Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/85389
Title: O efeito das canções de embalar na mãe e na sua relação com o bebé: estudo exploratório
Other Titles: The effect of lullabies on the mother and her relationship with the baby: an exploratory study
Authors: Torres, Ana Mónica Mota e 
Orientador: Sá, Joaquim Eduardo Nunes
Keywords: canções de embalar; bem-estar materno; autoestima materna; depressão pós-parto; ligação mãe-bebé; lullabies; maternal well-being; postnatal depression; mother-baby bonding; maternal self-esteem
Issue Date: 27-Jul-2018
Serial title, monograph or event: O efeito das canções de embalar na mãe e na sua relação com o bebé: estudo exploratório
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: Objetivos: Procura averiguar-se se existem diferenças no que dizrespeito à saúde mental da mãe - especificamente, no que se refere ao seunível de bem-estar, autoestima e sintomatologia depressiva no pós-parto - e àligação que esta estabelece com o bebé, em função do facto da progenitoracantar canções de embalar para o mesmo, após o nascimento. Pretende-seainda analisar se a frequência com que a mãe canta para o bebé ao longo dodia é determinante para a sua saúde mental, bem como para a relação com obebé. Método: Para o efeito utiliza-se um estudo de caráter exploratório,transversal, descritivo-correlacional e comparativo, de abordagemquantitativa. O protocolo de investigação administrado, para além de umaparte introdutória que sintetiza o contexto e objetivo do estudo, integrou: i)um questionário sociodemográfico, que procurou reunir a informaçãosociodemográfica da mãe, informações relativas à experiência dematernidade, ao bebé, ao pai do bebé e à relação da mãe com o bebé; ii) aEscala de depressão pós-parto de Edimburgo (EPDS) utilizada para avaliar aintensidade de sintomas depressivos no período precedente de sete dias, nopós-parto; iii) a versão portuguesa da Escala de bem-estar mental deWarwick-Edinburgh (WEMWBS), que avalia o bem-estar da mãe, consoantea sua experiência nas últimas duas semanas; iv) a Escala de autoestima deRosenberg (ROS), que evidencia uma medida unidimensional da autoestimada autoestima global do sujeito; e v) o Questionário de ligação ao bebé apóso nascimento (PBQ), que avalia a existência de perturbações na relação queas mães estabelecem com o seu bebé. A amostra total integra 471 mães,452das quais revelam ter o hábito de cantar canções de embalar para o bebé e,por exclusão, 19 que referem não o fazer. Resultados: 312 mulheres (69%)cantam ao bebé canções/ melodias inventadas por si, 377 (83.4%) com oobjetivo de o acalmar/ relaxar, sendo que 227 (50.2%) mães referem que obebé realmente se acalma ao ouvi-las. No entanto, o facto da mãe cantarcanções de embalar para o bebé não se demonstrou estatisticamentesignificativo no que se refere aos seus níveis de bem estar e autoestima, bemcomo no que diz respeito à sintomatologia depressiva presente e à ligaçãoestabelecida com o bebé. De igual forma, também a frequência com que amãe canta para o bebé ao longo do dia, não se demonstrou significativa, deum ponto de vista estatístico, no que concerne à sua saúde mental - bemestar, autoestima e sintomatologia depressiva - e ao vínculo estabelecidocom o filho. No entanto, outras variáveis foram estudadas, de forma aperceber os resultados obtidos. Assim, conclui-se que as mães que, durante agravidez, cantaram ou colocaram música para o bebé escutar, revelam, apóseste nascer, níveis superiores de bem-estar, bem como uma ligação com obebé significativamente mais saudável. Verificou-se ainda que as mãesmuito experientes no cuidado de bebés, revelam, no pós-parto níveis debem-estar significativamente superiores. Por último, conclui-se que as mãesque contam com o apoio da família, após o bebé nascer, evidenciam umbem-estar e autoestima superiores, bem como uma relação com o filho significativamente mais saudável. Ainda neste contexto, as mães que podemcontar com apoio por parte do pai do bebé, exibem níveis de sintomatologiadepressiva no pós-parto inferiores, significativos de um ponto de vistaestatístico. Discussão e conclusões: O facto da mãe cantar canções deembalar para o bebé após este nascer, não se revela preditor da saúde mentalda mesma, nem da ligação que esta estabelece com o filho. No entanto, ascanções de embalar no período pré-natal, resultam em benefícios para a mãee para o bebé. Também a experiência anterior no cuidado de bebés e o apoiofamiliar se revelam importantes. Os resultados são discutidos de acordo coma literatura disponível na área. Este estudo tem implicações práticas paratodos os profissionais de saúde que lidam com recentes mães e bebés. Cantarcanções de embalar durante a gravidez pode constituir uma alternativasaudável de prevenção à depressão pós-parto.Palavras chave: canções de embalar; bem-estar materno; autoestimamaterna; ; ligação mãe-bebé.
Objetives: This study seeks to ascertain if there are differences in themother's mental health -specifically, in terms of her level of well-being, selfesteem, and postpartum depressive symptoms - and the connection that sheestablishes with the baby, due to the fact that the progenitor sings lullabies tohim, after birth. It also aims to analyse if the frequency with which themother sings to the baby throughout the day is determinant for her mentalhealth, as well as for her relationship with the baby. Methods: For thispurpose, a cross-sectional, descriptive-correlational and comparativeexploratory study is used, with a quantitative approach. The researchprotocol administered, in addition to an introductory part that synthesizes thecontext and objective of the study, included: i) a sociodemographicquestionnaire, which sought to gather the sociodemographic information ofthe mother, information regarding the experience of motherhood, the baby,the father and the relationship between the mother and the baby; (ii) theEdinburgh Post-natal Depression Scale (EPDS) which was used to assess theintensity of depressive symptoms in the preceding seven-day postnatalperiod; (iii) the Portuguese version of the Warwick-Edinburgh Mental WellBeing Scale (WEMWBS) which was used to assess the mother's well-beingaccording to her experience in the last two weeks; iv) the Rosenberg SelfEsteem Scale (RSES), which was used to assess an one-dimensionalmeasure of the self-esteem of the subject's global self-esteem; and v) thePostpartum Bonding Questionnaire (PBQ), which was used to assess theexistence of disturbances in the relationship that the mothers establish withthe baby. The total sample includes 471 mothers, 452 of whom are reportedto have a habit of singing lullabies to their babies, and, by exclusion, 19 whodo not do it. Results: 312 women (69%) sing lullabies/melodies invented bythemselves to their babies, 377 (83.4%) with the purpose of calmingdown/relaxing the baby, with 227 (50.2%) mothers claiming that the baby really calms down when listening to them. However, the fact that the mothersings lullabies to the baby has not shown to be statistically significantregarding her levels of well-being and self-esteem, as well as the presentdepressive symptomatology and the established connection with the baby.Likewise, the frequency with which the mother sings to the baby throughoutthe day has not shown to be statistically significant with regard to her mentalhealth - well-being, self-esteem and depressive symptoms - and to the bondestablished with the child. However, other variables were studied in order toperceive the results obtained. Thus, it is concluded that mothers who sang orplayed music for their baby during pregnancy showed higher levels of wellbeing and a significantly healthier baby bond after birth. It was also verifiedthat mothers very experienced in the baby care, reveal, in the postnatalperiod, significantly higher levels of well-being. Finally, it is concluded thatmothers who have the support of the family after the baby birth showed ahigher well-being and self-esteem, as well as a significantly healthierrelationship with the child. Still in this context, mothers who can count withthe baby’s father support exhibit statistically significant lower levels ofpostnatal depressive symptomatology. Discussion and conclusions: Thefact that the mother sings lullabies to the baby after birth does not prove tobe a predictor of mother’s mental health, nor the connection that itestablishes with the child. However, prenatal lullabies result in benefits forboth the mother and the baby. Previous experience in baby care and familysupport are also important. The results are discussed according to theliterature available in the field. This study has practical implications for allhealth professionals who deal with recent mothers and babies. Singinglullabies during pregnancy can be a healthy alternative to postnataldepression.Keywords: lullabies; maternal well-being; postnatal depression; mother-baby bonding
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/85389
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
ANATORRES_FINAL.pdf713.06 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

510
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

654
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons