Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/84485
Title: OS FATORES RELEVANTES DO SUCESSO INDIVIDUAL DE MULHERES EMPREENDEDORAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS - BRASIL.
Other Titles: THE RELEVANT FACTORS OF THE INDIVIDUAL SUCCESS OF WOMEN ENTREPRENEURS OF THE STATE OF MINAS GERAIS - BRAZIL.
Authors: Abrahão, Barbara Resende 
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes Matos
Keywords: Sucesso Individual; Empreendedorismo feminino; Empreendedoras; Inovação; Individual Success; Female entrepreneurship; Entrepreneurs; Innovation
Issue Date: 19-Sep-2018
Serial title, monograph or event: OS FATORES RELEVANTES DO SUCESSO INDIVIDUAL DE MULHERES EMPREENDEDORAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS - BRASIL.
Place of publication or event: Minas Gerais - Brasil
Abstract: OS FATORES RELEVANTES DO SUCESSO INDIVIDUAL DE MULHERES EMPRE- ENDEDORAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS - BRASIL.Objetivo – Compreende-se como principal objetivo deste estudo, identificar os fatores relevantes do sucesso individual de mulheres empreendedoras do estado de Minas Gerais – Brasil. Analisando como ocorre a construção empreendedora de forma individual, compreendendo principalmente os elementos que auxiliam este processo, tais como: os fatores contextuais, a inteligência emocional, as características pessoais, apropensão empreendedora, o work family balance, a satisfação com a vida e intenção empreendedora. Partindo do contexto desta investigação, todas essas varíaveis contribuem na construção do sucesso individual de cada empreendedora.Design / metodologia / abordagem – Utilizou-se para este estudo à aplicação de um questionário, indicando que os métodos de pesquisas cabíveis foram os dados quantitativos. Aplicou-se previamente um pré-teste, para avaliar o modelo proposto, sanar possíveis erros e reajustar o conteúdo. Verifica-se que a amostra da investigação baseou-se nas respostas de 259 mulheres, que participaram ativamente através das respostas dos questionários válidos. As amostras recolhidas são de mulheres empresárias mineiras de diversas áreas atuação, faixa etária, renda e região em que reside.Resultados - Os resultados obtidos apresentam a influência positiva das variáveis do modelo, com o sucesso individual. Todavia, as variáveis: inteligência emocional, as características pessoais e os fatores contextuais, influenciam positivamente a propensão empreendedora. Assim como, as variáveis: work family balance, a satisfação com a vida e a intenção empreendedora, influenciam positivamente o sucesso individual.Limitações / implicações da pesquisa - A amostra utilizada para a realização deste estudo não é muito grande, portanto, pode-se fazer uma análise não tão efetiva. Além, de não ser uma amostra probabilística, o que faz com que os resultados não possam ser generalizados. Implicações práticas – O estudo aponta diversos resultados relacionados aos fatores relevantes de sucesso individual, diretamente relacionados a vida pessoal e profissional. O sucesso individual está associado fortemente às necessidades de realização e satisfação com a vida de cada empresária, levando o estudo a identificar pontos importantes de auto- conhecimento. Destacou-se a importância clara da propensão empreendedora e inteligência emocional nos processos de formação e construção individual no ambiente de trabalho.Originalidade/valor – Observa-se que a investigação traz um modelo inovador, ao estudar fatores de sucesso relevantes de mulheres empreendedoras de um estado brasileiro específico. Analisou-se como estes fatores individuais, diferem essas empresárias e como as variáveis deste modelo de estudo contribuem com esta composição individual.
ABSTRACTTHE RELEVANT FACTORS OF THE INDIVIDUAL SUCCESS OF WOMEN ENTRE- PRENEURS OF THE STATE OF MINAS GERAIS - BRAZIL.Objective - It is understood as the main objective of this study, to identify the relevant factors of the individual success of entrepreneurial women in the state of Minas Gerais - Brazil. Analyzing how entrepreneurial construction occurs in an individual way, mainly comprising the elements that help this process, such as: contextual factors, emotional intelligence, per- sonal characteristics, entrepreneurial appropriation, work family balance, life satisfaction and entrepreneurial intention . From the context of this research, all these variables contrib- ute to the construction of the individual success of each entrepreneur.Design / methodology / approach - A questionnaire was used for this study, indicating that the relevant research methods were quantitative data. A pre-test was applied previously, to evaluate the proposed model, to cure possible errors and to readjust the content. It is verified that the research sample was based on the responses of 259 women, who participated ac- tively through the answers of valid questionnaires. The samples collected are from women entrepreneurs from Minas Gerais of diverse areas of activity, age group, income and region in which they reside.Results - The results obtained show the positive influence of the variables of the model, with individual success. However, the variables: emotional intelligence, personal characteristics and contextual factors, positively influence the entrepreneurial propensity. Just as the varia- bles: work family balance, satisfaction with life and entrepreneurial intention, positively in- fluence individual success.Limitations / implications of the research - The sample used to perform this study is not very large, therefore, a not so effective analysis can be done. In addition, if it is not a probabilistic sample, what makes the results can not be generalized.Practical implications - The study indicates several results related to the relevant factors of individual success, directly related to personal and professional life. Individual success is strongly associated with the needs of achievement and satisfaction with each entrepreneur's life, leading the study to identify important points of self-knowledge. It was highlighted the clear importance of the entrepreneurial propensity and emotional intelligence in the pro- cesses of formation and individual construction in the work environment.Originality / value - It is observed that the research brings an innovative model, when stud- ying relevant success factors of entrepreneurial women of a specific Brazilian state. It was analyzed how these individual factors differentiate these entrepreneurs and how the variables of this study model contribute to this individual composition.
Description: Dissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de Economia
URI: http://hdl.handle.net/10316/84485
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação Mestrado em Marketing - Barbara Resende Abrahão.pdf3.79 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

459
checked on Dec 7, 2021

Download(s) 50

504
checked on Dec 7, 2021

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons