Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/85503
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dc.contributor.advisorReis, Carlos Francisco de Sousa-
dc.contributor.advisorAlcoforado, Joaquim Luis Medeiros-
dc.contributor.authorFerreira, Viviana da Silva-
dc.date.accessioned2019-03-18T23:27:39Z-
dc.date.available2019-03-18T23:27:39Z-
dc.date.issued2018-07-20-
dc.date.submitted2019-03-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/85503-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractLife teaches us much of what we know personally and professionally, which makes the significance of the Recognition, Validation and Certification of Skills process prominent as an asset for a large part of the Portuguese population that, for various reasons, didn’t have access to education and training at the time they needed it. Adult education/training and the recognition of knowledge and skills acquired is essential for human promotion in the world of work, allowing for free school/professional certification, thus being the main commitment of the Qualifica Centres. Since we live in the society of knowledge, where learning comes forth/emerges associated with economic growth and global development, the qualification of workers in a Lifelong Learning perspective is urgent so they can keep up with the constant changes in the labour market. The Recognition, Validation and Certification of Skills process is clearly one of the answers to this reality and must be publicised to the population. That was the purpose of my intervention at the Águeda Qualifica Centre of Professional Training Service throughout my internship. The report presented aims to describe the work carried out during the curricular internship at the Águeda Professional Training Service – Employment and Professional/Vocational Training Institute, P.I.., incorporated in the area of Training Organisation and Management, under the scope of the Master’s Degree in Training Management and Educational Administration, of the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra. Firstly, this report puts forward the institutional framework of the internship, characterising its development and explaining how it is part of a student’s journey when obtaining a Master’s Degree in Training Management and Educational Administration. Next, there is the presentation and characterisation of the accommodating institution - Águeda Professional Training Service. Lastly, the theoretical framework of the internship is provided, as well as a detailed and reflexive description of all of the activities accomplished throughout the year.eng
dc.description.abstractA vida ensina-nos muito daquilo que sabemos pessoal e profissionalmente, o que releva o sentido do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, tornando-o uma mais valia para grande parte da população portuguesa que, por variados motivos, não teve acesso à educação e formação na altura que precisava. A formação de adultos e o reconhecimento de adquiridos é fundamental para a valorização humana no mundo laboral permitindo a certificação escolar e/ou profissional sem custos, sendo esta a grande aposta dos Centros Qualifica.Visto que se vive na Sociedade do Conhecimento, onde a aprendizagem surge associada ao crescimento económico e ao desenvolvimento global, urge a qualificação de trabalhadores numa perspetiva Lifelong Learning para que acompanhem as constantes mudanças do mercado de trabalho. O processo de Reconhecimento, Certificação e Validação de Competências é, claramente, uma das respostas a esta realidade e necessita de ser divulgada junto da população. Foi neste sentido que tentei intervir no Centro Qualifica do Serviço de Formação Profissional de Águeda no decorrer do estágio. O presente relatório, pretende descrever o trabalho desenvolvido ao longo do estágio curricular efetuado no Serviço de Formação Profissional de Águeda - Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. -, inserido na área de Organização e Gestão da Formação, no âmbito do segundo ano do Mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Este relatório começa pelo contexto institucional do estágio, onde se caracteriza o seu desenvolvimento e o seu enquadramento no percurso de um aluno do Mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional. Segue-se a apresentação e caracterização da instituição acolhedora – o Serviço de Formação Profissional de Águeda. Por fim enquadram-se teoricamente este estágio e todas as atividades nele desenvolvidas descritas de forma pormenorizada e reflexiva.por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectGestão da formaçãopor
dc.subjectReconhecimento, Validação e Certificação de Competênciaspor
dc.subjectFormação profissionalpor
dc.subjectCentro Qualificapor
dc.subjectLifelong Learningpor
dc.subjectTraining Managementeng
dc.subjectRecognition, Validation and Certification of Skillseng
dc.subjectProfessional Trainingeng
dc.subjectQualifica Centreseng
dc.subjectLifelong Learningeng
dc.titleO que a vida nos ensina: Valorizar o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competênciaspor
dc.title.alternativeWhat life teaches us: Value the process of Recognition, Validation and Certification of Skillseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationServiço de Formação Profissional de Águeda - Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P.-
degois.publication.titleO que a vida nos ensina: Valorizar o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competênciaspor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202195848-
thesis.degree.disciplineCiências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorFerreira, Viviana da Silva::0000-0002-1918-4730-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriSeixas, Ana Maria Magalhães Teixeira-
uc.degree.elementojuriReis, Carlos Francisco de Sousa-
uc.degree.elementojuriBarbosa, Márcia Regina-
uc.contributor.advisorReis, Carlos Francisco de Sousa::0000-0002-9675-3810-
uc.contributor.advisorAlcoforado, Joaquim Luis Medeiros-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-9675-3810-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-4425-7011-
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UC - Dissertações de Mestrado
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