Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/84688
Title: O papel da Responsabilidade Social Corporativa nas atitudes e comportamentos dos consumidores
Other Titles: the role of corporate social responsibility on the attitudes and consumers behaviours
Authors: Santos, Elton Joel Weges 
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes Matos
Keywords: Responsabildiade social corporativa; Diferenciação da marca; Atitude do consumidor; Comportamento do consumidor; Corporate social responsibility; Brand differentiation; Consumer attitude; Consumer behavior
Issue Date: 19-Sep-2018
Serial title, monograph or event: O papel da Responsabilidade Social Corporativa nas atitudes e comportamentos dos consumidores
Place of publication or event: Santa Maria da Feira
Abstract: A responsabilidade social corporativa é uma forma de conduzir o negócio das organizações, que consiste basicamente em as empresas terem em conta o impacto que as suas actividades geram sobre os seus clientes, colaboradores, accionistas, comunidade envolvente, ambiente e toda a sociedade em geral.Com o deselvolvimento desta temática e das preocupações sociais e ambientais que deparam sobre a sociedade hoje em dia, a responsabilidade social vai mais além do cumprimento das regras e normas já existentes (legislação nacional e internacional no âmbito social, laboral, ambiental e de direitos humanos). Neste contexto, é o objectivo deste trabalho investigar quais os impactos na atitude e nos comportamentos por parte dos consumidores relativamente às empresas socialmente responsáveis. Para isso, escolheu-se como consequentes da responsabilidade social corporativa as variaveis atitudinais: credibilidade, a imagem corporativa, a diferenciação, o envolvimento do consumidor e a satisfação; e como variáveis comportamentais a lealdade, o Price Premium e o WOM. A pesquisa empírica foi realizada por meio de um questionário, respondido por 231 inquiridos. A análise dos dados estatísticos foi realizada com recurso ao software estatístico IBM SPSS AMOS e baseada no modelo das equações estruturais (MEE). Os resultados identificaram que a responsabilidade social corporativa influencia diretamente as variáveis atitudinais. Assim sendo, analisamos que existe um impacto direto e indireto nas atitudes e comportamentos do consumidor, evidenciando que uma empresa mais credível, com uma melhor imagem corporativa, com ideais semelhantes aos dos consumidores e que proporcionam a satisfação procurada afeta positivamente na escolha, na lealdade, na disponibilidade de pagar mais e na propensão de falar bem dessa marca/organização. Esta dissertação inova ao introduzir novas variáveis e novas relações para o estudo.
Corporate social responsibility is a way of driving the organization's business, which is basically what the companies take into account on the impact of their activities on their customers, employees, shareholders, the surrounding community, the environment, and the society.With the development of this theme and the social and environmental concerns nowadays, responsibility goes beyond the existence of rules and norms (national and international, social, labor, environmental and human rights legislation). In order to do so, corporate credibility, the corporative image, the brand differentiation, the consumer involvement and satisfaction were chosen as attitudinal variables as a direct consequence of corporate social responsibility. In the other hand, loyalty, Price premium and WOM were chosen as behavioral variables as direct or indirect consequences of CSR. The empirical research was carried out by means of a questionnaire, answered by 231 respondents. Statistical data analysis was performed using the IBM SPSS AMOS statistical software and based on the structural equations model (SEM). The results identify that corporate social responsibility influences the attitudinal variables. Thus, we analyze that there is a direct and indirect impact in the attitudes and behaviors of the consumer, showing that a more credible company, with a better image, with similar ideals to the consumers and that provide the desired satisfaction, positively affects the choice, the loyalty, the willingness to pay more and the propensity to speak well of that brand / organization. This dissertation innovates by introducing new variables and new relationships for the study.
Description: Dissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de Economia
URI: http://hdl.handle.net/10316/84688
Rights: openAccess
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