Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/85605
Title: A Didatização da Imagem: o contributo da exploração visual para o desenvolvimento de competências no ensino de LE
Other Titles: Teaching Through Images: the contribution of visual exploration for developing skills in FL teaching.
Authors: Santos, Lina Paula Gouveia 
Orientador: Jiménez, Ana Patrícia Rossi
Keywords: Recursos visuais; Ensino/aprendizagem; Línguas estrangeiras; Literacia Visual; Pensamento Crítico; Visual aids; Teaching/learning; Foreign languages; Visual literacy; Critical thinking
Issue Date: 27-Jun-2017
Serial title, monograph or event: A Didatização da Imagem: o contributo da exploração visual para o desenvolvimento de competências no ensino de LE
Place of publication or event: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Abstract: Os recursos visuais têm tido um importante papel no que diz respeito à lecionação de conteúdos em sala de aula, não só pelo seu carácter elucidativo, mas também pela sua capacidade de captar a atenção dos/as alunos/as e de despertar a sua curiosidade e interesse para os assuntos em discussão. Na verdade, é difícil sequer imaginar um contexto de ensino/aprendizagem que não recorra, mesmo que esporadicamente, à componente visual. O objetivo deste relatório de estágio passa por comprovar essa mesma ideia, reconhecendo as potencialidades do ensino através de materiais visuais e compreender de que maneira a imagem pode ser apresentada em contexto escolar de forma a potenciar o processo de aprendizagem e a desenvolver competências subjacentes ao ensino de línguas estrangeiras, neste caso, com respeito ao Inglês e ao Espanhol. A estrutura interna do presente relatório está dividida em três partes. Nelas será possível, primeiramente, conhecer o contexto socioeducativo e a escola na qual decorreu o estágio. De seguida, são expostos e discutidos alguns de conceitos cruciais - imagem, pensamento crítico e literacia visual - e tratar-se-á a importância do uso de materiais visuais em sala de aula, o que constitui o tema monográfico deste trabalho. Finalmente, é apresentada uma descrição da prática pedagógica, acompanhada de uma reflexão crítica acerca das atividades colocadas em prática durante o ano de estágio. A prática pedagógica supervisionada contou com um vasto leque de atividades com recurso a ferramentas visuais, através das quais foi possível comprovar os aspetos teóricos aqui discutidos. Para a elaboração e aplicação desses mesmos recursos visuais nas aulas lecionadas, foram tidos em conta diversos fatores, nomeadamente os níveis de escolaridade e faixa etária dos/as alunos/as, que objetivos se pretendia alcançar, os conteúdos a abordar e alguns critérios implícitos na seleção e na qualidade dos materiais.
Visual aids have played an important role in teaching contents in the classroom, not only for their capacity of elucidation, but also for their ability to grab students' attention and to arouse their curiosity and interest in the issues brought for discussion. Actually, it is hard to imagine a teaching/learning context that does not resort, even if occasionally, to a visual component. The aim of this internship report is to prove this idea, acknowledging the potential of teaching through visual materials and attempting to understand how the image can be introduced in a school context in order to enhance the learning process and develop the skills underlying foreign language teaching, namely English and Spanish. The internal structure of this report is divided into three parts. Firstly, the socio-educational context and the school where the internship took place are introduced. Then, some of the main concepts will be presented and discussed – the image, critical thinking and visual literacy –, alongside with the importance of using visual materials in the classroom, which constitutes the monographic topic of this work. The third section provides a description of the pedagogical practice and a critical reflection on the activities put into practice during the period of internship. The supervised pedagogical practice included a wide range of activities using visual tools and gave evidence of the soundness of the theoretical arguments previously discussed. For the creation and execution of the visual resources used during the supervised teaching practice, a number of factors were taken into account, such as the students'levels of schooling and age range, the purposes served by the visual aids, the contents to be addressed and some criteria implicit in the selection and the quality of materials.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês apresentado à Faculdade de Letras
URI: http://hdl.handle.net/10316/85605
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatorio_Estagio_LinaSantos.pdf2.72 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

370
checked on Nov 28, 2022

Download(s) 50

376
checked on Nov 28, 2022

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons