Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/85658
Title: Relações entre interesses, competências e dificuldades emocionais na tomada de decisão de carreira: estudo exploratório em alunos de 8.º, 9.º e 10.º ano de escolaridade.
Other Titles: Interests and perceived competences and emotional and personality-related career decision-making difficulties: exploratory study in 8th, 9th and 10th grade.
Authors: Barros, Catarina Soraia Cerqueira 
Orientador: Silva, José Manuel Tomás
Keywords: dificuldades emocionais e de personalidade; indecisão de carreira; interests; perceived competences; career decision; emotional and personality difficulties; career indecision; interesses; competências percebidas; decisão de carreira
Issue Date: 27-Feb-2018
Serial title, monograph or event: Relações entre interesses, competências e dificuldades emocionais na tomada de decisão de carreira: estudo exploratório em alunos de 8.º, 9.º e 10.º ano de escolaridade.
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Nos últimos tempos, os interesses vocacionais e as competências percebidas ocuparam um lugar de destaque, principalmente, na Psicologia Vocacional. Os interesses são considerados por muitos autores como fatores determinante aquando da escolha de uma ocupação. As dificuldades emocionais e de personalidade são há muito consideradas como variáveis de influência das aspirações profissionais na tomada de decisão de carreira. O objetivo desta investigação prende-se, particularmente, com a influência e relação dos interesses e competência e as dificuldades emocionais no momento de tomar uma decisão quanto à carreira, e também observar a distribuição dos tipos de identidade vocacional em que cada um dos sujeitos se classifica. A amostra é constituída por 131 sujeitos, dos 12 aos 17 anos, que frequentam o 8.º, 9.º e/ou 10.º ano de escolaridade. A EPCD-SF e dimensões, tal como previsto, apresentou correlações negativas estatisticamente significativas como as subescalas do ICA-R. Verificou-se também diferenças quanto ao género no ICA-R e no EPCD-SF.
Lately, interests and perceived competences have occupied a prominent place, mainly in Vocational Psychology. The interests are considered by so many authors as decisive when career decision-making. Emotional and personality difficulties have long been considered as influencing professional aspirations in career decision-making. The main goal of the present research is, in particular, analyze interests and perceived competences and emotional and personality-related career decision-making difficulties, as well as the distribution of the types of vocational identity in which one classifies you. The sample of the present dissertation includes 131 subjects aged between 12 and 17 years and who attend 8th, 9th and/or 10th grade. The EPCD-SF and its dimensions, as predicted, showed statistically significant negative correlations such as ICA-R subscales. There were also gender differences in ICA-R and EPCD-SF.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/85658
Rights: closedAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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