Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/85551
Title: JUNTAS E SOZINHAS Estudo de Casos Múltiplos de Mulheres Líderes de Organizações Educativas
Other Titles: TOGETHER AND ALONE A Multiple Case Study of Women in School Leaderhip
Authors: Santos, Rosa Maria Loureiro de Oliveira Costa 
Orientador: Vieira, Cristina Maria Coimbra
Keywords: Liderança; Género; Organizações Educativas; Estereótipos e Papéis Sociais; Igualdade de Género; Leadership; Gender; Educational Organisations; Stereotypes and Social Roles; Gender Equality
Issue Date: 13-Sep-2018
Serial title, monograph or event: JUNTAS E SOZINHAS Estudo de Casos Múltiplos de Mulheres Líderes de Organizações Educativas
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: Neste trabalho apresenta-se um estudo sobre o exercício da liderança por parte de mulheres no campo da gestão educacional. Esta dissertação foi realizada no âmbito do Mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.A investigação dá a conhecer as perceções e motivações de quatro mulheres líderes de organizações educativas no exercício da função, confrontadas com a baixa representatividade do sexo feminino nos cargos de liderança escolar, questões de sexo/género, e estilos de liderança, entre outras. Pretende-se compreender de que forma estes e outros fatores intervêm na formação da sua identidade profissional, ouvindo-as em discurso direto.Partindo das disparidades reveladas pelos indicadores estatísticos desagregados por sexo, relativos à liderança de organizações educativas portuguesas no ano letivo de 2017/2018, foi nossa intenção dar voz a mulheres que eram diretoras de escolas públicas. Nesta sequência foi desenvolvido um estudo de casos múltiplos com quatro mulheres que se disponibilizaram para participar, tendo-se recorrido à entrevista semiestruturada como técnica preferencial de recolha de dados. Procura-se compreender o modo como as mulheres entrevistadas percecionam o exercício da liderança enquanto profissionais, a partir das narrativas sobre as suas experiências pessoais, em lugares de direção no campo da educação. As entrevistas foram posteriormente sujeitas a uma análise de conteúdo para fins de interpretação.Os dados fornecem uma visão sobre a motivação das mulheres em se tornarem diretoras de estabelecimentos públicos de ensino, as razões para a subrepresentação, as variações nos estilos de liderança como parte de sua identidade, as dificuldades que enfrentam na identificação de uma posição de topo e as diferentes maneiras de aumentar o seu envolvimento neste campo de ação.Todas as participantes evidenciaram discursos de construção de identidades profissionais apoiadas em estereótipos e papéis sociais ligados ao género, enquanto construções sociais que emergem das relações interpessoais e institucionais que se vão estabelecendo ao longo da vida.A partir do estudo efetuado são deixadas reflexões para a intervenção, tendo em vista a promoção do exercício da liderança pelo sexo feminino, em consonância com as políticas públicas nacionais e internacionais atuais, para a promoção da igualdade de género.
The present master thesis is a study on the leadership exercise by women in the field of educational management. This dissertation emerges as the concluding work of the course Master in Vocational Management and Educational Administration, by the Faculty of Psychology and Educational Sciences, of the University of Coimbra.The research presents the perceptions and motivations of four women leaders of educational organizations in the performance of their duties, confronted with the low representation of women in school leadership positions, sex / gender issues, and leadership styles, among others. It is intended to understand how these and other factors intervene in the formation of their professional identity, by giving them the opportunity to express their views at first hand.Based on the disparities revealed by the statistical indicators disaggregated by sex, regarding the leadership of Portuguese educational organisations in the academic year 2017/2018, it was our intention to give voice to women who were directors of public schools. Following this evidence, a multiple case study was developed with four women who showed themselves available to take part in the study, using the semistructured interview as the preferred data collection technique. It is sought to understand how the interviewed women perceive the exercise of leadership in their professional field, working from the narratives about their personal experiences, as educational principals. The interviews were later subjected to a content analysis scrutiny for interpretational purposes.The data provide an insight into women's motivation to become heads of public educational institutions, reasons for underrepresentation, variations in leadership styles as part of their identity, the difficulties they face in identifying a leadership position, and the different ways to increase their involvement in this field of action.All the participants presented speeches where the construction of professional identities is based on gender stereotypes and social roles, as social constructions that emerge from the interpersonal and institutional relationships that are established throughout life.Based on the present dissertation, some insights are presented as a form of future intervention, bearing in mind the promotion of female leadership, in line with the current national and international public policies, for the promotion of gender equality.
Description: Dissertação de Mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/85551
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
ROSA_LOUREIRO_versao_final_13-09-18.pdf1.86 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

473
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

475
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons