Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/84278
Title: Emocionalmente Ativos: Um percurso de estágio com pessoas seniores do Centro Social de Lourosa
Other Titles: Emotionally Active: A traineeship course with seniors from the Lourosa Social Center
Authors: Cristino, Sara Gabriela Coelho 
Orientador: Vieira, Cristina Maria Coimbra
Keywords: envelhecimento ativo; educação emocional; inteligência emocional; seniores; active aging; emotional education; emotional intelligence,; seniors
Issue Date: 25-Jul-2017
Serial title, monograph or event: Emocionalmente Ativos: Um percurso de estágio com pessoas seniores do Centro Social de Lourosa
Place of publication or event: Centro Social de Lourosa
Abstract: A população sénior tem vindo a aumentar exponencialmente, daí a necessidade de se promover a sua longevidade com qualidade, levando o indivíduo a encarar as suas fragilidades com otimismo e a utilizar a sua sabedoria para vivenciar novas experiências da fase sénior da sua vida. A promoção do envelhecimento ativo através da educação emocional é uma mais valia, porque contribui para o desenvolvimento da inteligência emocional do sénior, para que o mesmo com destreza consiga compreender as suas fragilidades e desenvolva a sua autonomia para o alcance de bem-estar. O estágio curricular no Centro de Dia de Lourosa permitiu-nos implementar o projeto de intervenção “emocionalmente ativos”, onde o foco de estudo foi a educação emocional. As nossas atividades e a nossa intervenção tinham como objetivos integrar a equipa multidisciplinar, desenvolver novas competências de intervenção e promover o envelhecimento ativo através da educação emocional. As atividades que desenvolvemos e nas quais participámos tinham como intuito o alcance dos objetivos anteriores, onde os seniores eram o nosso foco de trabalho. Os benefícios e a pertinência destas atividades foram avaliadas constantemente através de vários métodos de autoavaliação e de heteroavaliação. Com os diferentes instrumentos avaliativos, conseguimos compreender que a educação emocional nos seniores foi uma mais valia, porque trabalhámos de forma mais homogénea com o grupo todo, mesmo existindo demências e problemas de saúde que os diferenciavam. Para o nosso futuro profissional este estágio permitiu ganhar experiência e perceber as nossas dificuldades, quando estamos a trabalhar com este público-alvo. Com a cooperação da equipa técnica do Centro de Dia evoluímos constantemente e melhorámos a nossa forma de intervir. Este relatório descreve todos os desafios do nosso percurso de estágio, expondo as diferentes etapas que fomos realizando para o desenvolvimento do projeto por nós concebido.
The senior population has been increasing exponentially, and because of that there is a need to promote their longevity with quality, leading the individual to face their weaknesses with optimism and to use their wisdom to experience new opportunities of the senior phase of their life. The promotion of active aging through emotional education is an added value because it contributes to the development of the senior's emotional intelligence, so that they can understand with optimism their weaknesses and develop their autonomy for the achievement of well-being. The curricular internship at the Lourosa Day Center allowed us to implement the "emotionally active" intervention project, where the focus our activities was emotional education. Our activities and our intervention were aimed at integrating the multidisciplinary team, developing new intervention skills and promoting active aging through emotional education. The activities we developed and participated in were aimed at reaching the previous goals, where the seniors were our focus. The benefits and relevance of these activities were constantly assessed through various self-assessment and hetero-evaluation methods. With the different evaluation tools, we were able to understand that emotional education in the elderly is an added value, because we worked homogeneously with the whole group, even though there were dementias and health problems that differentiated them. For our professional future this stage has allowed us to gain experience and realize our difficulties when working with senior population. With the cooperation of the technical team of the Day Center we have constantly evolved and improved the way we intervene. This report describes all challenges of our internship, exposing the different stages that we have been carrying out for the development of the project that we have conceived.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/84278
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
relatorio final de mestrado.pdf2.09 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons