Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/83866
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica integrada c/ ji Prof. Dr. Ferrer Correia - Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, junto da turma do 7ºE no ano letivo de 2016/2017
Other Titles: REPORT OF PEDAGOGICAL STAGE DEVELOPED IN THE INTEGRATED BASIC SCHOOL C / JI PROF. DR. FERRER CORREIA - GROUP OF SCHOOLS OF MIRANDA DO CORVO, TOGETHER WITH THE 7TH GRADE IN THE LEADING YEAR 2016/2017 - PERCEPTION OF DISCIPLINE AND INDISCIPLINE AND THE TIME OF SERVICE OF TEACHERS
Authors: Pereira, Joana Matilde Pinto Castro 
Orientador: Coelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Disciplina; Indisciplina; Ciclo de vida profissional; Teacher Training; Physical Education; Discipline; Indiscipline; Profissional Life Cycle
Issue Date: 29-Jun-2017
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA INTEGRADA C/ JI PROF. DR. FERRER CORREIA - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MIRANDA DO CORVO, JUNTO DA TURMA DO 7ºE NO ANO LETIVO DE 2016/2017
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Abstract: Este relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Estágio Pedagógico, inserido no Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, da Universidade de Coimbra, e tem como principal objetivo analisar e refletir sobre todas as atividades e aprendizagens efetuadas no âmbito da prática docente ao longo do ano letivo 2016/2017. O Estágio Pedagógico pode ser considerado o culminar das aprendizagens adquiridas ao longo da nossa formação, colocando assim os nossos conhecimentos em prática. O Estágio Pedagógico permitiu-nos ainda vivenciar o papel de docente, exercendo de forma orientada todas as funções envolvidas. Terminado este “ciclo de vida”, foi possível adquirir um acervo de conhecimentos e experiências, bases essenciais para um desempenho com competência. Neste Relatório pretendemos analisar criticamente as aprendizagens provenientes da experiência pedagógica com a turma E do 7º ano, na Escola Básica Integrada com JI Prof. Dr. Ferrer Correia, no decorrer deste ano.Este Relatório é constituído por três partes fundamentais: a contextualização da prática desenvolvida, a segunda alusiva à análise reflexiva da prática pedagógica, e a terceira parte, em torno do problema da disciplina e indisciplina de acordo com o tempo de serviço.A temática de disciplina e indisciplina na sala de aula torna-se cada vez mais frequente entre os professores. Este é um assunto que preocupa não só os professores em início de carreira, mas também aqueles que já têm uma vasta experiência de ensino. Dado que a Escola apresenta regulares reuniões sobre esta temática, este foi o tema escolhido, tendo por base uma amostra de 27 professores. No presente estudo procuramos perceber se existem diferenças na conceção de disciplina e indisciplina de acordo com o tempo de serviço.
This report was carried out within the framework of the teacher training course, inserted in the Master's Degree in Physical Education and Teaching in Basic and Secondary Education, of the Faculty of Sports Sciences and Physical Education of the University of Coimbra (Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física), and has the main objective to analyse and reflect on all the activities and learning procedures carried out in the scope of the teaching practice throughout the 2016/2017 school year.The teacher training can be considered as the culmination of the learning acquired during our formation, thus putting our knowledge in practice. The Pedagogical Internship allowed us to still experience the role of teacher, exercising in a targeted manner all the functions involved. After this "life cycle", there was the acquisition of knowledge and essential bases for a performance with competence.In this Report we intend to critically analyse the pedagogical experiences with the group E of the 7th grade, in Escola Básica Integrada com JI Prof. Dr. Ferrer Correia, during this year.This Report consists of three main parts: the contextualization of the practice developed; the second part around the reflective analysis of the pedagogical practice, and the third part, around the problem of discipline and indiscipline according to length of service.The subject of discipline and indiscipline in the classroom becomes more and more frequent among teachers. This is a matter of concern not only to early-career teachers, but also to those who already have extensive teaching experience. Given that the School has regular meetings on this subject, this was the chosen theme, based on a sample of 27 teachers. In the present study we try to understand if there are differences in the conception of discipline and indiscipline according to length of service.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/83866
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Est1617_Joana_Pereira.pdf2.61 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

429
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

452
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons