Title: PERCURSOS FORMATIVOS DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE SEM-ABRIGO E CONTRIBUTOS PARA O SEU DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL NO CAT “FAROL”
Other Titles: TRAINING PATHS OF PEOPLE IN HOMELESS SITUATION AND CONTRIBUTIONS FOR THEIR PSYCHOSOCIAL DEVELOPMENT IN CAT "FAROL"
Authors: Ramos, Jéssica Filipa Campelo 
Orientador: Nascimento, Maria Augusta Vilalobos Filipe Pereira
Keywords: Sem-abrigo;Exclusão Social;Pobreza;Dependências;Desenvolvimento Psicossocial;Homeless;Social Exclusion;Poverty;Addictions;Psychosocial Development
Issue Date: 25-Oct-2017
Abstract: O presente relatório tem como finalidade apresentar uma descrição do percurso e trabalho desenvolvido no âmbito do estágio integrante no Mestrado em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, desenvolvido no Centro de Alojamento Temporário “Farol”.Descreve a visão, missão e valores da instituição acolhedora, assim como o seu público-alvo, considerando a pobreza, a exclusão social e as dependências de substâncias psicoativas adjacentes, bem como a importância da promoção cognitiva e de uma investigação referente aos percursos escolares. Neste sentido, são igualmente descritas as atividades desenvolvidas pela estagiária no decorrer do estágio, tal como os seus objetivos. Relativamente às atividades, a estagiária levou a cabo a implementação de um programa de desenvolvimento psicossocial, bem como uma investigação sobre os percursos formativos de pessoas em situação de Sem-Abrigo. No término do documento são apresentadas algumas considerações e reflexões resultantes de todo o processo de estágio curricular.O presente relatório tem como finalidade apresentar uma descrição do percurso e trabalho desenvolvido no âmbito do estágio integrante no Mestrado em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, desenvolvido no Centro de Alojamento Temporário “Farol”.Descreve a visão, missão e valores da instituição acolhedora, assim como o seu público-alvo, considerando a pobreza, a exclusão social e as dependências de substâncias psicoativas adjacentes, bem como a importância da promoção cognitiva e de uma investigação referente aos percursos escolares. Neste sentido, são igualmente descritas as atividades desenvolvidas pela estagiária no decorrer do estágio, tal como os seus objetivos. Relativamente às atividades, a estagiária levou a cabo a implementação de um programa de desenvolvimento psicossocial, bem como uma investigação sobre os percursos formativos de pessoas em situação de Sem-Abrigo. No término do documento são apresentadas algumas considerações e reflexões resultantes de todo o processo de estágio curricular.
The purpose of this report is to present a description of the work carried out in the final year of the Master's Degree in Educational Sciences by the Faculty of Psychology and Educational Sciences of Coimbra’s University, developed in the Temporary Accommodation Center "Farol". Throughout this report the description of the vision,mission and values of the welcoming institution as well as its target audience, and other points of interest related to the Center. It is necessary that in this line of description,concepts that are fundamental to elucidate the purpose of the application of a psychosocial development program and the elaboration of an investigation concerning the educational trajectories of homeless people should be deepened. In this way, the concepts of poverty, social exclusion, addictions to psychoactive substances areclarified, elucidating the adjacent consequences of situations of drug addiction and alcoholism, as well as schooling and lifelong learning in the context of exclusion. With regard to the activities, the trainee carried out the implementation of a psychosocial development program, as well as an investigation of the paths of homeless people thesetwo actions being portrayed and developed throughout the present internship report.With regard to the psychosocial development program, the objectives of the program are discussed, its purposes are described, the activities are described and an evaluation approach is carried out throughout its implementation as well as an overall evaluation ofthe satisfaction, which allows conclusions to be drawn regarding the importance of the existence of programs of this format as well as its continuity. With regard to research on the trajectories of homeless people, an analysis of the importance of the same realization, also describing the methodology and instruments used as well as theconclusions drawn from a content analysis. At the end of the document are presented some considerations and reflections resulting from the whole process of curricular internship.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10316/84289
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RELATÓRIO-FAROL-FINAL.pdf1.14 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons