Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/86279
Title: Melhor UX para um sistema de Backoffice
Other Titles: Better UX for a Backoffice system
Authors: Nogueira, Inês Marques da Silva 
Orientador: Gomes, António Manuel Sucena Silveira
Maçãs, Catarina Sofia Henriques
Keywords: Experiência do Utilizador; Design de Interfaces; Backoffice; User Centered Design; Usabilidade; User Experience; Interface Design; Backoffice; User Centered Design; Usability
Issue Date: 6-Sep-2018
Serial title, monograph or event: Melhor UX para um sistema de Backoffice
Place of publication or event: Mediaweb
Abstract: Hoje em dia para se conhecer uma empresa, a tendência é pesquisar na internet pelo website da mesma. Obtendo-se desse modo informação detalhada do seu trabalho e dos serviços que oferecem. Por isso a maior parte das empresas possuí um website que permite fazer essa divulgação. No entanto, criar um website é uma despesa que as empresas procuram evitar, recorrendo a outras alternativas como construtores de websites. Estas plataformas permitem criar websites personalizados, de forma rápida e mais económica. Existe um elevado número de plataformas de criação de websites, umas mais focadas para negócios específicos e outras mais gerais. Cada plataforma ganha popularidade ou por ter sido a primeira a oferecer determinadas funcionalidades muito procuradas, ou pela facilidade de uso. A facilidade de uso é importante, porque quem usa estas plataformas, geralmente, não tem conhecimento técnico na área.O design de experiência de utilizador (UX) é o processo de aumentar a satisfação do utilizador com um produto, melhorando a usabilidade, acessibilidade e prazer de interação com o produto. Cada vez mais podemos ver uma aproximação entre o design de UX e o desenvolvimento de software e este tem-se tornado num fator de sucesso das empresas tecnológicas. Com a diversidade que podemos encontrar nos dias de hoje, é importante garantir a melhor experiência do utilizador e a eficiência do sistema que poderão usar. A função do design de UX é, justamente, melhorar essa experiência e facilitar a resolução de problemas. Todos os sistemas e produtos devem ser analisados a fim de garantir a sua qualidade e eficiência, sendo este o objetivo do design de UX.Existem várias técnicas que podem ser usadas para desenvolver o design de UX. Por exemplo testes A/B, técnicas mais centradas nos requisitos do sistema, ou técnicas mais centradas nos utilizadores. O foco desta dissertação serão as técnicas centradas nas necessidades dos utilizadores, nomeadamente o User Centered Design.
Nowadays to know a company, we tend to search in the internet through its website. Through their websites we obtain detailed information about the company, due to the advertisement of their work and the services they offer. Most of these companies have a website that allows you to make this disclosure. However, creating a website is an expense that companies try to avoid by using other alternatives such as website builders. These platforms allow you to create custom websites, and are created quickly and cost-effectively. There are a large number of website builders platforms, some focused on specific businesses and others more general ones. Each platform gain popularity by being the first to offer specific features or by ease of use. Ease of use is important, because typically, those who use these platforms do not have technical knowledge in the area, it has to be simple to create a website.User Experience Design (UX) is the process of increasing user satisfaction with a product, improving the usability, accessibility, and enjoyment of product interaction. More and more we can see an approximation between UX design and software development, and this has become a success factor for technology companies. With the diversity we can find today, it is important to ensure the best user experience and system efficiency they can use. The function of UX design is precisely to improve this experience and to facilitate the resolution of problems. All systems and products must be analyzed to ensure their quality and efficiency, which is the goal of UX design.There are several techniques that can be used to develop the UX design. For example A/B tests, techniques more focused on system requirements, or more user-centric techniques. In this dissertation we will focus on techniques focused on user needs, namely User Centered Design.
Description: Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/86279
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
MelhorUXparaumsistemadeBackoffice.pdf91.04 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

684
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

503
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons