Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/85435
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorReis, Carlos Francisco de Sousa-
dc.contributor.authorMelo, Ana Filipa Moreira-
dc.date.accessioned2019-03-18T23:21:42Z-
dc.date.available2019-03-18T23:21:42Z-
dc.date.issued2018-07-30-
dc.date.submitted2019-03-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/85435-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractEste relatório pretende descrever o estágio curricular realizado na Casa Abrigo Padre Américo (CAPA), valência da Venerável Ordem Terceira da Penitência de São Francisco da Cidade de Coimbra, para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.O presente documento descreve e transmite a visão, missão e valores da CAPA que se assume como entidade acolhedora do estágio e valência da Venerável Ordem Terceira, que também se carateriza genericamente. Faz-se referência à natureza do público-alvo, considerando os temas da exclusão e inclusão social, da pobreza e também da intervenção educativa, no contexto institucional. O documento, apresenta ainda as atividades desenvolvidas e os projetos implementados, pela estagiária, a sua fundamentação, os seus objetivos, recursos utilizados e respetiva avaliação. No intuito de intervir de forma positiva, procuramos focar-nos no objetivo principal do desenvolvimento dos conhecimentos, a diferentes níveis, por parte dos utentes. A estagiária levou a cabo uma investigação, onde se desenvolveram os seguintes projetos: “Educação para a Cidadania”, “Educação para a Saúde” e, por último, “Português Funcional – Alfabetização”. Com vista à sua implementação, optou-se pela metodologia de investigação-ação.No término do documento, e em síntese, a autora expõe algumas considerações e reflexões finais sobre o processo de estágio, nomeadamente, os aspetos positivos, os aspetos negativos e o que poderia ser melhorado.por
dc.description.abstractThis report intends to describe the curricular period of training carried through in the Casa Abrigo Padre Américo (CAPA), valency of Venerável Ordem Terceira da Penitência de São Francisco of the City of Coimbra, for attainment of the Master degree in Education Sciences, from the faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Coimbra.The present document describes and transmits the vision, mission and values of CAPA, which was the welcoming entity of the period of training and valency of the Venerável Ordem Terceira and that we also characterized generically. We make a reference to the nature of the target-public, considering the subjects of exclusion and, simultaneous, of social inclusion, due to several conditions. In parallel we present the educative intervention, undertook in the institutional context, namely the developed activities and the implemented projects, by the trainee, the theoretical framework, the stated objectives, resources and respective evaluation. With the intention to intervene in a positive way, we focuses on the main objective for developing, on the different levels, the beneficiaries. The trainee created an Action Research methodology for implementing the following projects: “Citizenship Education”, “Health Education” and, finally, “Functional Portuguese-literacy”.At the end of the document, the author displays a synthesis of some final considerations and reflections on the period of the training process. Nominating, the positive aspects, the shortcomings and what could be improved.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectSem-abrigopor
dc.subjectExclusão e Inclusão Social; Pobrezapor
dc.subjectIntervenção Educativapor
dc.subjectInvestigação-Açãopor
dc.subjectEducação para a Saúde, Cidadania e Alfabetizaçãopor
dc.subjectHomelesseng
dc.subjectExclusion and Social Inclusion; Povertyeng
dc.subjectEducative interventioneng
dc.subjectAction Researcheng
dc.subjectEducation for the Health, Citizenship and language literacyeng
dc.titleProjeto Educativo de Apoio à Reinserção de Sem-abrigopor
dc.title.alternativeEducational Project to Support Homelessness Reinsertioneng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCasa Abrigo Padre Américo-
degois.publication.titleProjeto Educativo de Apoio à Reinserção de Sem-abrigopor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202194019-
thesis.degree.disciplineCiências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorMelo, Ana Filipa Moreira::0000-0001-8146-6168-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriGaspar, Maria Filomena Ribeiro Fonseca-
uc.degree.elementojuriReis, Carlos Francisco de Sousa-
uc.degree.elementojuriPinheiro, Maria Rosário Carvalho Nunes Manteigas Moura-
uc.contributor.advisorReis, Carlos Francisco de Sousa::0000-0002-9675-3810-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.deptFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitCentre for 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-9675-3810-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio 2016-2017 Filipa Melo Final .pdf13.75 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

381
checked on Nov 24, 2020

Download(s) 50

361
checked on Nov 24, 2020

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons