Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/84912
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dc.contributor.advisorFerreira, Adelino Jorge Lopes-
dc.contributor.authorPires, Pedro Nuno Ferreiro Duarte-
dc.date.accessioned2019-02-18T23:14:33Z-
dc.date.available2019-02-18T23:14:33Z-
dc.date.issued2018-02-21-
dc.date.submitted2019-02-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/84912-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractAs operações de manutenção e renovação (M&R) foram sempre tema de preocupação dos gestores ferroviários e nos dias que correm mais ainda devido à situação económico-financeira do país. A grande parte das despesas das operações M&R refere-se à superestrutura da via que se vai degradando em resultado da circulação ferroviária, pelo qual este trabalho visa debruçar-se.No decorrer desta última década tem sido tema de discussão a modernização e melhoramento das infraestruturas ferroviárias. O Plano Estratégico de Transportes e Infraestruturas definiu um Plano de Investimentos Ferroviários em Portugal até ao ano de 2020 com o objetivo de potencializar o uso deste meio de transporte para pessoas e mercadorias, em particular nas exportações, e assegurar a conexão entre os principais portos nacionais e as principais fronteiras terrestres com Espanha, ou seja, promover um crescimento económico, social e sustentável.Ao longo deste trabalho vai ser feita uma síntese de como é feita a conservação das vias-férreas pelas entidades competentes recorrendo a um exemplo prático. Esta componente prática envolve uma intervenção por parte da empresa Infraestruturas de Portugal na linha do Vouga onde se tem em vista a substituição de 9000 travessas de madeira em pontos estratégicos da via. Será também descrita a inspeção de um talude situado nesta linha realizada com o auxílio de um Veículo Aéreo Não Tripulado. Os resultados apresentados irão proporcionar um melhor entendimento de todo este processo e como as tomadas de decisão devem ser realizadas.por
dc.description.abstractThe maintenance and renovation operations (M&R) were always a concern for the railway managers and nowadays even more taking into account the economic-financial situation wherein the country is. The main part of the expenses of operations (M&R) goes to the track superstructure that degrades due to the railway circulation and this is what this work is about. In the last decade, the modernization and improvement of the railway infrastructure has been a subject of debate. The Transports and Infrastructure Strategic Plan has defined a Railway Investment Plan in Portugal until 2020 which aims to strengthen this kind of people and goods transportation. This plan, that will promote the use of this transport, will facilitate exports and will ensure the connection between the main national ports and the land borders with Spain thus will promote a sustainable economic and social growth.Through this work it will be made a brief explication of how the railways conservations is done by the competent entities using a practical example. This practical component involves an intervention of the company Infraestruturas de Portugal in the Vouga line. There the company is planning to replace nine thousand wooden sleepers in strategic locations. A description of a slope inspection made by an Unmanned Aerial Vehicle will also be described. The final results will provide a better understanding of all process and how decision-making must be made.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsclosedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectVia-Férreapor
dc.subjectManutençãopor
dc.subjectKRABpor
dc.subjectVeículo Aéreo Não Tripuladopor
dc.subjectRailwayeng
dc.subjectMaintenanceeng
dc.subjectKRABeng
dc.subjectUnmanned Aerial Vehicleeng
dc.titleGestão da manutenção de infraestruturas ferroviáriaspor
dc.title.alternativeRail Infrastructure Maintenance Managementeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDEC-FCTUC-
degois.publication.titleGestão da manutenção de infraestruturas ferroviáriaspor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202172503-
thesis.degree.disciplineEngenharia Civil-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Engenharia Civil-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Civil-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorPires, Pedro Nuno Ferreiro Duarte::0000-0002-9571-6217-
uc.degree.classification16-
uc.degree.presidentejuriSilva, José António Raimundo Mendes da-
uc.degree.elementojuriFerreira, Adelino Jorge Lopes-
uc.degree.elementojuriSilva, Ana Maria César Bastos-
uc.contributor.advisorFerreira, Adelino Jorge Lopes-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextembargo_99991231-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.deptFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.parentdeptUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitCITTA - Research Centre for Territory, Transports and Environment-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-1681-0759-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
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