Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/84053
Title: Scratch: experiências educativas de iniciação à programação
Other Titles: Scratch: educational experiences of initiation in programming
Authors: Mamede, Renato Ferreira 
Orientador: Carvalho, Ana Amélia Costa da Conceição Amorim Soares de
Keywords: Literacia Digital; Pensamento Computacional; Scratch; Pré-Escolar; Ensino Básico; Digital Literacy; Computacional Thought; Scratch; Preschool; Elementary Education
Issue Date: 23-Oct-2017
Serial title, monograph or event: Scratch: experiências educativas de iniciação à programação
Place of publication or event: Centro de Apoio Social de Pais e Amigos da Escola (CASPAE)
Abstract: Neste relatório são apresentadas as atividades realizadas no âmbito do estágio curricular para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC), que decorreu no Centro de Apoio Social de Pais e Amigos da Escola (CASPAE).Tendo iniciado em setembro de 2016 e com fim em julho de 2017, o projeto desenvolvido centrou-se essencialmente na área pedagógica de Tecnologias na Educação, no ensino pré-escolar e no ensino básico.Tendo desenvolvido uma grande variedade de projetos recorrendo ao software Scratch, foi possível destacar dois momentos em que se implementaram técnicas, atividades e experiências pedagógicas transversais a dois projetos-piloto distintos.No Pré-Escolar desenvolveu-se um projeto recorrendo à utilização deste mesmo software permitindo às crianças um primeiro contacto com a iniciação à programação.Já no Ensino Básico deu-se continuidade à Atividade de Enriquecimento Curricular (AEC) de Iniciação à Programação, que o Ministério da Educação propôs em 2015/2016, em horário extra curricular, no Centro Escolar do Agrupamento das Escolas da Solum Sul. Sendo que apenas duas escolas da cidade de Coimbra optaram pela utilização do software Scratch para a execução do projeto com o objetivo de promover o sucesso escolar, interligando os saberes teóricos com os saberes práticos, promovendo os valores característicos do concelho de Coimbra.No presente relatório estão descritos e fundamentados a utilização do software Scratch em vários contextos educativos distintos, os resultados obtidos com as várias experiências pedagógicas, as principais oportunidades e obstáculos encontrados, bem como os constrangimentos ao longo do estágio.
This report is based on activities that were executed within the scope of a curricular internship, which enables students to get the Master Degree on Education Sciences, by the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Coimbra.This internship was held on the Centro de Apoio Social de Pais e Amigos da Escola (known as CASPAE) and it had a duration of 9 months (since September of 2016 to July 2017).The project was based on the pedagogical use of Scratch on preschool and elementary education. Several projects were developed using Scratch software. We were able to highlight two moments in which were implemented techniques, activities and new experiences through two different pilot projects.In preschool we developed a project for children named “From Nature to Digital”. This project provided a first contact of children with New Technologies of Communication.In elementary education, we continued the activity of curriculum programming initiation, that the Ministry of Education has proposed in 2015/2016, on an extracurricular schedule to the Scholar Centre of the schools of Solum Sul. Only two schools of the council of Coimbra have chosen to use the Scratch software to promote scholar success, interconnecting the theoretical knowledge with the practical knowledge, promoting the values of the council of Coimbra.In this report it is described the Scratch software utilization in different educational contexts, reporting the results obtained with all pedagogical experiences, the main opportunities and the obstacles, as well as constraints along the internship.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/84053
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Renato Mamede_Relatório de Estágio.pdf10.11 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

600
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

525
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons