Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/85743
Title: Determinantes da Adoção das Redes Sociais no contexto B2B
Other Titles: Determinants of Social Media Adoption in the B2B Context
Authors: Leira, Mariana Martinho 
Orientador: Marcos, Anabela Maria Bello da Silveira Figueiredo
Keywords: Determinantes de Adoção; Redes Sociais; Âmbito Digital; Relações B2B; Determinants of Adoption; Social Media; Digital Context; B2B Relations
Issue Date: 19-Oct-2018
Serial title, monograph or event: Determinantes da Adoção das Redes Sociais no contexto B2B
Place of publication or event: Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra
Abstract: Nowadays we live in an increasingly digital world. This is a reality that companies must be aware of so that they can remain competitive in the market, as they increasingly have to adapt to the changes that occur in their environment, so that they can adopt the best practices, in order to offer the best services to its customers. In this regard, and realizing that social media are an integral part of the daily life of a large part of the population, it is fundamental that companies use this tool to communicate with their customers. Thus, we tried to evaluate the factors that lead to the adoption of this type of strategy by the business world in relation to other companies.Therefore, this dissertation aims to identify the determinants of the adoption of social media in the B2B context. Therefore, in order to reach this objective, we have drawn a concetual model, constructed according to the literature, that would translate the possible relations of interdependence that may exist between the different variables that precede the adoption of social media in the B2B context.The sampling technique used in this study was non-probabilistic in nature, since a convenience sample of 223 workers from B2B companies was used. This model was tested using multiple linear regression analysis through SPSS. Of the 19 hypotheses proposed, 3 were not corroborated.The results demonstrated that the variables: learning, memorability and errors had a positive effect on usability. Usability and utility were evidenced as direct antecedents of usefulness. Usability, utility and usefulness have a direct effect on worker satisfaction, while usability and utility have also influenced the intention to use social media. Satisfaction had a direct effect on the intention to use social media. Social influence and satisfaction had a direct effect on trust. Lastly, satisfaction, social influence and the intention to use social media directly influenced the adoption of social media.
Hoje em dia vivemos num mundo cada vez mais digital. Uma realidade que as empresas têm de estar conscientes para que consigam manter-se competitivas no mercado, pois cada vez mais estas têm de se adaptar às transformações que ocorrem no seu meio envolvente, para que possam adotar as melhores práticas, a fim de estarem sempre atualizadas e oferecerem os melhores serviços aos seus clientes. Neste sentido, e percebendo que as redes sociais são parte integrante do dia a dia de grande parte da população, é fundamental que as empresas utilizem esta ferramenta para comunicar com os seus clientes. Deste modo, procurámos avaliar os fatores que conduzem à adoção deste tipo de estratégia por parte do mundo empresarial aquando a sua relação com outras empresas.Posto isto, esta Dissertação tem então por propósito identificar os determinantes da adoção das redes sociais no contexto B2B. Assim sendo, de modo a alcançar este objetivo, traçámos um modelo concetual, construído segundo a literatura, que traduzisse as possíveis relações de interdependência que podem existir entre as diferentes variáveis que antecedem a adoção das redes sociais no contexto B2B. A técnica de amostragem, utilizada neste estudo, foi de natureza não probabilística, pois usou-se uma amostra por conveniência, constituída por 223 trabalhadores de empresas B2B. Este modelo foi testado recorrendo-se à análise de regressão linear múltipla através do SPSS. Das 19 hipóteses propostas, 3 não foram corroboradas.Os resultados demonstraram que as variáveis aprendizagem, memorabilidade e erros exerceram um efeito positivo na usabilidade. A usabilidade e a utilidade evidenciaram-se como antecedentes diretos da funcionalidade. Já a usabilidade, a utilidade e a funcionalidade manifestaram um efeito direto na satisfação dos trabalhadores, enquanto a usabilidade e a utilidade influenciaram também a intenção de utilizar as redes sociais. A satisfação exerceu um efeito direto na intenção de utilizar as redes sociais. A influência social e a satisfação exerceram um efeito direto na confiança. Por fim, a satisfação, a influência social e a intenção de utilizar as redes sociais influenciaram diretamente a adoção das redes sociais.
Description: Dissertação de Mestrado em Administração Público-Privada apresentada à Faculdade de Direito
URI: https://hdl.handle.net/10316/85743
Rights: openAccess
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