Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/84926
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRibeiro, Anabela Salgueiro Narciso-
dc.contributor.authorCunha, Inês Rovisco Pereira Faria da-
dc.date.accessioned2019-02-18T23:15:52Z-
dc.date.available2019-02-18T23:15:52Z-
dc.date.issued2018-09-17-
dc.date.submitted2019-02-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/84926-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractO planeamento de transportes é, geralmente, baseado em dados sobre viagens diárias e não considera outros tipos de viagem, como lazer, social, turismo, etc. Além disso, também não considera viagens em todos os momentos do dia. Essa lacuna leva a que, em muitos casos, a oferta não corresponda à procura. Com a falta de transporte público ou outras infraestruturas para a sustentabilidade do transporte, as pessoas são incentivadas a usar modos não sustentáveis, como o carro, para viagens fora da rotina. Nos últimos anos, houve também um aumento brutal na adoção e uso de plataformas e serviços de redes sociais. Por exemplo, a plataforma “Foursquare” tem mais de 50 milhões de utilizadores em todo o mundo e mais de 105 milhões de locais mapeados em todo o mundo. Estes fornecem informações que permitem não só a compreensão das atividades sociais, mas também a compreensão dos padrões de viagens, vicissitudes e tendências dos utilizadores. Todos esses dados de mobilidade, aliados às modernas técnicas de geoprocessamento, Análise de Redes Sociais (SNA) e fusão de dados, oferecem novas possibilidades de identificação de destinos e atividades, permitindo a análise da conexão entre espaços cibernéticos e físicos. Neste trabalho, propomos estudar a mobilidade dos utilizadores para extrair padrões de mobilidade em cenários fora de rotina de múltiplas fontes de dados. Este estudo procurou combinar dados de mobilidade recolhidos de uma aplicação de telemóvel e dados de redes sociais, especificamente do "Facebook", "infoPorto" e "Foursquare". Uma extensa análise dos dados foi realizada para identificar padrões de mobilidade. Os resultados devem fornecer orientações para o apoio à decisão em políticas de mobilidade sustentável na área do Grande Porto. Os programas utilizados foram ArcGIS e SPSS. Com base nos resultados, dois modelos de escolha discreta foram desenvolvidos. Através desses modelos, procurámos identificar os fatores que influenciam a escolha do meio de transporte para viagens de lazer, e também a escolha do destino para o mesmo fim.por
dc.description.abstractTransport planning, in general, is based on data about daily trips and does not consider other types of travel such as leisure, social, tourism, etc. It also does not consider travel at all times of the day. This gap means that, in many cases, the supply does not correspond to the demand. With a lack of public transport or other infrastructures for transport sustainability, people are encouraged to use non-sustainable modes such as the car for out-of-routine travelling. In recent years there has also been a brutal increase in the adoption and use of social media platforms and services. As an example, “Foursquare” platform has more than 50 million users worldwide, and more than 105 million mapped locations around the world. These provide information that allows not only the understanding of social activities but also the understanding of travel patterns, vicissitudes and trends of users. All this mobility data, together with modern geoprocessing techniques, Social Network Analysis (SNA) and data fusion, offer new possibilities for identifying destinations and activities, allowing the analysis of the connection between cybernetic and physical spaces. In this work, we propose to study the mobility of users to extract mobility patterns in out-ofroutine scenarios from multiple data sources. This study sought to combine mobility data collected from a mobile phone application and social networking data, specifically from "Facebook", "infoPorto" and "Foursquare". Extensive analysis of the data was performed to identify patterns of mobility. The results should provide guidelines for decision support in sustainable mobility policies in the Greater Porto area. The programs used were ArcGIS and SPSS. Based on the results, two discrete choice models were developed. Through these models, we tried to identify which factors influence the choice of mode of transport for leisure travel, and also the choice of destination for the same purpose.eng
dc.description.sponsorshipOutro - “URBY.Sense” project (POCI-01-0145-FEDER016848) is co-financed by COMPETE 2020, Portugal 2020 - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI), Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) and Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).-
dc.language.isoeng-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectMobilidade Urbanapor
dc.subjectMobilidade Sustentávelpor
dc.subjectComportamento de Viagempor
dc.subjectEscolha do Destinopor
dc.subjectModelaçãopor
dc.subjectUrban Mobilityeng
dc.subjectSustainable Mobilityeng
dc.subjectTravel Behavioureng
dc.subjectDestination Choiceeng
dc.subjectModellingeng
dc.titleCharacterisation Of Individual Mobility, For Non-Routine Mobility Patternseng
dc.title.alternativeCaracterização da mobilidade individual, para padrões de mobilidade não rotineirospor
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDEC-FCTUC-
degois.publication.titleCharacterisation Of Individual Mobility, For Non-Routine Mobility Patternseng
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202172252-
thesis.degree.disciplineEngenharia Civil-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Engenharia Civil-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Civil-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorCunha, Inês Rovisco Pereira Faria da::0000-0003-3059-4068-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriCunha, Maria da Conceição Morais de Oliveira-
uc.degree.elementojuriSeco, Álvaro Jorge da Maia-
uc.degree.elementojuriRibeiro, Anabela Salgueiro Narciso-
uc.contributor.advisorRibeiro, Anabela Salgueiro Narciso-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1en-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitCITTA - Research Centre for Territory, Transports and Environment-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-4716-979X-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
Show simple item record

Page view(s) 50

441
checked on Jul 16, 2024

Download(s) 50

500
checked on Jul 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons