketing is a sector that moves billions of euros.Since 2017 that mobile marketing is responsible for more than 70% of the expenses in digital marketing and, until 2019 it should reach 195 billion dollars per year (Pearson, 2017) After some reflection and talks with some of the best professionals I had the chance to work with, a curiosity came out: Can a company raise thousands of euros in a short period of time through Digital Marketing? A current subject, interesting and still not well known for most people, this was exactly the reason why I decided to study this subject in my internship report. Firstly, through a bibliographic research, I tried to explain the meanings of Digital Marketing, Mobile Marketing and App Promotion.We got to the conclusion that the three concepts are related but with very different definitions. Then, I tried to discover the main obstacles that a company faces in its process of development and growth. It was concluded that the obstacles include obtaining funding, human resource issues, lack of skills and issues related to facilities.Following, I presented the investment/solution that is the creation of a mobile application. Nowadays, small/medium companies should follow the steps of big companies like Amazon and Inditex who have already developed mobile marketing strategies that enhance the user experience and make it easier to purchase through mobile devices.Nowadays if a company intends to grow in its market, growing digitally is one of the solutions to success.By 2018, the global mobile population reached 3.7 billion, and is expected to exceed 4 billion by 2020 (Lockwood, 2018).The mobile application market is booming exponentially, overcoming the old competition, the desktop.As all this growth is recent, many companies still do not know if it is best to invest in desktop platforms/web pages or in mobile applications.This decision depends on the sufficiency of costs, desired resources and target audience.In this report, I focus on the promotion of mobile applications because it was precisely in this area that I worked during the curricular internship.And for that reason, there are very good reasons for the company to choose the applications as its platform of choice.By 2017, the total number of mobile application downloads reached 197 billion. In addition, modern users use on average 9 applications in their daily life and spend, on average, 90% of their mobile time in applications (Lockwood, 2018).These numbers speak for themselves and explain the immense potential of mobile applications as a channel for acquiring customers and increasing revenue. Next, it is important for the company to contact advertising agencies such as Headway Digital and show their willingness to sell the advertising space in their mobile application so that other companies can be promoted there.In the advertising agency where I performed the curriculum internship, as Mobile Publisher Manager I managed a portfolio of publishers (Direct Applications, AdNetworks, Afilliate Networks and MediaBuyers) that make their mobile application advertising space available so Headway Digital's customer ads can be there displayed.Once the publisher agrees to show a given ad on his platform, you need to make sure the campaign is well-configured and keep track of it, optimizing it whenever any conversion appears to be false, which means, fraudulent.It is of utmost importance to constantly monitor campaigns and cultivate a healthy partnership with the publisher as he is the source of the traffic sent to the advertising campaigns of customers who have relied on Headway Digital to manage the advertising of the application.In cases where the publisher sends fraudulent traffic to a given ad campaign, he will not be paid for the conversions generated.However, it is not for this reason that there are no longer any costs. In these cases, it is not only the Publisher-Headway Digital relationship that is affected. The customer no longer retains 100% trust with Headway Digital and its relationship with it may have consequences that, in extreme cases, lead to the cessation of the partnership.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/86390
Rights: openAccess
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