Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/84651
Title: A Gestão de Centros Comerciais: Escolha do conjunto de lojas
Other Titles: The Management of Shopping Centers: Selection of the tenent mix
Authors: Ferreira, Patrícia Alexandra Martins 
Orientador: Dias, Joana Maria Pina Cabral Matos
Keywords: Centros Comerciais; Mix de lojas; Palácio do Gelo; Retalho; Shopping Centers; Tenant Mix; Palácio do Gelo; Retail
Issue Date: 20-Jul-2018
metadata.degois.publication.title: A Gestão de Centros Comerciais: Escolha do conjunto de lojas
metadata.degois.publication.location: Grupo Visabeira
Abstract: Nas últimas três décadas assistimos a mudanças nos padrões de consumo das populações, resultantes de profundas alterações socioeconómicas. Com as alterações dos hábitos de compras, existe cada vez mais uma correlação positiva entre as compras e o lazer. O ato de fazer compras tornou-se, para um número significativo de pessoas, uma das atividades quotidianas mais importantes. Foi através desta dinâmica da procura que se foram criando oportunidades para o desenvolvimento de uma oferta bastante diversificada e complementar, considerando a disponibilização de produtos e serviços, sendo o aparecimento dos Centros Comerciais um exemplo dessa dinâmica, representando uma importante transformação no setor do retalho. Assim, num momento em que as preferências dos consumidores vão mudando, é vital para um Centro Comercial conseguir atender às necessidades dos consumidores, e é crucial conseguir compreender as alterações que se têm verificado a nível da procura. Um dos fatores mais importantes para a atratividade de um centro comercial é o mix de lojas que o constituem. Por este motivo, o planeamento do mix de ótimo de lojas de um Centro Comercial será o foco deste relatório.Este relatório está dividido em cinco partes. Na primeira parte, temos uma breve introdução ao relatório de estágio. Na segunda parte, é feita uma breve apresentação do Grupo Visabeira, assim como as tarefas realizadas ao longo do estágio curricular. A terceira parte é composta por uma revisão da literatura relativamente ao tema “A Gestão de Centros Comerciais: escolha do conjunto de lojas”, onde serão abordadas algumas visões e conclusões de diversos autores, assim como serão identificados determinantes importantes para o mix ótimo de lojas de um Centro Comercial. Seguidamente teremos uma breve conclusão do relatório.
Over the past three decades, we have seen changes in consumption patterns of the population resulting from profound socio-economic changes. With the changes in shopping habits, there is an increasingly positive correlation between shopping and leisure. The act of shopping became, for a significant number of people, one of the most important daily activities. It was through this dynamic of demand that opportunities were created for the development of an offer that is diverse and complementary, considering the availability of products and services, and the appearance of Shopping Centers is an example of these dynamics, representing an important transformation in the retail sector.As consumer preferences change, it is vital for a shopping center to meet consumer needs, and it is crucial to be able to understand the changes that have occurred in demand. One of the most important factors for the popularity of a shopping center is the variety of stores it consists of. For this reason, the planning of an optimal mix of stores within a Shopping Center will be the focus of this report.This report is divided into five parts. In the first part, we have a brief introduction to the internship report. In the second part, there is a brief presentation of the Grupo Visabeira, as well as the tasks carried out throughout the curricular internship. The third part is composed by a review of the literature on "Shopping Mall Management: a choice of the tenant mix", where some visions and conclusions of several authors will be addressed, as well as determining important determinants for the optimal mix of stores of a Shopping Center. Then we will have a brief conclusion of the work.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/84651
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio - Patrícia Ferreira.pdf1.5 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

607
checked on Oct 29, 2024

Download(s) 20

1,753
checked on Oct 29, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons