Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/84112
Title: A Utilização das Redes Sociais Online Pelos Estudantes Universitários do Primeiro Ano e a sua Relação com a Clareza do Autoconceito, Identidade, e Adaptação ao Ensino Superior e ao Curso.
Other Titles: The Use Social Networks by students enrolled in the first year and its Relationship with Self-Concept Clarity, Identity and Adjustment to the Course and University.
Authors: Ferreira, Inês dos Santos 
Orientador: Breda, Maria São João Castilho
Keywords: Redes sociais digitais; Clareza do Autoconceito; Identidade; Vivências Académicas; Intensidade de uso; Social networking sites; Self-Concept clarity; Identity; Academic Life; Intensity Use
Issue Date: 12-Oct-2017
Serial title, monograph or event: A Utilização das Redes Sociais Online Pelos Estudantes Universitários do Primeiro Ano e a sua Relação com a Clareza do Autoconceito, Identidade, e Adaptação ao Ensino Superior e ao Curso.
Place of publication or event: Universidade de Coimbra - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Abstract: O presente estudo visou compreender a relação do uso das redes sociais pelos jovens adultos que transitaram para o ensino superior com a clareza do seu autoconceito, o processamento de informação sobre identidade e a adaptação ao curso e à universidade. A amostra foi constituída por 170 alunos do primeiro ano de dois cursos da área das ciências sociais (Psicologia e Ciências da Educação). Para avaliar as variáveis em estudo procedeu-se à aplicação de um questionário sociodemográfico e de utilização das redes rociais online, e aplicaram-se os seguintes instrumentos: Questionário de Vivências Académicas – versão reduzida (QVA-r, desenvolvido e adaptado por Almeida et al., 1999), do qual foram selecionadas as escalas pessoal, interpessoal, estudo e de carreira; Escala de Clareza do Autoconceito (CAC, desenvolvido por Campbell et al 1996, adaptado por Nascimento, 2008) e a escala de Estilo de Identidade Difuso-Evitante do Questionário de Estilos de Identidade (QEI, versão original de Berzonsky 1989, traduzido por Ferreira 2010).A análise das respostas relativas à utilização das redes sociais digitais permitiu apreender tendências gerais relativas aos tempos, frequências, motivos de utilização, e sentimentos associados, e possibilitou caracterizar essa utilização em função de variáveis sociodemográficas relevantes, como o residir em Coimbra ou ser de fora da cidade. No que se refere à relação do uso das redes sociais com as variáveis do estilo de identidade, do autoconceito, e do ajustamento psicossocial à universidade, os resultados sugeriram que a intensidade de uso não influencia nem a clareza do autoconceito, nem o estilo difuso-evitante de identidade, nem tão pouco as vivências académicas dos estudantes do 1ºano. O estudo exploratório das relações com as atividades e motivos típicos do estudante na sua utilização destas redes, sugere que existem certas atividades e motivos de utilização que influenciam negativamente, e outros positivamente, as variáveis psicossociais estudadas, ou delas são correlatos.
The present dissertation intended to address the relationship of the usage of social networking sites by students enrolled in the first year of a university degree, at the end of their first semester, with self-concept clarity, diffused identity style, and adjustment to the course and university.The sample was composed of 170 students enrolled in Psychology and Educational Sciences courses. The instruments applied in order to assess the variables under study, besides a questionnaire developed specially for the study, are as follows: Academic Life Questionnaire - reduced version (QVA-r, developed by Almeida et al., 1999), from which personal, interpersonal, study and career scales were selected; Self-Concept Clarity Scale (CAC, developed by Campbell et al 1996, adapted by Nascimento, 2008) and the Diffuse Identity Style Scale of the Identity Styles Questionnaire (QEI, original version of Berzonsky 1989, translated by Ferreira 2010).Descriptive analysis of the answers on the use of social networking sites afforded to learn general trends about times online, motives for use and also the feelings elicited. In addition, the intensity aspect of use was characterised across relevant sociodemographic variables, such as residing in town or out of town.The results did not show correlation of intensity of use did with self-concept clarity, diffuse identity style, nor with psychosocial adjustment to the university. The exploration of associations with specific activities and student motives to use these networks, identified a small number of activities for which there is a trend either of positive association, or negative association, with the psychosocial variables studied.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/84112
Rights: closedAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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