Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/85292
Title: Tema de Capa : capas de livros e design gráfico em Portugal 1940-1970
Authors: Boavida, Ana Madalena de Sousa Vasconcelos Matos 
Orientador: Oliveira, Fernando Matos
Sousa, Jorge Pais de
Keywords: Design gráfico; Design gráfico português; História do design gráfico; Design de capas de livros; Graphic design; Portuguese graphic design; Graphic design history; Book cover design
Issue Date: 14-Feb-2019
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: As capas dos livros são uma presença ubíqua na nossa vida, seja na esfera privada, social, profissional escolar, lúdica ou de outra natureza. Onde há um livro em papel há sempre uma capa a abraçá-lo. Desta forma, a par com os livros, as capas têm vindo a ser superfícies de registo e exibição da sociedade em que vivemos, reflectindo as suas ideias — feitas ou revolucionárias —, os seus gostos, tendências, convenções e inovações, espelhadas em textos, imagens e efeitos visuais e sensoriais. Podemos vê-las também como um objecto que reflecte a emergência do próprio Design Gráfico enquanto disciplina desejavelmente principal. Assim, é à luz do Design Gráfico que esta investigação procura ver, através de um olhar demorado, as capas dos livros, numa abordagem poliédrica ao tema. O trabalho que aqui se apresenta é composto por três partes — duas teóricas e uma prática — pelas quais são distribuídos cinco capítulos sempre iniciados com a formulação de uma pergunta e no fim dos quais são obtidas conclusões. A primeira parte é um exercício de dúvida e reflexão, dizendo mais respeito à Filosofia do Design. Nela são consideradas as capas dos livros enquanto tema e os diferentes papeis que elas, e os seus designers, podem desempenhar no processo de circulação e consumo do livro. Na segunda parte, mais respeitante à História do Design, é descrito o surgimento e evolução das capas dos livros, enquadrando-as no espaço e, sobretudo, ao longo do tempo, numa história paralela à dos livros e dos homens. Simultaneamente, e de modo algo independente, é desfiada uma linha do tempo visual construída apenas com imagens de capas de livros — ou seus equivalentes como, por exemplo, folhas de rosto — que proporcionam uma espécie de viagem no tempo visual ao longo dos diferentes e consecutivos momentos, e movimentos, da História do Design espelhados nas capas. Ainda nesta parte é feito um enquadramento da realidade nacional, dando-se particular atenção aos casos portugueses considerados mais relevantes nas décadas de 40 a 70 do séc. xx. Na terceira parte, que é a parte prática, é apresentado e fundamentado um questionário para capas e feita a sua aplicação às capas de seis casos concretos de autores gráficos portugueses para que, através delas, possamos saber mais sobre a prática do design de capas em Portugal nas décadas de 1940 a 1970, mais especificamente, distinguir que tipo de abordagem ao desenho de capas foi o escolhido pelos seus autores. A fechar a dissertação são apresentadas as conclusões específicas obtidas ao longo dos cinco capítulos num texto que as articula e relaciona de modo conclusivo e final.
Whether in the private, social, professional, school or entertainment spheres, book covers are a ubiquitous presence in our lives. Wherever there is a paper book there is always also a cover embracing it. Therefore, as is the case with books, book covers have become a registry and exhibition surface of the society in which we live in, reflecting its established or revolutionary ideas, its tastes, trends, conventions and innovations, mirrored in texts, images, visual and sensory effects. We can also look at book covers as objects which reflect the emergence of Graphic Design as a major craft in itself. Thus, it is in the light of Graphic Design that this research seeks to attentively look at the book covers, in a polyhedral approach to the theme. The work presented here is composed of three parts — two theoretical and one practical — spread throughout five chapters which always begin with the formulation of a question and end with conclusions. The first part is an exercise of queries and meditations, pertaining more to the field of the Philosophy of Design. Book covers as a theme and the different roles that they, and their designers, can assume in the process of circulation and consumption of the book are considered here. The second part, more connected to Design History, describes the emergence and evolution of book covers, situating them in relation to space and especially over time, with a parallel to the history of books and mankind. Simultaneously, and somewhat independently, a visual timeline is build solely with images of book covers — or their equivalents, such as cover pages — providing a visual time travel across the different consecutive moments and movements of the Design History as mirrored on the covers. This part also includes a framework of the Portuguese national reality, giving special attention to the Portuguese cases considered as more relevant in the years of the 1940’s to the 1970’s. In the third part, which is the practical part, a questionnaire for analysing book covers is presented and applied to the covers designed by six specific cases of Portuguese graphic authors, so that through them we may learn more about the practice of book cover design in Portugal in the 1940s to 1970s, and more specifically, to distinguish what kind of approach to book cover design was chosen by these authors. Closing the dissertation is a presentation of all conclusions obtained over the five chapters, in a text that articulates these findings and relates them in a conclusive and final form.
Description: Tese no âmbito do Doutoramento em Arte Contemporânea, apresentada ao Colégio das Artes da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/85292
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Teses de Doutoramento
Colégio das Artes - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tema De Capa.pdf30.73 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 10

1,238
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 50

2,256
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons