Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/85998
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCoelho, Pedro Miguel Fernandes-
dc.contributor.authorChaves, Liliana Figueiredo-
dc.date.accessioned2019-03-26T23:32:21Z-
dc.date.available2019-03-26T23:32:21Z-
dc.date.issued2018-07-26-
dc.date.submitted2019-03-26-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/85998-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractAtualmente, existe um aumento na procura de boas práticas para melhorar o desempenho das organizações. Neste sentido, a filosofia Lean tem sido uma das principais abordagens adotadas. Lean é umas das áreas de ensino em Engenharia e Gestão Industrial (EGI), e por forma a melhorar a aprendizagem dos seus conceitos e práticas, desenvolvem- -se jogos didáticos que simulam a aplicação das suas ferramentas. Uma das formas de dinamizar a aprendizagem é através do uso de jogos digitais. O desenvolvimento deste tipo de jogos pode facilitar no processo de aprendizagem Lean, permitindo um envolvimento ativo dos participantes. A presente dissertação tem como principal objetivo o desenvolvimento de jogos através da Simulação por Eventos Discretos (DES) para a aprendizagem de ferramentas Lean. Desenvolveu-se um jogo simples e aplicado a uma comunidade mais abrangente sobre a Gestão Visual. Esta é uma ferramenta simples e desta forma, permite facilmente mostrar o impacto das ferramentas Lean na gestão industrial. Além desta proposta, é desenvolvido um jogo sobre a implementação dum sistema Kanban, essencialmente aplicado a alunos do ensino superior, sendo útil como componente de apoio ao método tradicional. Estes jogos digitais foram desenvolvidos e implementados num software gráfico de DES, o SIMUL8. Após a avaliação, com recurso a questionários, o jogo de Gestão Visual mostrou ser um jogo simples e de fácil perceção. Para uma avaliação mais eficaz será necessário estender o processo a um número de utilizadores mais heterogéneo. Em relação ao jogo do método Kanban, foi totalmente desenvolvido, no entanto deverá ser otimizado com parâmetros que evidenciem o impacto da utilização desta ferramenta, sendo posteriormente possível de validá-lo de acordo com as propostas indicadas de avaliação. A ferramenta DES é útil e adequada na construção de jogos de simulação, em particular com a temática Lean.por
dc.description.abstractNowadays there is an increasing demand for best practices to improve organizations’ efficiency and performance. In this matter, the philosophy of Lean has been one of the main adopted approaches. Lean is one of the fields studied during the course of Industrial Management and Engineering also known as (EGI), in order to improve the learning of its concepts and practices, some games that simulate the application of its tools have been developed. One of the ways to stimulate learning is through the use of digital games. The development of this kind of games may ease the Lean learning process, allowing active involvement of participants. The present thesis has as main goal the development of the game through the use of Discrete Events Simulation (DES) for the learning of Lean tools. A simple game has been developed and applied to a more comprehensive community of Visual Management. This is a simple tool that will easily allow showing the impact of the Lean tools on industrial management. Besides this proposal, it was also created a game about the implementation of Kanban system, essentially applied to higher education students, as a support element to the traditional method. These digital games were developed and implemented in a DES graphic software, SIMUL8. After the evaluation, using inquires, the Visual Management game revealed to be a simple game of easy understanding. In order to get a more precise evaluation, it will be necessary to extend the process to a more heterogeneous number of users. Regarding the Kanban method game, it was fully developed but should be optimized with parameters that show the impact of the use of this tool, and it is then possible to validate it according to the indicated evaluation proposals. The DES tool is useful and adequate in the construction of simulation games, in particular with the Lean themeeng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
dc.subjectLeanpor
dc.subjectSimulação por Eventos Discretos (DES)por
dc.subjectJogos de simulaçãopor
dc.subjectGestão Visualpor
dc.subjectKanban; Aprendizagem ativapor
dc.subjectLeaneng
dc.subjectDiscrete Events Simulation (DES)eng
dc.subjectSimulation gameseng
dc.subjectVisual managementeng
dc.subjectKanban; Active learningeng
dc.titleSimulação por Eventos Discretos aplicada à aprendizagem Leanpor
dc.title.alternativeLean learning through Discrete Events Simulationeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDepartamento de Engenharia Mecânica-
degois.publication.titleSimulação por Eventos Discretos aplicada à aprendizagem Leanpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202203921-
thesis.degree.disciplineCiências de Engenharia Mecânica-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia e Gestão Industrial-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Mecânica-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorChaves, Liliana Figueiredo::0000-0002-8959-6028-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriFerreira, Luis Miguel Domingues Fernandes-
uc.degree.elementojuriSilva, Cristóvão-
uc.degree.elementojuriCoelho, Pedro Miguel Fernandes-
uc.contributor.advisorCoelho, Pedro Miguel Fernandes-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
DissertaçãoFinal_LilianaFigueiredoChaves.pdf2.47 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

451
checked on Jul 23, 2024

Download(s) 50

435
checked on Jul 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons