Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/83895
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBarreira, Carlos Manuel Folgado-
dc.contributor.authorAntunes, Catarina Jorge Barreto Alves-
dc.date.accessioned2019-01-19T22:16:22Z-
dc.date.available2019-01-19T22:16:22Z-
dc.date.issued2017-10-31-
dc.date.submitted2019-01-21-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/83895-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractO presente relatório apresenta as atividades desenvolvidas no âmbito de estágio do Mestrado de Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade de Coimbra. O referido estágio decorreu no ano letivo 2016/2017 em duas instituições: Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) e Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro (AEEC), com o objetivo de desenvolvermos competências de avaliação institucional. As principais atividades desenvolvidas na IGEC direcionaram-se para a constatação das funções e metodologias utilizadas pela instituição. Desta forma, fora abordada a temática da avaliação institucional, através do envolvimento nos programas de avaliação externa de escolas e de acompanhamento da ação educativa, atividades estas, desenvolvidas regularmente pela IGEC. No AEEC foi-nos permitido o envolvimento na cultura escolar, tendo desenvolvido diversas atividades. A avaliação institucional, pela autoavaliação, foi trabalhada a partir do Observatório da Qualidade (OQ) com a construção de um instrumento de recolha de dados. Sendo a escola uma instituição com várias valências, também foram desenvolvidas atividades direcionadas à educação ambiental, no âmbito do Programa Eco- Escolas, e à promoção do sucesso escolar, através de sessões de métodos e estratégias de estudo. Em função da diversidade de atividades desenvolvidas, afirmamos como finalidade o enriquecimento do presente documento com a fundamentação, contextualização e reflexão acerca dos diferentes temas abordados.por
dc.description.abstractThis report presents the activities developed in the context of the internship of the Master of Educational Sciences at the Faculty of Psychology and Educational Sciences, at University of Coimbra. The referred internship was held in the academic year of 2016/2017 in two institutions: General-Inspection of Education and Science and School Group Eugénio de Castro, with the aim of developing institutional evaluation skills.The main activities developed at the General-Inspection of Education and Science where established regarding the functions and methodology used by the institution. In this way, it was approached the institutional evaluation theme throughout the evolvement in the external evaluation of schools program, and the monitoring of the educational action, activities developed regularly by the General-Inspection of Education and Science.In the School Group Eugénio de Castro it was allowed the involvement in the school culture, therefore, several activities were developed. The institutional evaluation, by self-evaluation, was crafted from the Quality Observatory, with the production of a data collection instrument. Since the school is a multiple facets institution, there have also been developed some activities towards the environmental education, in the context of the Eco-Schools Program, and the promotion of educational success through sessions of study methods and strategies.Due to the diversity of activities developed, we affirm the theoretical foundation, contextualization and debate about the different topics covered in the present report.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
dc.subjectAvaliação institucionalpor
dc.subjectAvaliação Externa de Escolaspor
dc.subjectAutoavaliaçãopor
dc.subjectPrograma Eco- Escolaspor
dc.subjectMétodos e estratégias de estudopor
dc.subjectInstitutional Evaluationeng
dc.subjectExternal Evaluation of Schoolseng
dc.subjectSelf-Assessmenteng
dc.subjectEco-Schools Programeng
dc.subjectSession of study methods and strategieseng
dc.titleA realidade da avaliação institucionalpor
dc.title.alternativeThe reality of institutional evaluationeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFPCEUC-
degois.publication.titleA realidade da avaliação institucionalpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202143848-
thesis.degree.disciplineCiências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorAntunes, Catarina Jorge Barreto Alves::0000-0002-2025-4038-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriRebelo, Maria da Piedade Simões Santana Pessoa Vaz-
uc.degree.elementojuriBarreira, Carlos Manuel Folgado-
uc.degree.elementojuriBidarra, Maria Graça Amaro-
uc.contributor.advisorBarreira, Carlos Manuel Folgado-
uc.controloAutoridadeSim-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-6137-2842-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Catarina_Antunes.pdf11.89 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

469
checked on May 7, 2024

Download(s) 50

618
checked on May 7, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons