Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/83924
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGaspar, Maria Filomena Ribeiro Fonseca-
dc.contributor.advisorDuarte, Susana Elisa Ribeiro-
dc.contributor.authorAlmeida, Inês Isabel Pinto Bastos de-
dc.date.accessioned2019-01-19T22:20:46Z-
dc.date.available2019-01-19T22:20:46Z-
dc.date.issued2017-07-24-
dc.date.submitted2019-01-19-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/83924-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractA idade pré-escolar é uma idade cheia de descobertas, e uma ótima idade para começar a desenvolver as competências socioemocionais. O (re)conhecimento das emoções, em si e nos pares, vai ajudar as crianças a regularem-se emocionalmente e a terem mais ferramentas para a resolução de conflitos. A regulação emocional é uma tarefa que dura toda a vida, mas pode ser iniciada na infância. Assim, a promoção do desenvolvimento emocional e social em idade pré-escolar contribui para o desenvolvimento integral da criança saudável. Essa promoção, além de contribuir para o desenvolvimento integral da criança, pode funcionar também como prevenção de problemas na adolescência ou mesmo no adulto.O presente relatório pretende dar a conhecer o trabalho desenvolvido durante o período de estágio curricular, em que foi desenvolvido, implementado e avaliado o projecto “Emoções”, que teve como objetivo principal a promoção do desenvolvimento social e emocional em crianças de idade pré-escolar. O projeto foi desenvolvido nas salas de pré-escolar, Descobridores I e Descobridores II, da Creche e Jardim de Infância Dandélio, valência que pertence à Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Coimbra. Na implementação do projeto foram realizadas atividades variadas, que contaram com a participação das crianças, das educadoras e auxiliares de acção educativa. As actividades do projeto foram realizadas com o objetivo principal de desenvolver competências sociais e emocionais, mas também envolveram outras áreas como as artes, ciências ou a música.por
dc.description.abstractThe preschool age is an age full of discoveries, and a fine age to start developing socioemotional competences. The knowledge of emotions, of self and peers, will help children to regulate emotionally and have more tools to conflict resolution. The emotional regulation is a task that lasts all life, but it can be started in childhood. Thus, the emotional and social development of children must be present in the preschool age to contribute to a healthy integral development of the child. That presence of the emotional and social development in preschool age, besides contributing to the integral development of the child, can also work as prevention of problems in adolescence or even in adult.The present internship report is intended to publicize the work developed during the internship period, in which was developed, implemented and evaluated the project “Emotions”, that had as main objective the promotion of the social and emotional development in preschool age children. The project was developed in the preschool classes, Descobridores I e Descobridores II, of Dandélio kindergarten of the Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental of Coimbra. At the implementation of the project, activities were made with the participations of the children, the preschool education teacher and the education assistants. The project activities were developed with the main objective of developing social and emotional competences, but also involving other areas like arts, sciences and music.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectDesenvolvimento emocionalpor
dc.subjectDesenvolvimento socialpor
dc.subjectEmoçõespor
dc.subjectPré-escolarpor
dc.subjectAPPACDMpor
dc.subjectEmotional developmenteng
dc.subjectSocial developmenteng
dc.subjectEmotionseng
dc.subjectPreschooleng
dc.subjectAPPACDMeng
dc.title"Emoções" - Um projeto para o DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL EM IDADE PRÉ-ESCOLARpor
dc.title.alternative"Emotions" - A project to SOCIAL AMD EMOTIONAL DEVELOPMENT IN PRESCHOOL AGEeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCreche e jardim de infância Dandélio, APPACDM Coimbra-
degois.publication.title"Emoções" - Um projeto para o DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL EM IDADE PRÉ-ESCOLARpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202144127-
thesis.degree.disciplineCiências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorAlmeida, Inês Isabel Pinto Bastos de::0000-0002-7474-7161-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriPinheiro, Maria Rosário Carvalho Nunes Manteigas Moura-
uc.degree.elementojuriSchorn, Solange Castro-
uc.degree.elementojuriDuarte, Susana Elisa Ribeiro-
uc.contributor.advisorGaspar, Maria Filomena Ribeiro Fonseca-
uc.contributor.advisorDuarte, Susana Elisa Ribeiro-
uc.controloAutoridadeSim-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.advisor.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-6680-9289-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de estágio Inês Almeida.pdf1.52 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 20

1,297
checked on May 7, 2024

Download(s) 5

25,226
checked on May 7, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons