Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/83938
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLeitão, José Augusto Simões Gonçalves-
dc.contributor.authorLuís, Anaisa Santos-
dc.date.accessioned2019-01-19T22:24:15Z-
dc.date.available2019-01-19T22:24:15Z-
dc.date.issued2017-07-21-
dc.date.submitted2019-01-19-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/83938-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educaçãopt
dc.description.abstractEsta investigação tem como objetivo caraterizar o efeito do envelhecimento sobre a compreensão e a produção de linguagem oral e auditiva, no que respeita ao processamento de palavras isoladas morfologicamente simples e/ou complexas. Para tal, comparou-se o desempenho em quatro tarefas de compreensão e em quatro tarefas de produção de linguagem, de dois grupos de sujeitos saudáveis (n = 51), um grupo de adultos jovens (n = 26), com idades entre os 20 e os 30 anos, e um grupo de adultos idosos (n = 25), com idades entre os 60 e os 76 anos.Os resultados obtidos demonstraram que o desempenho global dos adultos idosos foi inferior ao dos jovens adultos, tanto nas provas de compreensão como nas provas de produção. O prejuízo no desempenho dos adultos mais velhos revelou-se de facto a ser mais vincado no perfil de produção. Observou-se também que os efeitos do envelhecimento se manifestam com maiores magnitudes nas questões onde a resposta correta era “não”. Globalmente, os dados obtidos indiciam a presença de efeitos sugestivos de um enviesamento de aquiescência nas respostas dos adultos idosos, mas são também concordantes com algumas previsões deriváveis da hipótese do défice de transmissão.pt
dc.description.abstractThis research aims to characterize the effect of aging on the comprehension and production of oral and auditory language, with respect to the processing of isolated words that are morphologically simple and/or complex. For this purpose, performance was compared in four comprehension tasks and in four language production tasks, of two groups of healthy subjects (n = 51), a group of young adults (n = 26), aged 20 And 30 years old, and a group of elderly adults (n = 25), aged between 60 and 76 years.The results showed that the overall performance of elderly subjects was lower than that of young adults, both in the comprehension tests and in the production tests. The impairment in the performance of elderly subjects revealed to be more pronounced in the production profile. It was also observed that the effects of aging manifest greater magnitudes in the questions where the correct answer were "no". Overall, the data obtained indicate the presence of suggestive effects of acquiescence bias in the responses of the elderly, but are also in agreement with some predictions derivable from the transmission deficit hypothesis.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsembargoedAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt
dc.subjectCompreensão da Linguagempt
dc.subjectProdução da Linguagempt
dc.subjectProcessamento Linguísticopt
dc.subjectViés da Aquiescênciapt
dc.subjectEnvelhecimentopt
dc.subjectAgingpt
dc.subjectLanguage Comprehensionpt
dc.subjectLanguage Productionpt
dc.subjectLanguage Processingpt
dc.subjectAcquiescence Biaspt
dc.titleEnvelhecimento na Compreensão e na Produção da Linguagem Oral: Mudanças em processos linguísticos ou enviesamento das respostas aos instrumentos de avaliação?pt
dc.title.alternativeAging in Comprehension and Production of Oral Language: Changes in linguistic processes or bias of responses of assessment tools?pt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationUniversidade de Coimbra - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educaçãopt
degois.publication.titleEnvelhecimento na Compreensão e na Produção da Linguagem Oral: Mudanças em processos linguísticos ou enviesamento das respostas aos instrumentos de avaliação?por
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2023-07-20*
dc.identifier.tid202143678pt
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Psicologiapt
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorLuís, Anaisa Santos::0000-0002-5340-4055-
uc.degree.classification17-
uc.date.periodoEmbargo2190pt
uc.degree.presidentejuriLima, Margarida Maria Batista Mendes Pedroso-
uc.degree.elementojuriLeitão, José Augusto Simões Gonçalves-
uc.degree.elementojuriVilar, Maria Manuela Pereira-
uc.contributor.advisorLeitão, José Augusto Simões Gonçalves-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention (CINEICC)-
crisitem.advisor.parentresearchunitFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-9099-1981-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
DISSERTAÇÃO - ANAÍSA LUÍS.pdf934.23 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons