Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/85536
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dc.contributor.advisorSimões, Rita Joana Basílio de-
dc.contributor.authorCavaleiro, Cátia Filipa Fonseca-
dc.date.accessioned2019-03-18T23:30:21Z-
dc.date.available2019-03-18T23:30:21Z-
dc.date.issued2017-10-31-
dc.date.submitted2019-03-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/85536-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractResumo - As transformações tecnológicas que decorreram nas últimas décadas alteraram profundamente a nossa forma de comunicar em sociedade, e consequentemente a forma de se fazer jornalismo. Longe vai o tempo em que tínhamos de comprar um jornal para ficar a par do que se passava no mundo. Atualmente, basta estar conectado à Internet e ter um computador, smartphone ou tablet à mão. Os jornalistas cedo se inteiraram das inúmeras potencialidades que a Internet tinha para oferecer, criaram primeiro sites noticiosos e uns anos mais tarde estavam nas redes sociais, junto da sua audiência. Embora a presença dos jornalistas nestas plataformas tenha os seus aspetos positivos, ela também foi propícia ao aparecimento de novos problemas éticos para os media. Este trabalho aborda os desafios éticos que têm sido objeto de discussão de investigadores e especialistas do Jornalismo e dos media. Os objetivos são: 1) entender como é que os jornalistas portugueses utilizam as redes sociais; 2) identificar problemas éticos olhando para as soluções que já existem noutros países. Na parte empírica da investigação são analisadas entrevistas a informantes-chave, tendo em conta o local onde decorreu o estágio que está na génese deste estudo e alguns códigos de conduta para as redes sociais em vigor na Europa.Da análise dos resultados obtidos é possível concluir que há uma consciência com diversas questões éticas, embora as soluções não abundem. Palavras-chave: webjornalismo; desafios éticos; redes sociais; jornalistas portugueses.por
dc.description.abstractAbstract - The technological transformations that have taken place in recent decades have profoundly changed the way we communicate as a society, and consequently the way journalism is conducted. Long gone is the time when we had to buy a newspaper to know what was happening in the world. Currently, all it takes is to be connected 1to the internet and have a computer, a smartphone, or a tablet close by. Journalists quickly became aware of the many potentialities that the Internet had to offer: first they created news sites, and years later they were into the social networks, close to their audience. Although the presence of journalists on these platforms has perhaps been positive, it has also led to the emergence of new ethical problems for the media.This paper addresses the challenges that have been subject to discussion by researchers and specialists in Journalism and Media. The objectives are: 1) to understand how Portuguese journalists use social networks; 2) identify ethical problems by looking at solutions that already exist in other countries. In the empirical part of the research, interviews with key informants were analyzed. It was also taken into account the newspaper where the internship took place, that was in the genesis of this study, as well as some codes of conduct for the social networks in Europe.From the analysis of the results we can conclude that exists an awareness with various ethical questions, although there are not many solutions. Key-words: webjournalism; ethical challenges; social networks; portuguese journalists.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectwebjornalismopor
dc.subjectdesafios éticospor
dc.subjectredes sociaispor
dc.subjectjornalistas portuguesespor
dc.subjectwebjournalismeng
dc.subjectethical challengeseng
dc.subjectsocial networkseng
dc.subjectportuguese journalistseng
dc.titleOs novos desafios éticos dos ciberjornalistas portugueses nas redes sociaispor
dc.title.alternativeThe new ethical challenges of the portuguese cyberjournalists in the social networkseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationExpresso-
degois.publication.titleOs novos desafios éticos dos ciberjornalistas portugueses nas redes sociaispor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202042782-
thesis.degree.disciplineInformação e Jornalismo-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Jornalismo e Comunicação-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorCavaleiro, Cátia Filipa Fonseca::0000-0002-4284-8347-
uc.degree.classification15-
uc.degree.presidentejuriSilva, João José Figueira da-
uc.degree.elementojuriSimões, Rita Joana Basílio de-
uc.degree.elementojuriSantos, Sílvio Manuel Rodrigues Correia dos-
uc.contributor.advisorSimões, Rita Joana Basílio de::0000-0001-6356-6042-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-6356-6042-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
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