Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/84055
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dc.contributor.advisorBarreira, Carlos Manuel Folgado-
dc.contributor.authorMarques, Ana Filipa Correia-
dc.date.accessioned2019-01-19T22:45:33Z-
dc.date.available2019-01-19T22:45:33Z-
dc.date.issued2017-10-31-
dc.date.submitted2019-01-21-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/84055-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractThe AEE (External School Evaluation) has, as its prime goal, the evaluation of the organizational structure and intends to have a very relevant role in school development. This second cycle of external evaluation has a more qualitative aspect, of quality improvement, involvement of the educational community in the life of the school and also in the allocation of responsible entities of competent information, moving more closely towards the recommendations in force in the law. Looking at the evaluation as an instrument for the development of the teaching-learning experience and the students’ results, there is the intention to create a habit of self-evaluation, promote a responsible work ethic, increase the social presence in schools and make the schools’ work better known to the public. Under this evaluative analysis, the GIES (General Inspection of Education and Science) created a monitoring program, within the Educational Action Monitoring, that will allow the schools with the worst AEE performances to possibly overcome their struggles. This program intends to regularly and continuously monitor the schools’ work, in order to effectively improve the teaching-learning quality as well as the students’ results. It is in this sense that the following report is structured in three parts: the first part consists of theoretical basis, the second part describes the activities developed at IGEC, and, lastly, an empirical study about the Monitoring Program implemented in two schools ETPI (Educational Territory of Priority Intervention).eng
dc.description.abstractA AEE (Avaliação Externa de Escolas) enquadra-se no âmbito da avaliação organizacional e pretende assumir-se como um contributo relevante para o desenvolvimento das escolas. Este segundo ciclo de avaliação externa tem uma vertente mais qualitativa, de melhoria da qualidade, envolvimento da comunidade educativa na vida da escola e também na dotação das entidades responsáveis de informações competentes, caminhando mais proximamente no sentido das recomendações em vigor na lei. Olhando para avaliação como instrumento de melhoria do ensino e da aprendizagem e dos resultados dos alunos, procuram incentivar-se práticas de autoavaliação, promover uma ética profissional marcada pela responsabilidade, fomentar a participação social na vida da escola e oferecer um melhor conhecimento público do trabalho das escolas. Sob este olhar avaliativo, a IGEC (Inspeção-Geral da Educação e da Ciência) criou um programa de acompanhamento, inserido na atividade do Acompanhamento da Ação Educativa, que permitirá às escolas com piores desempenhos na AEE, uma possível superação de constrangimentos. Este programa pretende efetuar um acompanhamento regular e contínuo do trabalho das escolas, com vista a uma efetiva melhoria da qualidade das aprendizagens e dos resultados escolares dos alunos.É neste sentido que o presente relatório se encontra estruturado em três partes: uma primeira de fundamentação teórica, a segunda para a descrição das atividades desenvolvidas na IGEC e, por último, um estudo empírico sobre o Programa de Acompanhamento, implementado em dois Agrupamentos de escolas TEIP (Território Educativo de Intervenção Prioritária).por
dc.language.isopor-
dc.rightsclosedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
dc.subjectInspeção-Geral da Educação e Ciênciapor
dc.subjectAvaliação Externa das Escolaspor
dc.subjectAcompanhamento da Ação Educativapor
dc.subjectPrograma de Acompanhamentopor
dc.subjectGeneral Inspection of Education and Scienceeng
dc.subjectExternal School Evaluationeng
dc.subjectFollow-up of Educational Actioneng
dc.subjectFollow-up Programeng
dc.titleAvaliação Externa de Escolas e Acompanhamento da Ação Educativa: O Programa de Acompanhamento da IGECpor
dc.title.alternativeExternal School Evaluation and Follow-up of Educational Action: IGEC Follow-up Programeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationInspeção-Geral da Educação e Ciência-
degois.publication.titleAvaliação Externa de Escolas e Acompanhamento da Ação Educativa: O Programa de Acompanhamento da IGECpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202143538-
thesis.degree.disciplineCiências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorMarques, Ana Filipa Correia::0000-0001-8564-9842-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriBidarra, Maria Graça Amaro-
uc.degree.elementojuriBarreira, Carlos Manuel Folgado-
uc.degree.elementojuriRebelo, Maria da Piedade Simões Santana Pessoa Vaz-
uc.contributor.advisorBarreira, Carlos Manuel Folgado-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextreserved-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-6137-2842-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
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