Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/85357
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRebelo, Teresa Manuela Marques Santos Dias-
dc.contributor.authorSousa, Mariana Pires-
dc.date.accessioned2019-03-18T23:14:28Z-
dc.date.available2019-03-18T23:14:28Z-
dc.date.issued2018-02-28-
dc.date.submitted2019-03-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/85357-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractA presente dissertação tem como objetivo analisar, por um lado, o papel mediador do conflito intragrupal na relação entre a perceção de subgrupos e a aprendizagem da equipa como um todo e, por outro, a influência moderadora do grau de virtualidade na relação entre a perceção de subgrupos o conflito intragrupal nas suas duas dimensões – conflito de tarefa e conflito socioafetivo. Com este propósito, realizou-se um estudo empírico com 58 equipas de trabalho de diferentes organizações portuguesas e de diversos setores de atividade (e.g. serviços, industria). Os dados foram recolhidos com recurso a questionários, tendo sido analisados através da técnica da regressão hierárquica. Os resultados obtidos suportam a hipótese de que a perceção de subgrupos possui uma relação positiva com o conflito (na sua vertente socioafetiva), tendo-se observado, também, que a perceção de subgrupos possui uma relação positiva com a aprendizagem grupal. O conflito intragrupal não emergiu como um mediador desta relação e o grau de virtualidade das equipas não revelou um efeito moderador na relação entre a perceção de subgrupos e o conflito. Assim, os resultados obtidos apontam, sobretudo, para a importância dos subgrupos no funcionamento das equipas de trabalho .por
dc.description.abstractThe purpose of this dissertation is to analyze, on one hand, the mediating role of intragroup conflict in the relationship between subgroups perception and team learning as a whole and, on the other hand, the moderating influence of the degree of virtuality in the relationship between subgroups perception and intra-group conflict in its two dimensions - task conflict and socio-affective conflict. With this purpose, an empirical study was conducted with 58 work teams from different portuguese organizations and from different sectors of activity (e.g. services, industry). Data were collected using questionnaires and analyzed using the hierarchical regression technique. The obtained results support the hypothesis that subgroups perception has a positive relationship with conflict (in its socio-affective dimension), and it was also observed that subgroups perception has a positive relationship with team learning. Intragroup conflict didn’t emerge as a mediator of this relationship, and the degree of virtuality didn’t reveal a moderating effect on the relationship between subgroups perception and conflict. Thus, the obtained results point mainly to the importance of subgroups in work teams' operation .eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/-
dc.subjectEquipapor
dc.subjectPerceção de subgrupospor
dc.subjectConflito intragrupalpor
dc.subjectAprendizagem grupalpor
dc.subjectGrau de virtualidadepor
dc.subjectTeameng
dc.subjectSubgroups perceptioneng
dc.subjectIntragroup conflicteng
dc.subjectTeam learningeng
dc.subjectDegree of virtualityeng
dc.titlePerceção de subgrupos, conflito intragrupal, aprendizagem grupal e grau de virtualidade das equipas: que relações?por
dc.title.alternativeSubgroups perception, intragroup conflict, team learning, and degree of virtuality of teams: what relationships?eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titlePerceção de subgrupos, conflito intragrupal, aprendizagem grupal e grau de virtualidade das equipas: que relações?por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202195180-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Psicologia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSousa, Mariana Pires::0000-0002-6589-5015-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriLourenço, Paulo Renato Martins Ribeiro Silva-
uc.degree.elementojuriBrito, Elisabeth de Jesus Oliveira-
uc.degree.elementojuriRebelo, Teresa Manuela Marques Santos Dias-
uc.contributor.advisorRebelo, Teresa Manuela Marques Santos Dias-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-3380-0840-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação Mariana Sousa.pdf992.23 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

430
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

421
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons