Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/85535
Title: A abordagem CLIL no ensino-aprendizagem de Português e Inglês
Other Titles: The CLIL approach in teaching and learning Portuguese and English
Authors: Costa, Berta José Fernandes 
Orientador: Tavares, Maria Teresa de Castro Mourinho
Keywords: Métodos de ensino de línguas; Inglês; Português; Aprendizagem Integrada de Língua e Conteúdo (AILC); Os Lusíadas; Language Teaching Methods; English; Portuguese; Content and Language Integrated Learning (CLIL); The Lusiads
Issue Date: 7-Jul-2017
Serial title, monograph or event: A abordagem CLIL no ensino-aprendizagem de Português e Inglês
Place of publication or event: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Abstract: Este relatório apresenta, numa 1ª parte, uma descrição e reflexão crítica sobre o meu percurso académico e profissional, salientando os desafios que, ao longo dos anos, levaram ao meu envolvimento em projetos e atividades pedagógico-didáticas marcadas pela experimentação e inovação. É neste contexto que surge o projeto de implementação da metodologia CLIL que descrevo na 2ª parte deste relatório. Content and Language Integrated Learning (CLIL), enquanto abordagem alternativa ao processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira, tem-se disseminado amplamente, um pouco por todo o mundo, e em particular na Europa, nas últimas décadas. Em Portugal a implementação desta metodologia encontra-se ainda numa fase embrionária, pois é pouco promovida e utilizada nas escolas, não sendo, ao mesmo tempo, reconhecida a sua relevância enquanto abordagem educativa. Este estudo enfatiza a importância da implementação desta metodologia através da descrição e análise dos resultados de uma experiência levada a cabo com uma turma de 9º ano de escolaridade do Ensino Básico, que aliou a aprendizagem de Inglês e de Português, nomeadamente do episódio “A Castro” d’Os Lusíadas. A concretização deste projeto pretendia analisar diferentes factores como o contexto educativo, a implementação efetiva e seus princípios base, a promoção do desenvolvimento das competências linguísticas dos/as alunos/as e a sua motivação face a uma nova prática educativa. Os resultados deste estudo apontam para o elevado potencial da aplicação desta metodologia, o qual não se esgota na aprendizagem da língua, pois também se observaram benefícios ao nível do processo de ensino-aprendizagem de conteúdos da área de especialidade.
This report presents, in the first part, a description and critical reflection on my academic and professional career, highlighting the challenges that, over the years, have led to my involvement in pedagogical-didactic projects and activities marked by experimentation and innovation. In this context I describe in the second part of the report the implementation of a CLIL methodology project. As an alternative approach to teaching and learning a foreign language, Content and Language Integrated Learning (CLIL) has enjoyed widespread dissemination throughout the world, and in particular in Europe, in recent decades. In Portugal the implementation of this methodology is still at an embryonic stage, since its benefits as an educational approach have not yet been recognized. This study emphasizes the importance of the implementation of this methodology by presenting the results of an experiment carried out with a group of 9th grade school students, which associated the learning English and Portuguese, focusing specifically on the episode "A Castro" in The Lusiads. The aim of the project was to analyse different factors such as the implementation context, the actual implementation and its basic principles, the promotion of the development of students’ language skills, and their motivation towards a new educational practice. The results of this study point to the high potential of the implementation of this methodology, which has clear benefits not only in language learning but also at the level of teaching and learning content in the subject area.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/85535
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Berta Costa.pdf3.4 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

708
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

542
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons