Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/85485
Title: A formação inicial e contínua de professores
Other Titles: Inicial and Continuous Theacher Training
Authors: Sousa, Adriana Gonçalves Pereira de 
Orientador: Silva, Maria Helena Lopes Damião
Keywords: Formação de professores; Formação inicial; Formação contínua; Supervisão Pedagógica; Centros de Formação de Associação de Escolas; Teacher Training; Initial Formation; Continuous Formation; Pedagogical Supervision; Schools Association Training Centers
Issue Date: 28-Feb-2018
Serial title, monograph or event: A formação inicial e contínua de professores
Place of publication or event: Nova Ágora - Coimbra
Abstract: O presente relatório – Formação de Professores – enquadra e descreve as atividades que concretizámos no âmbito do Estágio em Ciências da Educação, no ano letivo de 2016/2017, para obtenção do grau de Mestre, na área de Ciências da Educação na Facul dade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.O estágio foi então realizado na vertente da Formação contínua no Centro de Formação de Associação de Escolas - Nova Ágora.De acordo com a especificidade do contexto em que nos inserimos, surgiram oportunidades de observação de formações, pesquisa de formações com base no Programa Operacional Capital Humano (programas de financiamento de formações) e visionamento, perceção e utilização de meios de gestão do Centro de Formação de Associação de Escolas. Podemos assim organizar e orientar o trabalho relativo às atas da Comissão pedagógica do Centro, construir um questionário de avaliação da ação formativa, analisar e corrigir a ultima revista do centro e construir planos de ação de formação.De maneira a fundamentar todo esse trabalho, foi feita uma revisão da literatura incidindo na história da formação em Portugal, na formação inicial, contínua e uma breve contextualização da formação especializada, assim como como foi introduzido o tema da supervisão pedagógica com base numa proposta de formação feita posteriormente. Analisou-se ainda documentos normativo-legais, que enquadram tanto a formação inicial como a contínua e também os Centros de Formação de Associação de Escolas em Portugal.Como resultado do estágio entendemos ter conseguido aprofundar e adquirir competências profissionais especializadas na área da formação de professores diretamente ligadas à planificação, implementação e avaliação de ações de formação no âmbito da formação contínua.
The following Report - Teacher Training - frames and describes the Activities we carried out in the context of the Educational Sciences Internship in the Academic Year 2016/2017 for the Master Degrees Achievement in the field of the Educational Sciences at the College of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra.The Internship was accomplished in the field of Continuing Education at the School Association Training Center - Nova Ágora.According to the specificity of the context in which we worked in, the opportunities emerged to observe the training, to research training based on the Human Capital Operational Program (training programs) and to visualize, perceive and use managerial resources of the School Association Training Center. We could organize and guide the work related to the Minutes of the Center's pedagogical committee, set up a Questionnaire to the Training Action Evaluation, analyze and correct the Center's latest Magazine and build Training Action Plans.In order to base all this work, a review of the Literature was done, focusing on the Training History in Portugal, Initial and Continuous Training and a succinct contextualization of specialized training, as well an introduction to Pedagogical Supervision based on a posteriorly Training Proposal. Legal-normative Documents were also analyzed, which include both Initial and Continuous training and also the Schools Association Training Centers in Portugal.As a result of the Internship, we where able to understand, and go deep, and acquire specialized professional skills in the area of Teacher Training directly linked to the Planning, Implementation and Training Actions Evaluation in the context of Continuous Training
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/85485
Rights: closedAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat Login
Adriana._Sousa.pdf2.53 MBAdobe PDF    Request a copy
Show full item record

Page view(s) 50

447
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

290
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons