Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/85457
Title: A etimologia no desenvolvimento lexical: propostas didáticas nas aulas de Português e de Latim
Other Titles: The etymology in lexical development: didactic proposals in Portuguese an Latin Classes
Authors: Costa, Liliana Vilela da 
Orientador: Machado, Ana Maria Silva
Keywords: Etimologia; Competência lexical; Ensino de Latim; Ensino de Português; Enriquecimento de vocabulário; Etymology; Lexical competence; Teaching Latin; Teaching Portuguese; Vocabulary enrichment
Issue Date: 31-Oct-2017
Serial title, monograph or event: A etimologia no desenvolvimento lexical: propostas didáticas nas aulas de Português e de Latim
Place of publication or event: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Abstract: A competência lexical assume um papel fulcral no desenvolvimento de outras competências tais como a compreensão e a produção oral e escrita. Os hábitos de leitura e a interação social que os indivíduos experimentam ao longo da vida podem ajudar na ampliação e diversificação do léxico, contudo, por vezes, é necessária uma intervenção pedagógica em contexto de aula. Então, cabe ao professor de línguas a aplicação de estratégias didáticas que permitam o enriquecimento vocabular dos discentes, podendo, desta forma, recorrer-se ao ensino explícito de palavras, levando o aluno a observar a sua estrutura interna. O presente trabalho propõe a reflexão sobre os elementos greco-latinos nas palavras portuguesas como recurso didático para aquisição de vocabulário nas aulas de Português e de Latim, para além da consciencialização dos alunos para herança das línguas clássicas na língua portuguesa.Assim, são apresentadas as atividades realizadas em ambas as disciplinas, Português e Latim, em contexto de prática pedagógica supervisionada, bem como são apresentadas outras propostas didáticas, que mesmo não tendo sido concretizadas por imposição do cumprimento do programa, futuramente poderão ser utilizadas em sala de aula. No final deste trabalho é, então, aferida a eficácia da aplicação do tema deste relatório ao longo do ano letivo, bem como são analisados os dados de um inquérito que visou auscultar os alunos acerca da forma como ultrapassam as suas dificuldades quando se deparam com uma palavra desconhecida, a sua curiosidade sobre a história das palavras e a importância que eles atribuem ao estudo da etimologia.
Lexical competence plays a key role in the development of other competences such as comprehension and oral and written production. Reading habits and social interaction that individuals experience throughout life can help in the expansion and diversification of the lexicon, however, sometimes a pedagogical intervention is necessary in class context. Therefore, it is up to the language teacher to apply didactic strategies that allow the students to enrich their vocabulary, thus making explicit the teaching of words, leading the student to observe their internal structure.The present work proposes the reflection on the Greco-Latin elements in the Portuguese words as a didactic resource for acquiring vocabulary in Portuguese and Latin classes, in addition to the students' awareness of the inheritance of the classical languages ​​in the Portuguese language.Thus, we present the activities carried out in both disciplines, Portuguese and Latin, in the context of a supervised pedagogical practice, as well as other didactic proposals that, even though they were not implemented due to compliance with the program, may be used in the future of class.At the end of this paper, the effectiveness of the application of the theme of this report throughout the school year is evaluated, as well as the data from a survey that aims to listen to the students about how they overcome their difficulties when faced with a unknown word, their curiosity about the history of words and the importance they attach to the study of etymology.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Latim no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/85457
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
LilianaCosta_VersãoFinal.pdf6.56 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

572
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 20

1,894
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons