Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/84229
Title: “Quem Conta um Conto Acrescenta um Ponto” – Oficina de Escrita Criativa em Contexto Hospitalar
Other Titles: "Who Tells a Story Adds a Point" - Creative Writing Workshop in Hospital Context
Authors: Morais, Sara Melanie Jaria 
Orientador: Ferreira, Sónia Cristina Mairos Baptista
Keywords: Oncologia Pediátrica; Oficina de Escrita Criativa; Educação em Contexto Não Formal; Sobreviventes de Cancro; Pediatric Oncology; Creative Writing Workshop; Non-formal Context Education; Cancer Survivors
Issue Date: 9-Oct-2017
Serial title, monograph or event: “Quem Conta um Conto Acrescenta um Ponto” – Oficina de Escrita Criativa em Contexto Hospitalar
Place of publication or event: Equipa Lúdico-Pedagógica do Serviço de Pediatria do IPO do Porto
Abstract: Hoje mais do que nunca a Educação e a Atividade Educativa não se encontram confinadas apenas nas escolas, ou por outras palavras, em contextos educativos formais,podendo ocorrer nos mais diversos contextos sociais. Deste modo, o presente relatório pretende descrever todo o trabalho desenvolvido ao longo de nove meses no Serviço de Pediatria do Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, E.P.E.,baseado no projeto de intervenção e de investigação.A hospitalização a que a criança fica por vezes submetida, conduz a uma quebra nas atividades diárias, como sejam, o estar com a família, a escola e o brincar com os amigos. E o tempo livre no internamente, é muitas vezes dedicado ao uso das tecnologias, levando ao isolamento das crianças e sobretudo dos jovens que se encontram hospitalizados. O projeto de intervenção “Quem Conta um ContoAcrescenta um Ponto” – Oficina de Escrita Criativa em Contexto Hospitalar, pretende combater o isolamento e o uso excessivo das novas tecnologias, através da criação de uma oficina de escrita criativa. Assim na primeira parte do presente relatório é apresentado a fundamentação concetual da ação desenvolvida e de sustentação da sua adequação e pertinência, seguido do plano de ação, onde são descritos os objetivos, as atividades, metodologia(s) e estratégias implementadas, os recursos, assim como os procedimentos de avaliação de todas as atividades realizadas.Na segunda parte do relatório, é apresentado o projeto de investigação “Sobreviventes de Cancro Pediátrico – Grupo de Veteranos: História e Perspetivas de Futuro”, onde são clarificados os motivos que levaram à escolha do tema da investigação, de seguida as referências conceptuais, posteriormente as opções metodológicas assumidas e, por fim, são apresentados e discutidos os resultados obtidos.
Today more than ever, Education and Educational Activity are not confined only in schools, or in other words, in formal educational contexts, and can occur in the most diverse social contexts. Thus, this report intends to describe all the work developed during nine months in the Pediatric Service of the Portuguese Oncology Institute of Porto Francisco Gentil, E.P.E., based on the intervention and research project.The hospitalization to which the child is subjected sometimes leads to a break in daily activities, such as being with the family, school and playing with friends. And the free time internally, is often dedicated to the use of technologies, leading to the isolation of children and especially of adolescents who are hospitalized. The project "Who Tells a Story Adds a Point" - Creative Writing Workshop in Hospital Context, aims to combat the isolation and excessive use of new technologies, through the creation of a creative writing workshop. So in the first part of this report is presented the conceptual basis of the developed action and support their appropriateness and relevance, followed by the action plan, where goals are outlined, activities, methodology (s) and implemented strategies, resources, as well as assessment procedures for all activities.In the second part of the report, is presented the research project "Survivors of Pediatric Cancer - Veterans' Group: History and Future Perspectives", which clarifies the reasons that led to the choice of research topic, followed by conceptual references, later the methodological options assumed and, finally, the results obtained are presented and discussed.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/84229
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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