Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/85369
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBarreira, Carlos Manuel Folgado-
dc.contributor.authorFritsch, Daiane Fátima de Godois-
dc.date.accessioned2019-03-18T23:15:29Z-
dc.date.available2019-03-18T23:15:29Z-
dc.date.issued2018-10-26-
dc.date.submitted2019-03-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/85369-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractAtualmente, com as diversas funções atribuídas a profissão docente e a evolução na imagem do professor, passou a exigir-se cada vez mais uma formação permanente que garanta a atualização de conhecimentos e a mobilização de competências e saberes para o desenvolvimento profissional docente. A formação contínua tem constituído mais um suporte para que o professor desempenhe as suas funções com a eficiência e eficácia necessárias à melhoria da qualidade na educação. Devido também à extensão e diversidade de contextos educativos existentes no Brasil, a formação profissional dos professores não é realizada da mesma maneira em todas as suas regiões, assim os professores do interior do país podem não ter as mesmas percepções do que os professores de grandes centros. Neste âmbito, a investigação teve como objetivo conhecer as percepções dos professores de um município do interior do Brasil acerca da formação contínua e do seu impacto no desenvolvimento profissional. Pretendeu-se ainda caracterizar as atividades e ações de formação contínua que os professores mais frequentam, identificar o impacto dessas atividades e ações no desenvolvimento profissional docente e verificar quais as necessidades de formação contínua dos professores.Com vista a alcançar os objetivos propostos, foi aplicado um questionário para professores e coordenadores de escolas da rede municipal. Os resultados revelam que os professores valorizam a sua profissão, participam e reconhecem a importância da formação contínua em seu desenvolvimento profissional, embora considerem que ainda existam necessidades relevantes por cumprir. Daí a importância da participação dos professores na escolha de temas voltados para os interesses de cada contexto escolar e a otimização do tempo reservado para este fim através de ações na própria unidade escolar com a criticidade e reflexão necessárias.por
dc.description.abstractNowadays, various functions are attributed to the teaching profession and the evolution of teacher’s image. There has been an increasing demand for permanent training that guarantees the updating of knowledge and the mobilization of skills required for the professional teacher development. Continuing education has been an added support for the teachers in order to perform their functions with the necessary efficiency and effectiveness required to develop the quality of education. Considering also the extension and diversity of educational contexts in Brazil, the professional training of teachers is not carried out in the same way in all its regions. Teachers from the interior part of the country (rural areas) may not have the same perceptions as teachers have in large urban centers.In this context, the purpose of this study was to know the perceptions of the teachers belonging to small city, located in interior part of Brazil, about the continuing education and its impact on the professional development. This study also aimed to characterize the activities and actions of continuing education that teachers attend, to identify their impact on the professional development of teachers and to verify the needs of continuing education for teachers.To achieve these goals, a questionnaire survey was conducted on the teachers and school coordinators of that small city. The results show that teachers value their profession, participate and recognize the importance of continuing education for their professional development. Although, they also recognize the needs for actions in other areas that are not yet offered. Hence, the importance of the participation of teachers in the choice of topics focused on the interests of each school context and of the optimization of the time for this purpose, through actions in the school with the criticality and reflection needed.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsclosedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectPercepções dos professorespor
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpor
dc.subjectImpacto da formação contínua.por
dc.subjectTeacher Perceptionseng
dc.subjectProfessional developmenteng
dc.subjectImpact of continuing trainingeng
dc.titlePercepção dos professores sobre a formação contínua e seu impacto no desenvolvimento profissionalpor
dc.title.alternativeTEACHERS' PERCEPTION ABOUT CONTINUOUS TRAINING AND ITS IMPACT ON THE PROFESSIONAL DEVELOPMENTeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Psicologia e Ciências da Educação - Universidade de Coimbra-
degois.publication.titlePERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE A FORMAÇÃO CONTÍNUA E SEU IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONALpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202194485-
thesis.degree.disciplineCiências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorFritsch, Daiane Fátima de Godois::0000-0002-3703-9027-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriSeixas, Ana Maria Magalhães Teixeira-
uc.degree.elementojuriBarreira, Carlos Manuel Folgado-
uc.degree.elementojuriMota, Luís Carlos Martins de Almeida-
uc.contributor.advisorBarreira, Carlos Manuel Folgado-
uc.controloAutoridadeSim-
item.grantfulltextreserved-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-6137-2842-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat Login
Dissertacao__Daiane__Godois.pdf1.93 MBAdobe PDF    Request a copy
Show simple item record

Page view(s) 50

510
checked on May 7, 2024

Download(s) 50

310
checked on May 7, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons