Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/84520
Title: | As atividades extracurriculares e a aprendizagem da Língua Materna e da Língua Estrangeira | Other Titles: | Extracurricular Activities and Native and Foreign Language Learning | Authors: | Sousa, Adelino Manuel Caetano de | Orientador: | Fernandes, Anabela Santos | Keywords: | Atividades extracurriculares; Produção escrita; Análise de erros; Correção colaborativa; Atividades lúdicas; Extracurricular activities; Written production; Error analysis; Collaborative correction; Gaming activities | Issue Date: | 30-Oct-2018 | Serial title, monograph or event: | As atividades extracurriculares e a aprendizagem da Língua Materna e da Língua Estrangeira | Place of publication or event: | UC | Abstract: | O presente Relatório reflete o trabalho desenvolvido no Estágio Pedagógico supervisionado de Português e Francês do 3º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do “Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário”, ao longo do ano letivo 2016 / 2017.A prática pedagógica esteve essencialmente focalizada no tema “As atividades extracurriculares e a aprendizagem da Língua Materna e da Língua Estrangeira”, de forma a poder comprovar que sessões semanais de atividades extracurriculares podem ser determinantes no incentivo à aprendizagem e aprofundamento da Língua Materna e da Língua Estrangeira.Nas sessões semanais, elaboradas para os alunos de ambas as turmas, foram desenvolvidas diversas atividades lúdico-didáticas, com especial destaque para a escrita colaborativa, a fim de aprofundar e melhorar, em conformidade com os Programas e as Metas Curriculares do Ensino Básico, as competências gerais, nos seus mais diversos domínios, nomeadamente a leitura, a interpretação de texto, a produção escrita, a educação literária e a gramática, que os alunos foram adquirindo ao longo do seu percurso escolar.Ao longo destes encontros, com a turma de Português, foram explorados, na produção escrita, os conhecimentos a nível lexical, ortográfico, sintático e gramatical. Procedeu-se à deteção dos erros ortográficos, dos erros de acentuação e de pontuação, de flexão verbal, de concordância, de sintaxe e de coerência e, em conjunto, efetuou-se a respetiva correção, encontrando-se, sempre que possível, a estratégia adequada para que os discentes não voltassem a cometer as mesmas incorreções. Com a turma de Francês, face às enormes dificuldades evidenciadas no domínio da língua estrangeira, foi essencialmente explorada a aquisição de vocabulário, uma vez que esta era a área em que os alunos demonstraram, desde o início, maior lacuna. The present Report reflects the work developed along the school year 2016 / 2017 in the supervised professional training of Portuguese and French teaching for the 3rd Cycle of the Basic Education, in the extent of the "Master's degree in Teaching Portuguese and a Foreign Language for the 3rd Cycle of Basic Teaching and in Secondary Teaching".The pedagogic practice was essentially focused in the theme “Extracurricular Activities and Native and Foreign Language Learning“ so that it could be proved that weekly sessions of extracurricular activities can be decisive in the incentive to the learning and deepening of the Mother Tong and of the Foreign Language.In the weekly planned sessions for the students of both groups, several educational gaming approaches were developed, with special prominence for collaborative writing, to deepen and consolidate reading, text interpretation, written production, literary education and grammar, in accordance with the Portuguese Programs, Curricular Goals and competence development for the Basic Teaching.Along these encounters with the Portuguese group, the student’s knowledge concerning lexical, orthographic, syntactic and grammatical structures in written production was explored. Orthographic, graphic, punctuation, verbal flexion and syntax coherence errors were detected and treated, the teacher adopting the adequate strategy to eradicate them from the student’s production. With the French group, facing the enormous difficulties evidenced by the students in the domain of the foreign language, the emphasis of the work was on vocabulary acquisition, since this was the area where the students showed, from the beginning, a larger weakness. |
Description: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês apresentado à Faculdade de Letras | URI: | https://hdl.handle.net/10316/84520 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AdelinoSousa_versaofinal.pdf | 7.64 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 50
542
checked on Oct 8, 2024
Download(s) 50
729
checked on Oct 8, 2024
Google ScholarTM
Check
This item is licensed under a Creative Commons License