Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/85383
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Isabel Maria de Almeida-
dc.contributor.authorPinto, Rui Manuel Ferreira-
dc.date.accessioned2019-03-18T23:16:36Z-
dc.date.available2019-03-18T23:16:36Z-
dc.date.issued2017-09-06-
dc.date.submitted2019-03-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/85383-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS) apresentada à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractTendo por base o contexto multilinguístico e de contacto de línguas em Timor-Leste, onde o português assume um papel de língua cooficial e de ensino, a par do tétum, mas se afigura, ainda assim, como língua não materna para a maioria da população, este estudo pretende proceder à análise das dificuldades sentidas por aprendentes do Ensino Superior timorense na representação gráfica das sibilantes. Além disso, este trabalho pretende, ainda, indicar as possibilidades descritivas e interpretativas que poderão estar na base dos desvios apresentados, tendo se para esse efeito considerado também as diferentes posições silábicas em que as consoantes sibilantes ocorrem. Partindo da descrição das relações entre fonemas e grafemas sibilantes quer na língua alvo, quer no tétum, procede-se, então, à análise dos desvios recolhidos de um conjunto de textos produzidos por um grupo de estudantes do Ensino Superior timorense que frequentam a Licenciatura em Formação de Professores dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico no INFORDEPE.por
dc.description.abstractBearing in mind language contact and the multilingual setting in East Timor, where Portuguese, a non native language of the majority of the population, is one of the co-official languages of the country, alongside with Tetun, the present study aims at analysing the difficulties encountered by Timorese Higher Education students regarding the orthographic representations of sibilants. This study also aims at identifying descriptive and interpretative possibilities that might explain the orthographic errors presented by learners, considering, to this effect, the different syllabic positions in which the sibilants occur. Starting with the description of the relationships between sibilant phonemes and graphemes both in the target language and in Tetun, we then analyse the errors collected from a corpus of texts written by a group of Higher Education students who attend the Degree in Teacher Education of the 1st and 2nd Cycles of Basic Education at the INFORDEPE.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectportuguês língua não maternapor
dc.subjectortografiapor
dc.subjectsibilantespor
dc.subjectfonologiapor
dc.subjectportuguês de Timor-Lestepor
dc.subjectPortuguese as a non native languageeng
dc.subjectorthographyeng
dc.subjectsibilantseng
dc.subjectphonologyeng
dc.subjectEast Timor portugueseeng
dc.titleAnálise dos desvios ortográficos na representação das sibilantes por aprendentes do Ensino Superior timorensepor
dc.title.alternativeAnalysis of errors in the orthographic representation of sibilants by Timorese Higher Education Studentseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationTimor-Leste - Ministério da Educação-
degois.publication.titleAnálise dos desvios ortográficos na representação das sibilantes por aprendentes do Ensino Superior timorensepor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202043770-
thesis.degree.disciplineLíngua e Literatura Materna-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS)-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorPinto, Rui Manuel Ferreira::0000-0001-5784-2258-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriRio-Torto, Graça Maria de Oliveira e Silva-
uc.degree.elementojuriSantos, Isabel Maria de Almeida-
uc.degree.elementojuriPereira, Maria Isabel Pires-
uc.contributor.advisorSantos, Isabel Maria de Almeida-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.deptFaculty of Arts and Humanities-
crisitem.advisor.researchunitCELGA-ILTEC – Research Centre for General and Applied Linguistics-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rui Pinto tese V Provisória.pdf6.76 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

450
checked on Jul 16, 2024

Download(s) 50

867
checked on Jul 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons