Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/85547
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLopes, Ana Cristina Macário-
dc.contributor.authorPratas, Sara Alexandra Pinto-
dc.date.accessioned2019-03-18T23:31:20Z-
dc.date.available2019-03-18T23:31:20Z-
dc.date.issued2017-07-10-
dc.date.submitted2019-03-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/85547-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS) apresentada à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractAbordar as Formas de Tratamento [ FT ] em Português Europeu Contemporâneo [ PEC ], implica refletir sobre uma das questões mais complexas da Língua Portuguesa e que, portanto, mais dúvidas coloca a aprendentes de Português como Língua Não Materna [ PLNM ]. A maior parte destes discentes pretende aprender português pelo prazer e interesse de poderem comunicar. Assim, e, tendo em conta o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas [ QECRL ] ( 2001 ), atribui-se um papel de destaque ao desenvolvimento da competência comunicativa, sem com isto desvalorizar a aquisição de outras que com ela interagem. Para um aprendente não nativo não basta conhecer as FT em PEC. O desafio não é tanto de natureza léxico-gramatical, mas antes de natureza pragmática. Ele só conseguirá selecionar a FT correta caso considere outros fatores que participam direta e/ou indiretamente no processo comunicativo. Sensíveis a essa dificuldade, propomos um conjunto de materiais didáticos suscetíveis de desenvolverem a proficiência comunicativa dos aprendentes, de modo a que possam fazer da língua um instrumento de integração. A aprendizagem de uma língua é sempre mais eficiente quando se aposta no contacto com situações / materiais autênticos, privilegiando-se uma relação equilibrada entre aprendizagem formal que envolva uma vertente metalinguística e aprendizagem baseada em práticas diversificadas de língua, na oralidade e na escrita.por
dc.description.abstractThe Forms of Address [ FA ] in Contemporary European Portuguese [ CEP ] is one of the most complex issues of the Portuguese Language, and one that raises more doubts, not only to native speakers but even more so to learners of Portuguese as a non-native language.Most of these learners intend to learn Portuguese for both the pleasure and interest of being able to communicate. Thus, and according to the Common European Framework of Reference for Languages [ CEFRL ] ( 2001 ), a prominent role is attributed to the development of communicative competence, without this devaluing the acquisition of other language competences that work with it. For a non-native learner, it is not enough to know the FA in CEP. The challenge is not so much of a lexical-grammatical nature, but rather of a pragmatic nature. He will only be able to select the correct FA if he considers other factors that directly and/or indirectly participate in the communicative process. Aware of this difficulty, we propose a set of didactic materials which aim to develop the communicative proficiency of learners, so that they can make the language an instrument of integration. The learning of a language is always more efficient when we have reliable resources based on authentic situations / materials, thus ensuring a balanced relationship between formal learning that includes a metalinguistic aspect and learning based on diversified practices of language, orality and writing.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectFormas de tratamentopor
dc.subjectDêixispor
dc.subjectPortuguês Língua Não Materna (PLNM)por
dc.subjectDidática de Português Língua Não Maternapor
dc.subjectCompetência Comunicativapor
dc.subjectForms of addresseng
dc.subjectDêixiseng
dc.subjectPortuguese as a non-native languageeng
dc.subjectDidactic of Portuguese as a non-native languageeng
dc.subjectCommunicative competenceeng
dc.titleAs formas de tratamento e o ensino de português como língua não maternapor
dc.title.alternativeTHE FORMS OF ADDRESS AND THE TEACHING OF PORTUGUESE AS A NON-NATIVE LANGUAGEeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Letras-
degois.publication.titleAS FORMAS DE TRATAMENTO E O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA NÃO MATERNApor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202043827-
thesis.degree.disciplineLíngua e Literatura Materna-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS)-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorPratas, Sara Alexandra Pinto::0000-0002-6381-6061-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriMartins, Cristina dos Santos Pereira-
uc.degree.elementojuriLopes, Ana Cristina Macário-
uc.degree.elementojuriRodrigues, Maria da Conceição Carapinha-
uc.contributor.advisorLopes, Ana Cristina Macário-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.deptFaculty of Arts and Humanities-
crisitem.advisor.researchunitCELGA-ILTEC – Research Centre for General and Applied Linguistics-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-4165-6551-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertacao_SaraPratas_Jul2017.pdf3.64 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

586
checked on Jun 4, 2024

Download(s) 5

24,283
checked on Jun 4, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons