Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/85542
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBorges, Maria Graciete Nunes Pinto Franco-
dc.contributor.authorTeles, Ana Rita Rondão Ribeiro-
dc.date.accessioned2019-03-18T23:31:16Z-
dc.date.available2019-03-18T23:31:16Z-
dc.date.issued2018-02-27-
dc.date.submitted2019-03-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/85542-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractA presente investigação propõe-se a analisar a relação entre as variáveis-alvo Emoções de Realização, Confiança Interpessoal no colega mais próximo, Satisfação com a vida e a construção identitária, atendendo aos níveis de exploração e de compromisso. Este trabalho pretende igualmente contribuir para a implementação das qualidades psicométricas da adaptação portuguesa (Franco-Borges, 2014) do Academic Emotions Questionnaire – AEQ (Pekrun, Goetz & Perry, 2005), através do estudo da sua fiabilidade, bem como analisar o papel das emoções de realização na confiança interpessoal e na construção identitária de estudantes do Ensino Superior português. Foram utilizados as versões portuguesas dos seguintes instrumentos: 1) Questionário Sociobiográfico; 2) Adult Specific Trust Scale (Rotenberg et al., 2010) - Escala de Confiança Interpessoal (Vale-Dias & Franco-Borges, 2014); 3) Academic Emotional Questionnaire – AEQ (Pekrun, Goetz & Perry, 2005) – Questionário das Emoções experienciadas na sala de aula (Franco-Borges, 2014); 4) Questionário para Avaliação do Padrão Individual de Realização de Projetos - PIP-GIDS – versão B (destinada a estudantes do Ensino Superior) - versão abreviada (Franco-Borges, 2017) do questionário Groningen Identity Development - GIDS (Bosma,1985) e 5) a Escala de Satisfação com a vida (Simões, 1992) adaptação portuguesa da Satisfaction With Life Scale-SWLS (Diener et al.,1985). A amostra do presente estudo é composta por 152 sujeitos com idades compreendidas entre os 17 e os 35 anos, sendo 86,2% do sexo feminino e 13,8% do sexo masculino.por
dc.description.abstractThe role of achievement emotions, interpersonal trust, and life satisfaction on identity construction. The present research aims to analyze the relationship between the target variables Academic Achievement Emotions, Interpersonal Trust in the closest colleague, Satisfaction with life and identity status, considering the identity exploration and commitment levels, contribuying to the psychometric qualities improvement of the Portuguese scales’versions near Portuguese students enrolled in Higher Education. The following instruments were used: 1) a Sociobiographical Questionnaire, 2) a Portuguese version of the Adult Specific Trust Scale (Rotenberg et al., 2010) - portuguese version (Vale-Dias & Franco-Borges, 2014); 3) the portuguese version (Franco-Borges, 2014) of the Academic Emotional Questionnaire - AEQ (Pekrun, Goetz & Perry, 2005) – Scale for measure Emotions Experienced in the Classroom - version B (for students of Higher Education)- 4) portuguese short version (Franco-Borges, 2017) of the Groningen Identity Development - GIDS (Bosma, 1985) and 5) portuguese adaptation (Simões, 1992) of the Satisfaction with life scale (Diener et al., 1985). The sample covered 152 subjects, aged between 17 and 35 years, with 86.2% being female and 13.8% male. Key Words: Achievement emotions; interpersonal trust; Identity; Life satisfaction.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
dc.subjectEmoções de Realizaçãopor
dc.subjectConfiança Interpessoalpor
dc.subjectSatisfação com a vidapor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectAchievement emotionseng
dc.subjectInterpersonal trusteng
dc.subjectLife satisfactioneng
dc.subjectIdentityeng
dc.titleO papel das emoções de realização, da confiança interpessoal e da satisfação com a vida na construção identitária de estudantes do Ensino Superiorpor
dc.title.alternativeThe role of achievement emotions, interpersonal trust, and life satisfaction on identity constructioneng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleO papel das emoções de realização, da confiança interpessoal e da satisfação com a vida na construção identitária de estudantes do Ensino Superiorpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202194132-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Psicologia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorTeles, Ana Rita Rondão Ribeiro::0000-0001-6012-1769-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriDias, Maria da Luz Bernardes Rodrigues Vale-
uc.degree.elementojuriBorges, Maria Graciete Nunes Pinto Franco-
uc.degree.elementojuriPaixão, Maria Paula Barbas de Albuquerque-
uc.contributor.advisorBorges, Maria Graciete Nunes Pinto Franco-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.deptFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.researchunitIPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-9543-4842-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Versão_Final_Ana_Teles_2018_4.0.pdf686.64 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

547
checked on May 7, 2024

Download(s) 50

459
checked on May 7, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons