Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/84900
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAntunes, António José Pais-
dc.contributor.authorSanto, Rute Patrícia Subtil-
dc.date.accessioned2019-02-18T23:13:37Z-
dc.date.available2019-02-18T23:13:37Z-
dc.date.issued2018-05-29-
dc.date.submitted2019-02-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/84900-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractPara uma companhia aérea é importante tomar decisões que potenciem o sucesso da mesma. Dentro destas decisões, destaca-se a construção da sua rede de voos como uma das mais importantes. A preparação de um plano estratégico onde são definidos quais os mercados a servir e quais as frequências com que estes serão servidos são a base de um planeamento inicial de qualquer companhia aérea. Nesta dissertação será feita uma otimização, com o objetivo de apoio à decisão das companhias aéreas no que diz respeito à construção da sua rede e frequência de voos, considerando uma procura e frota existente. Esta frota será fixa para uma primeira abordagem e seguidamente aumentada por forma a poderem ser retiradas algumas conclusões. Será apresentado um conjunto de destinos já pertencentes à rede da companhia, seguidos da proposta de expansão de novos mercados possíveis a servir. Os resultados obtidos mostram que alguns dos mercados atualmente servidos não são rentáveis à companhia, podendo alguns ser retirados da rede e introduzir novos com maior rentabilidade. Este estudo teve por base a rede europeia da companhia aérea portuguesa TAP, mas focada maioritariamente em capitais europeias e outros mercados importantes para a companhia....................................................................................................................................................................................................................................................................................................por
dc.description.abstractFor an airline company it’s crucial to make decisions that lead them to success. Within this decision, the construction of its network stands out as one of the most important. The formulation of a strategic plan that defines which markets to serve and the correspondent frequencies with which they will be served are the basis of an initial planning of any airline. This dissertation will propose an optimization tool which supports airline’s decisions on its network and correspondent flight frequency, using data such as passenger demand and existing fleet. Firstly, the fleet will be fixed and then the fleet will be increased so that some conclusions can be drawn. It will be presented a set of destinations that already belong to the airline route network, followed by the proposed expansion of new possible markets to serve. The results show that some markets that are currently being served are not profitable and some of which may be removed from the network. On the other hand, the model suggests some profitable new destinations, as options to be included on the route network. This study was based on the European network of the Portuguese airline TAP but focused mainly on European capitals and other key markets for the company....................................................................................................................................................................................................................................................................................................eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectPlaneamento de Redes Aéreaspor
dc.subjectFrequências de Voospor
dc.subjectOtimizaçãopor
dc.subjectTransportes Aéreospor
dc.subjectCompanhias Aéreaspor
dc.subjectAirline Network Designeng
dc.subjectFlight Frequencyeng
dc.subjectOptimizationeng
dc.subjectAir Transportationeng
dc.subjectAirline Industryeng
dc.titlePlaneamento de redes de companhias aéreaspor
dc.title.alternativeAirline Network Planningeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDEC-FCTUC-
degois.publication.titlePlaneamento de redes de companhias aéreaspor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202172600-
thesis.degree.disciplineEngenharia Civil-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Engenharia Civil-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Civil-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSanto, Rute Patrícia Subtil::0000-0002-6254-4500-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriSimão, Fernando Pedro Simões da Silva Dias-
uc.degree.elementojuriAntunes, António José Pais-
uc.degree.elementojuriZeferino, João António Duarte-
uc.contributor.advisorAntunes, António José Pais-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
PLANEAMENTO DE REDES DE COMPANHIAS AÉREAS.pdf3.4 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

351
checked on Oct 19, 2020

Download(s) 50

376
checked on Oct 19, 2020

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons