Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/84115
Title: Influências dos “escultores” nos projetos pessoais e nas atitudes relativamente ao futuro de jovens a frequentar o ensino secundário
Other Titles: Influences of “sculptors” on personal projects and attitudes towards the future of adolescents attending secondary school
Authors: Santos, Ana Carina Rodrigues dos 
Orientador: Breda, Maria São João Castilho
Keywords: identidades futuras; “escultores”; fenómeno de Miguel Ângelo; projetos pessoais; atitude ao futuro; future identities; sculptors; Michelangelo phenomenon; personal projects; attitude towards the future
Issue Date: 13-Oct-2017
Serial title, monograph or event: Influências dos “escultores” nos projetos pessoais e nas atitudes relativamente ao futuro de jovens a frequentar o ensino secundário
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: A investigação surgiu do interesse em compreender melhor as influências específicas das figuras admiradas ou seja, os modelos de papéis (role models), e das figuras das relações interpessoais que intervêm moldando o autoconceito e/ou o comportamento dos jovens, ou seja, os “escultores”, na motivação, no afeto e no sentido de progresso em relação ao futuro de jovens que, frequentando o ensino secundário, se aproximam no tempo de uma transição de vida marcante, para o ensino superior ou para o mundo do trabalho. Tendo por base a investigação que documenta esta influência, e que a alarga à rede de relações completa do indivíduo, no progresso dos jovens em direção ao self ideal, o estudo focou-se, por um lado, na caracterização das figuras das relações interpessoais dos jovens que são indicadas como “escultores” e o tipo de afirmação (percetual ou comportamental) que lhes é atribuído, bem como a sobreposição entre estas figuras e as que são admiradas, consideradas como “heróis” e, portanto, modelos e, por outro lado, em avaliar e compreender a importância das influências dos diferentes tipos de escultores no modo dos jovens constroem a ação direcionada para resultados futuros, i.e., nos seus projetos pessoais e no sentido do futuro. Por outras palavras, trata-se de focar como resultados os projetos significativos e o sentido dado ao futuro pelos jovens que, desse modo, podem progredir em direção aos seus selves desejados. Considerou-se que um modelo ecológico e uma metodologia correspondente seriam apropriados para descrever o papel destas figuras no desenvolvimento. O estudo aponta para que os “escultores” que possuem as características desejadas e que afirmam os jovens ao elicitar comportamentos que vão no sentido de atingir o self que é idealizado, são mais influentes nas qualidades positivas e no prosseguir dos projetos pessoais por parte dos últimos. Isto verifica-se, principalmente, no caso das qualidades que estão abrangidas nas dimensões cognitivas dos projetos, relativas às perceções de significado e de estrutura, bem como ao grau em que sentem que os projetos são conhecidos e aceites pelos outros. No entanto, o mesmo tipo de “escultores” apresenta um papel de relevância na perceção de emoções positivas associadas aos projetos. No geral, podemos concluir que o facto de os “escultores” serem detentores da característica do self ideal dos jovens, é mais impactante no modo como os indivíduos encaram e prosseguem os seus projetos significativos, do que o grau de interação com os “escultores”. Quanto ao teor das interações com os “escultores”, verificamos que as que implicam mais proximidade e, até mesmo, intimidade e outras nas quais está implícita uma interação propícia à aprendizagem, interligam-se mais notoriamente com os projetos pessoais.
The research emerged from the interest in better understanding the specific influences of the admired figures, that is, role models, and of the figures among the interpersonal relations which intervene by shaping the self-concept and/or the behavior of adolescents, that is, the sculptors, in the motivation, affection and perceived progress towards the future of young people who, while attending secondary education, are approaching a transition in life, to higher education or to work. Based on previous research documenting these influences, which extends it to the individual's complete social network, in the progress of young people towards the ideal self, the study focused on the characterization of the figures of the interpersonal relations who are indicated as "sculptors" and the type of affirmation (perceptual or behavioral) attributed to them, as well as the overlap between these figures and those that are admired, considered as role models, and, on the other hand, to evaluate and to understand the importance of the influences of the different types of sculptors in the way the adolescents construct the action directed to future results, in their personal projects and towards the future. In other words, it is a question of focusing on the meaningful projects and the meaning given to the future by young people, who can thus make progress towards their desired selves. It was considered that an ecological model and a corresponding methodology would be appropriate to describe the role of these figures in the development of the adolescents.The study points out that sculptors who possess the desired characteristics and who elicit behaviors that go towards the self that is idealized, are more influential in the positive qualities and in the pursuit of personal projects. This is especially true for the qualities covered in the cognitive dimensions of the projects, related to perceptions of meaning and structure, as well as the degree to which they feel that projects are visible and accepted by others. However, the same type of sculptors plays a relevant role in the perception of positive emotions associated with the projects.In general and in conclusion, the fact that sculptors hold the characteristic of the ideal self is more striking in the way individuals regard and pursue their significant projects when compared to the level of interactions with the sculptors. As for the content of the latter, we find that those that imply more proximity and even intimacy and others in which a learning interaction is implicit, are most related with personal projects.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10316/84115
Rights: closedAccess
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