Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/85418
Title: Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra: Formar dinamicamente para a hospitalidade
Other Titles: School of Hospitality and Tourism of Coimbra: Form dynamically for hospitality
Authors: Godinho, Vanessa Sofia dos Santos 
Orientador: Reis, Carlos Francisco de Sousa
Keywords: Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra; Formação Profissional; Recursos Humanos; Organização e Gestão da Formação; School of Hospitality and Tourism of Coimbra; Professional Training; Human Resources; Organization and Management Training
Issue Date: 18-Oct-2018
Serial title, monograph or event: Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra: Formar dinamicamente para a hospitalidade
Place of publication or event: Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra
Abstract: O presente relatório pretende descrever o trabalho desenvolvido ao longo do Estágio Curricular, realizado na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, para obtenção de grau de Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Coimbra. O estágio curricular enquadra-se na área de Administração e Gestão da Educação e Formação, o que possibilitou a observação e intervenção de práticas profissionais e o conhecimento do papel das Ciências da Educação na área da formação profissional. A formação profissional prepara os jovens e adultos para a vida ativa, ambicionando uma adaptação dinâmica no mundo do trabalho, através da obtenção de conhecimentos e de competências profissionais. Encarando o setor do Turismo e da Hotelaria, como duas atividades económicas de grande relevo e dependentes da qualidade dos recursos humanos, a formação profissional abarca assim, um papel fundamental e emergente, criando um meio estratégico na integração dos indivíduos às necessidades das organizações. A formação pretende ainda, motivar os formandos na aquisição de melhores competências e na maior satisfação no trabalho. O relatório começa por descrever o enquadramento teórico e institucional do estágio, partindo assim, da caraterização do Mestrado em Ciências da Educação e dos objetivos e funções do Estágio Curricular, seguindo-se a constituição e caraterização da instituição. Ainda no primeiro capítulo, apresenta-se uma abordagem teórica, contextualizando o ensino e a formação profissional, associando a importância dos recursos humanos no setor do turismo e da hotelaria, que no fundo são os principais agentes motivadores desta escola. O segundo capítulo é destinado à descrição das atividades desenvolvidas no âmbito da organização e gestão da formação e por último, apresentam-se os Projetos de Intervenção elaborados ao longo do estágio curricular.
This report aims to describe the work developed during the Curricular Internship, held at the School of Hospitality and Tourism of Coimbra, in order to obtain a Master's degree in Educational Sciences from the Faculty of Psychology and Educational Sciences of Coimbra University. The curricular internship was about Administration and Management of Education and Training area, which enabled the observation and intervention of professional practices and the knowledge of the role of Education Sciences in the area of professional training.Professional training prepares young people and adults for active life, aiming for a dynamic adaptation in the world of work, by obtaining knowledge and professional skills. Facing the Tourism and Hospitality sector, as two major economic activities and dependent on the quality of human resources, professional training thus comprises a fundamental and emerging role, creating a strategic environment in the integration of individuals to the needs of organizations. Training also aims to motivate graduates to acquire better skills and greater job satisfaction. The report begins by describing the theoretical and institutional framework of the internship, starting from the characterization of the Master of Science in Education and the aims and functions of the Curricular Internship, following the constitution and characterization of the institution. Also in the first chapter, a theoretical approach is presented, contextualizing education and professional training, associating the importance of human resources in the tourism and hotel sector, which are basically the main motivating agents of this school. The second chapter is devoted to the description of the activities carried out in the scope of organization and management of the training and, finally, the intervention projects elaborated throughout the curricular internship are presented.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/85418
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio - Vanessa Godinho.pdf6.44 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

580
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 10

4,882
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons