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https://hdl.handle.net/10316/86251
Title: | Distorção, Chelas - Polemic Games | Other Titles: | Distortion, Chelas - Polemic Games | Authors: | Oliveira, Pedro António Jesus de | Orientador: | Gomes, António Manuel Sucena Silveira Craveirinha, Rui Alexandre Neves |
Keywords: | Chelas; Videojogo; Retórica Procedimental; Chelas; Video Games; Procedural Rhetoric | Issue Date: | 9-Jul-2018 | Serial title, monograph or event: | Distorção, Chelas - Polemic Games | Place of publication or event: | Departamento de Engenaria Informática (DEI) Univerisidade de Coimbra | Abstract: | Este relatório descreve o desenho de um videojogo sobre os bairros de Chelas. Para alcançar este resultado começou-se por fazer uma investigação sobre o espaço, desde questões reais como uma Etnografia, questões arquitectónicas, questões de exclusão Social e necessidade de expressão artística. Foram analisados jogos persuasivos que se debruçam sobre temas semelhantes, como forma de aprendizagem para resultar no desenvolvimento criativo na forma como colocamos as questões no jogador sobre estas realidades. A partir desta análise, foi desenhado e desenvolvido um protótipo, que pretende comunicar à população os problemas sócio-culturais encontrados nos bairros sociais de Chelas, e à sua maneira, comunicar uma mensagem em que o jogador tira a sua própria opinião, de forma a não se sentir influenciado pela comunicação dos media. “Distorção” é um jogo que coloca o participante a viver no bairro de Chelas, numa a posição social desconfortável dos seus habitantes, e confronta-o com decisões morais complexas que têm impacto na vida do bairro. O jogo foi testado com recurso a um processo de Playtesting, resultando várias experiências por parte dos participantes. Dos resultados confirmamos que os jogadores ficaram mais cientes das realidades do local, sendo que tiveram acesso a um estilo de jogo que não estavam habituados. Embora exista imenso para melhorar neste protótipo existiram várias situações de reflexão durante o jogo que mudou por completo a opinião dos jogadores, a partir das condições nas mecânicas, é possível colocar o jogador a pensar. Eu já fui um morador de Chelas, normalmente os jovens de lá pintam em gráffitis, nos preferimos uma abordagem artistica mais interativa e tão expressiva, um jogo. In this project, we designed and developed a video game about Chelas. We started by researching the location, from real issues such as ethnography, architectural issues, social exclusion issues and the need for artistic expression, as well as reviewing the state-of-the-art regarding similarly themed persuasive games. From this analysis, we designed and developed a prototype named ‘Distortion’. The aim of the game is to communicate to the target audience, the socio-cultural problems found in the poor neighborhoods of Chelas and in their own way, communicate a message in which the player draws his own opinion so as not to feel influenced by the media's communication. In ‘Distortion’, the player plays the role of one of the neighborhood’s inhabitants. Living their uncomfortable social position, the player is confronted by complex moral decisions that can impact the life in the neighborhood. The prototype was later tested through a Playtesting process, resulting in an experiment where participants, who were, in general, more aware of Chelas’ reality, experienced a game style they were not used to. Although there is a lot to improve in this prototype there were several situations of reflection during the game that completely changed the opinion of the players, from the conditions in the mechanics, it is possible to put the player to think. I was once a resident of Chelas, usually, the young people there paint in graffiti, we prefer a more interactive and expressive artistic approach, a game. |
Description: | Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia | URI: | https://hdl.handle.net/10316/86251 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado |
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