Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/85415
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNunes, Adélia Jesus Nobre-
dc.contributor.authorSoares, Patrícia Andreia Pinto-
dc.date.accessioned2019-03-18T23:19:43Z-
dc.date.available2019-03-18T23:19:43Z-
dc.date.issued2017-10-11-
dc.date.submitted2019-03-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/85415-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractO presente estudo pretendeu analisar a percepção do espaço geográfico dos alunos do 8.ºano do Ensino Básico (com idades compreendidas entre os catorze e os dezasseis anos). O estudo realizou-se na escola EB 2,3 Inês de Castro, em Coimbra. O principal objectivo consistiu em perceber a forma como os alunos fazem uma representação do espaço geográfico. E ainda identificar quais os elementos de referência espacial utilizados. Além disto, pretendeu explicar os conceitos espaciais mencionados tendo em conta os conceitos apresentados na taxonomia tridimensional do pensamento espacial de Jo e Bednarz (2009) e o nível dos conceitos utilizados. Acrescente-se ainda que, menciona as etapas e os processos cognitivos necessários para a transição de um pensamento espacial simples para um pensamento espacial complexo. Para a implementação deste estudo foi proposto aos alunos a realização de três exercícios: elaboração de um esboço cartográfico de um percurso realizado de casa até à escola; a elaboração de um mapa mental de Portugal Continental; seguido da localização de nove sedes de distrito e de alguns rios portugueses. Este trabalho envolveu um processo metodológico qualitativo e quantitativo que compreendeu a interpretação e a discrição dos resultados apresentados. Quanto aos resultados apresentados revelam a importância da aplicação destes exercícios na unidade curricular de Geografia no ensino básico porque estimula o pensamento espacial geográfico. E desenvolve a memória visual imprescindível para o ensino- aprendizagem da Geografiapor
dc.description.abstractThe main objective of the present study was to analyze the perception of the geographic space, spatial concepts and spatial refraction elements used by 8th graders (aged 14 to 16 years). The study was carried out at the school EB 2,3 Inês de Castro, belonging to the Coimbra Oeste School Grouping. The main objective was to understand how students make a representation of the geographical space. In addition, the intention is to explain the spatial concepts mentioned, on the concepts presented in the three-dimensional taxonomy of spatial thinking by Jo and Bednarz (2009) and the level of concepts used, not spatial, simple spatial and complex spatial. In addition, it mentions the steps and cognitive processes necessary for the transition from a simple spatial thought to a complex spatial thought. For the implementation of this study, the students received three exercises: drawing a cartographic sketch of the route from house to school; to draw up a mental map of Continental Portugal; the importance of applying these exercises in the curricular unit and the importance of applying these exercises in the curricular unit. of geography in primary education is shown, as it stimulates geographic spatial thinking and develops visual memory essential for teaching-learning geography. This work also revealed the importance of applying mental maps as an instrument to be used in the teaching-learning process in this curricular unit. Finally, this study revealed that maps stimulate students' spatial thinking, and developed a critical spatial reasoning.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsclosedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectGeografiapor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectEspaçopor
dc.subjectPensamento Espacialpor
dc.subjectAluno 8.ºano de escolaridadepor
dc.subjectGeographyeng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectSpaceeng
dc.subjectSpatial Thinkingeng
dc.subject8th grade studenteng
dc.titleO Pensamento Espacial: Um desafio no Ensino da Geografia Escolarpor
dc.title.alternativeSpatial Thinkinh: a challenge in the teaching of school geographyeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationAgrupamento de Escolas de Coimbra Oeste-
degois.publication.titleO Pensamento Espacial: Um desafio no Ensino da Geografia Escolarpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202043606-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSoares, Patrícia Andreia Pinto::0000-0003-3993-7231-
uc.degree.classification14-
uc.degree.presidentejuriCastro, Maria de Fátima Grilo Velez de-
uc.degree.elementojuriNunes, Adélia Jesus Nobre-
uc.degree.elementojuriRodrigues, Albano Augusto Figueiredo-
uc.contributor.advisorNunes, Adélia Jesus Nobre-
uc.controloAutoridadeSim-
item.grantfulltextreserved-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCEGOT – Centre of Studies on Geography and Spatial Planning-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-8665-4459-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat Login
PatríciaSoares_VersãoFinal.pdf2.18 MBAdobe PDF    Request a copy
Show simple item record

Page view(s) 50

516
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

312
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons