Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/85537
Title: Intervenção socioeducativa com crianças, jovens e famílias: os desafios de um Mestre em Ciências da Educação numa resposta tipo CAFAP
Other Titles: Socioeducative intervention with chlidren, youth and families: the challenges of a Master of Education Sciences at a CAFAP
Authors: Amorim, Stéphanie de 
Orientador: Gaspar, Maria Filomena Ribeiro Fonseca
Keywords: Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP); Famílias Multidesafiadas; Educação Parental; Parentalidade Positiva; Competências Sociais e Emocionais; Center for Family Support and Parental Counseling (CAFAP); Multi-challenged Families; Parental Education; Positive Parenting; Social and Emotional Competences
Issue Date: 26-Jul-2018
Serial title, monograph or event: Intervenção socioeducativa com crianças, jovens e famílias: os desafios de um Mestre em Ciências da Educação numa resposta tipo CAFAP
Place of publication or event: Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental da Associação Integrar
Abstract: As famílias multidesafiadas enfrentam, ao longo do seu percurso de vida, múltiplos desafios, bem como condições de considerável desfavorecimento que, consequentemente, dificultam a sua adaptação e desenvolvimento positivo. Os múltiplos riscos a que estão expostas podem converter-se em perigos para as crianças e jovens, resultando na sua sinalização ao sistema de promoção e proteção.O presente relatório, intitulado “Intervenção Socioeducativa com Crianças, Jovens e Famílias: os desafios de um Mestre em Ciências da Educação numa resposta tipo CAFAP”, dá conta das atividades desenvolvidas, no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, no Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) da Associação Integrar de Coimbra.No CAFAP foram acompanhadas famílias multidesafiadas com crianças e jovens em situação de risco psicossocial. Neste contexto, as atividades de estágio consistiram, essencialmente, na promoção de competências sociais e emocionais e de resolução de problemas de crianças e adolescentes, bem como na promoção de competências parentais, através do desenvolvimento de ações de treino de competências.Ao longo do presente relatório destacamos a importância do papel colaborativo do profissional, assim como a importância da intervenção em Educação Parental como um bom contributo para modificar práticas parentais ineficazes, contribuindo para o exercício de uma parentalidade cada vez mais positiva, a fim de se promover o pleno desenvolvimento das crianças, sobretudo das que se encontram em situações risco psicossocial.
Multi-challenged families face, throughout their lives, multiple challenges and conditions of significant disadvantage, which constrain their adaptation and positive development. The multiples risks to which they are exposed may convert into dangers to children and adolescents and lead to their referral to the child protection system.This report, entitled “Socioeducative intervention with Chlidren, Youth and Families: the challenges of a Master of Education Sciences at a CAFAP”, refers to the activities developed within the scope of the curricular internship, to obtain the Master’s degree in Education Sciences by the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Coimbra, at the Center for Family Support and Parental Counseling (CAFAP) of Associação Integrar in Coimbra.At the CAFAP we followed multi-challenged families with children and adolescentes in situations of psychosocial risk. In this context, the internship activities consisted mainly in the promotion of social and emotional skills and problem solving competences with children and adolescentes. Besides that, with the parents, we intended to promote parental skills, through the development of parental skills training programs.Throughout this report, we highlight the importance of the professional's collaborative role as well as the importance of intervention in Parental Education as a good contribution to change negative parenting educational practices, in order to contribute to a positive parenting and to the full development of children, especially those in situations of psychosocial risk.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/85537
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
RELATÓRIO STÉPHANIE FINAL - CORRETO.pdf2.98 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons