Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/85424
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dc.contributor.advisorSantana, Maria Isabel Jacinto-
dc.contributor.advisorSimões, Mário Manuel Rodrigues-
dc.contributor.advisorFreitas, Sandra Cristina Lopes de-
dc.contributor.authorNeves, Marisa Pedroso de Lima Marta-
dc.date.accessioned2019-03-18T23:20:42Z-
dc.date.available2019-03-18T23:20:42Z-
dc.date.issued2018-09-20-
dc.date.submitted2019-03-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/85424-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractINTRODUÇÃO: O teste da Barragem de Toulouse-Piéron (TP) é um instrumento psicométrico clássico que avalia a atenção seletiva e sustentada, e a velocidade de processamento, sendo igualmente sensível à resistência à fadiga. O teste apresenta três índices principais: Rendimento de trabalho (RT), índice de dispersão (ID) e resultado total (T).OBJECTIVOS: Estudo de validação psicométrica e clínica com pacientes no espectro da Doença de Alzheimer (DA), incluindo um grupo com Défice Cognitivo Ligeiro (DCL) e um grupo com DA ligeira. Exploração das propriedades psicométricas do teste, estabelecimento de pontos de corte e de dados normativos para a população portuguesa. METODOLOGIA: A amostra do Estudo 1 - validação do TP para DCL e DA, é composta por 120 participantes (Grupo Controlo: n=40, Grupo DCL: n=40; Grupo DA: n=40). Os grupos clínicos cumprem os respetivos critérios de diagnóstico internacionais estandardizados. O grupo de controlo (Estudo 1) foi retirado do Estudo 2 (n=234) (elaboração de dados normativos preliminares do TP para a população portuguesa), e é constituído por participantes cognitivamente saudáveis residentes na comunidade.RESULTADOS: A amostra do Estudo 1 apresentou uma média de idades de 71.44 ± 9.53 anos e de 6.66 ± 4.31 anos de escolaridade, sendo 61.7% dos sujeitos do sexo feminino. A pontuação total nos índices do TP difere significativamente entre os três grupos (p<.001: Controlo>DCL>DA) quando controlado o efeito das covariáveis (idade e escolaridade). O tamanho do efeito foi maior para o grupo DA em todos os índices do TP comparativamente ao grupo DCL, isto é: ƞ2 =.54 (TP-RT), ƞ2=.26 (TP-ID) e ƞ2=.20 (TP-T), no grupo com DA. No grupo com DCL: ƞ2 =.17 (TP-RT), ƞ2=.05 (TP-ID) e ƞ2=.18 (TP-T). O TP apresentou boa acuidade diagnóstica para o grupo de DA: para o RT o ponto de corte foi <49 pontos (AUC=0.981), para o ID >26 pontos (AUC=0.921) e para o Total foi de <4 pontos (AUC=0.977). CONCLUSÕES: Os resultados sugerem que o TP é um instrumento psicométrico sensível à presença de défices atencionais nos desempenhos de pacientes com DCL e DA. Os pontos de corte e normas calculadas são de grande utilidade para uso na prática clínica e na investigação.por
dc.description.abstractINTRODUCTION: The Toulouse-Piéron Cancellation Test (TP) is a psychometric tool that assesses selective and sustained attention, as well as processing speed and fatigue resistance. It presents three main indexes: Work Efficiency (WE), Dispersion Index (DI) and Total Result (TR). OBJECTIVES: Clinical validation and psychometric study with patients in the spectrum of Alzheimer’s Disease (AD), including a group with Mild Cognitive Impairment (MCI) and a group with mild AD. Exploratory analysis of its psychometric properties, establishment of discriminant cut-off points and of normative data for the Portuguese population.METHODOLOGY: Study 1 (Validation of the TP for MCI and AD) sample’s is composed by 120 subjects (Control Group (CG): n=40; MCI group: n=40; AD group: n=40). The clinical group fulfil the standard international diagnostic criteria. The CG (Study 1) was selected from the Study 2 (n=234) (preliminary normative data of the TP for the Portuguese population) and is constituted by cognitively healthy community-dwelling subjects. RESULTS: The mean age of the sample was 71.44 ± 9.53 years, the education mean was 6.66 ± 4.31years, and the sample was composed by 61.7% females. The TP total scores significantly differ between three groups (p<.001: Control>MCI>AD), controlling the covariables effect (age and education). The effect sizes were bigger for the AD group comparatively to the MCI’s: ƞ2 =.54 (TP-WE), ƞ2=.26 (TP-DI) e ƞ2=.20 (TP-TR), for the AD group. For the MCI group, ƞ2 =.17 (TP-WE), ƞ2=.05 (TP-DI) e ƞ2=.18 (TP-TR). The TP presented good diagnostic accuracy for AD group. The cut-off point for Work Efficiency (WE) was < 49 points (AUC=0.981), for Dispersion Index (DI) was >26 points (AUC=0.921) and for TR was <4 points (AUC=0.977). CONCLUSIONS: The results showed the sensitivity of the TP to detect attentional deficits in MCI and AD patients, disclosing relevant cut-off points and normative values for use in clinical and research contexts.eng
dc.description.sponsorshipOutro - This project was supported by BIAL Foundation project 2014/495.-
dc.language.isoeng-
dc.rightsembargoedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectatenção sustentadapor
dc.subjectteste de cancelamento de Toulouse e Piéronpor
dc.subjecttestes neuropsicológicospor
dc.subjectDefeito Cognitivo Ligeiropor
dc.subjectDoença de Alzheimerpor
dc.subjectsustained attentioneng
dc.subjectToulouse-Piéron Cancellation Testeng
dc.subjectneuropsychological testseng
dc.subjectMild Cognitive Impairmenteng
dc.subjectAlzheimer's Diseaseeng
dc.titleToulouse-Piéron Cancellation Test: Validation and normalization studies in cognitive declineeng
dc.title.alternativeTeste da Barragem de Toulouse-Piéron : Estudos de validação e normalização no declínio cognitivopor
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleToulouse-Piéron Cancellation Test: Validation and normalization studies in cognitive declineeng
dc.date.embargoEndDate2019-09-20-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2019-09-20*
dc.identifier.tid202195279-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Psicologia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.justificaEmbargoO supra selecionado período de embargamento prende-se com motivos investigacionais, uma vez que se visa a publicação de um artigo científico a partir do presente trabalho.-
uc.contributor.authorNeves, Marisa Pedroso de Lima Marta::0000-0003-4200-9284-
uc.degree.classification19-
uc.date.periodoEmbargo365-
uc.degree.presidentejuriLima, Margarida Maria Batista Mendes Pedroso-
uc.degree.elementojuriVilar, Maria Manuela Pereira-
uc.degree.elementojuriSimões, Mário Manuel Rodrigues-
uc.contributor.advisorSantana, Maria Isabel Jacinto-
uc.contributor.advisorSimões, Mário Manuel Rodrigues-
uc.contributor.advisorFreitas, Sandra Cristina Lopes de-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1en-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.author.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention-
crisitem.author.orcid0000-0003-4200-9284-
crisitem.advisor.researchunitCNC - Center for Neuroscience and Cell Biology-
crisitem.advisor.researchunitCINEICC – Center for Research in Neuropsychology and Cognitive and Behavioural Intervention-
crisitem.advisor.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-8114-9434-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-1311-1338-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-3022-5353-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
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