Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/84750
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLuís, Ana Alexandra Ribeiro-
dc.contributor.authorRosa, Maria Manuela Rodrigues-
dc.date.accessioned2019-01-24T23:52:46Z-
dc.date.available2019-01-24T23:52:46Z-
dc.date.issued2018-07-24-
dc.date.submitted2019-01-24-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/84750-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractA oralidade tornou-se num objeto de ensino, tanto para a língua materna, como para a língua estrangeira, sendo necessário que os alunos possam expressar-se linguisticamente de forma eficaz em contextos distintos. O presente relatório investiga e reflete sobre as estratégias mais adequadas no ensino e aprendizagem da oralidade, nas aulas de Português e de Inglês. As razões pelas quais este tema pedagógico-didático se revelou pertinente prendem-se com as dificuldades sentidas no ensino das competências de produção e de interação orais, nomeadamente no desenvolvimento de atividades e estratégias eficientes para a promoção e implementação da oralidade em contexto de sala de aula. Consideramos que é na Escola, e muito particularmente nas aulas de língua (materna e estrangeira), que a oralidade deve ser trabalhada, para que os alunos tomem consciência e reflitam sobre as características dos atos de fala através de atividades (linguísticas e extralinguísticas) diversificadas e significativas. Na primeira parte deste relatório, faço referência à minha formação académica e experiência profissional e apresento uma reflexão sobre o meu percurso como docente. Na segunda parte, exponho uma abordagem do tema “O ensino da oralidade no Inglês e no Português”, a partir do trabalho prático desenvolvido, não só em sala de aula, como também noutros espaços escolares. No desenvolvimento do tema, que é objeto central deste relatório faz-se, primeiramente, uma reflexão sobre a importância e especificidade da oralidade nas referidas disciplinas e, a seguir, apresentam-se propostas de atividades para a aquisição e desenvolvimento de competências orais. Com este trabalho, pretende-se investigar estratégias favoráveis à aquisição e desenvolvimento das competências orais dos alunos, com especial incidência sobre o Debate na disciplina de Português e o Role-Play na disciplina de Inglês. Neste sentido, serão apresentadas algumas atividades de desenvolvimento da produção oral, enquadradas em projetos dinamizados na escola. Posteriormente, terá lugar a análise de um conjunto de atividades e estratégias para o ensino da oralidade.por
dc.description.abstractSpeaking has become an object of teaching, both for the mother tongue and the foreign language and it is necessary for the students to know how to express themselves in a correct and effective way in different contexts. This report presents some theoretical assumptions about the teaching and learning techniques of speaking in Portuguese and English lessons. The reasons why this pedagogical-didactic theme became relevant are related to the difficulties experienced in teaching both oral production and interaction skills, namely in the development of adequate and effective activities and strategies for the promotion and implementation of speaking in a classroom context. We believe that it is at school and especially in language classes (mother tongue and foreign language) that speaking skills should be worked on so that students become aware of and think about the characteristics of speech acts through diversified and significant (linguistic and extra linguistic) activities. In the first part of this report, I refer to my background and professional experience and present a critical overview of my career as a teacher. In the second part, I investigate teaching techniques for the development of speaking skills in English and Portuguese, based on my own experience within the classroom but also in other educational contexts. I refer to the specificity of formal oral language in Portuguese and English and discuss possible activities for the development of speaking skills in the classroom context. With this work I intend to assess how the students' speaking skills can be improved through appropriate activities and strategies, such as the ´Debate` in Portuguese and ´Role-Play` in English classes. In this sense, some activities of oral production development will be presented, framed within projects developed at school. Subsequently, I will present and analyze a set of activities and strategies that will enhance students’ oral skills.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsclosedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsino de Inglês, língua estrangeirapor
dc.subjectEnsino do Português, língua maternapor
dc.subjectlíngua faladapor
dc.subjectcompetências oraispor
dc.subjectestratégias de ensino; atividades de speakingpor
dc.subjectTeaching English as a foreign languageeng
dc.subjectTeaching Portuguese as mother tongueeng
dc.subjectspoken languageeng
dc.subjectspeaking skillseng
dc.subjectteaching strategies; speaking activitieseng
dc.titleO Ensino da Oralidade no Inglês e no Portuguêspor
dc.title.alternativeTeaching Speaking in the English and Portuguese Classroomeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Letras da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleO Ensino da Oralidade no Inglês e no Portuguêspor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202158764-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorRosa, Maria Manuela Rodrigues::0000-0001-7533-1363-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriMachado, Ana Maria Silva-
uc.degree.elementojuriLuís, Ana Alexandra Ribeiro-
uc.degree.elementojuriTavares, Maria Teresa de Castro Mourinho-
uc.contributor.advisorLuís, Ana Alexandra Ribeiro-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextembargo_99991231-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
crisitem.advisor.deptFaculty of Arts and Humanities-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-7869-7835-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat Login
MariaRosa_versaofinal.pdf4.4 MBAdobe PDFEmbargo Access    Request a copy
Show simple item record

Page view(s) 50

566
checked on May 14, 2024

Download(s) 50

349
checked on May 14, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons